Buscar

Restrições e colisões entre direitos fundamentais

Prévia do material em texto

Restrições e colisões entre direitos fundamentais:
Os dtos fund não são absolutos, todo o dto é relativo. Nem mesmo o direito à vida é absoluto, existem situações em que podemos matar em prol de nossa vida, como em legítima defesa (...) 
Ex: eu não posso usar um direito para encobertar a prática de delitos ou para evitar a responsabilidade civil ou criminal. – O sujeito pratica o crime e é condenado, com seis anos de reclusão, e quando ele é preso, reclama que tem liberdade de locomoção, ele não pode usar esse direito para se eximir de uma responsabilidade, a liberdade será reduzida, ele terá apenas o mínimo de liberdade. 
Restringir o dto não significa anular ele completamente, tem que ter o mínimo (...) um preso tem a garantia do mínimo de liberdade de locomoção. 
Qual o limite do limite, até quando posso limitar o direito de alguém? 1) Devo preservar, respeitar o núcleo essencial desse direito. 2) O limite deve ser claro, preciso, bem delineado, não pode existir dúvida quanto a esse limite. 3) Deve ser abstrato e genérico, não posso criar o limite para um só cidadão, deve ser para todos. 4) Tem que respeitar o princípio da proporcionalidade, deve-se agir com bom senso, não buscar resolver uma situação isolada, mas pensar que essa restrição vai atingir todos.
As colisões: essa colisão pode acontecer de 3 maneiras: 1) direitos diferentes de pessoas diferentes, *de um lado a liberdade de expressão e no outro o direito a privacidade – um escritor que faz uma biografia e um artista que não quer exposição da sua privacidade. 2) o mesmo direito de pessoas diferentes - a mesma carteira na sala de aula, eu gosto de sentar na primeira carteira da fileira do meio e meu colega também, de quem é o direito de sentar nela? 3) dois direitos em colisão de uma só pessoa, direito à vida e a liberdade de religião - um judeu que não quer fazer transfusão de sangue. 
Não existe regra para resolver as colisões, elas são resolvidas usando os princípios. Buscar harmonizar os direitos em conflito, fazer o balanceamento entre o peso maior de cada situação. Deve ser analisado: a necessidade, a eficácia a menos onerosa, adequação, os objetivos do art 3°CF, princípio da proporcionalidade em sentido estrito, se existe portando relação entre a decisão tomada e a finalidade buscada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes