Buscar

minha av2 psi orga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0395_AV2_201201591236 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201591236 - ALINE PINTO BARROSO CUNHA
	Professor:
	ANA MARIA CARVALHO
	Turma: 9013/AM
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 03/06/2016 18:23:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201201899942)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Somos categóricos em predizer coisas a respeito do que o outro deve fazer sobre alguma coisa, mas quando se trata do próprio comportamento, muitas das vezes é o outro quem nos sinaliza e na maioria das vezes não nos damos conta. Quando esta situação ocorre, em psicologia dizemos se tratar de comprometimento dos processos psicológicos básicos. Considerando a afirmativa. Quais são os elementos deste processo? Aponte pelo menos dois deles e comente sua função.
		
	
Resposta: ID- instintos primitivos, e inconsciente superego- quando a pessoa já esta no estado consciente, e passa a ser influencias por atitudes e fatores externos, levando até a sentir culpa. projeção - quando é colocado no outro caractericas proprias, e a pessoa não consegue dá conta de seus próprios defeitos.
	
Gabarito: O aluno devera descrever sobre os processos basicos que são: emoção, motivação, percepção. Emoção é a resposta inespecífica do organismo a determinados estímulos. Motivação é a força intrínseca propulsora que move o indivíduo.Percepção é a capacidade do indivíduo de discriminar as informações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202473756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Arthur Castro, Gerente de Setor em sua empresa, recebeu um novo funcionário em sua equipe de trabalho. Ao analisar seu currículo, verificou que o novo funcionário praticava esportes em suas horas de lazer. Isso foi o suficiente para Arthur aprovar a escolha, pois considera que todos aqueles que praticam esportes têm facilidade para trabalhar em grupo. Podemos dizer que o julgamento de Arthur a respeito do novo funcionário foi influenciado por qual distorção perceptiva? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Foi influenciado efeito halo, pois o gerente da empresa concluiu que só porque o candidato jogava bola ele seria um candidato ideal para cargo pelo simple, e assim deduzindo que terá bom convivio em equipe.
	
Gabarito: Estereótipo. Formar estereótipos consiste em julgar alguém não individualmente, mas, sim, em função dos grupos aos quais pertence. Arthur considera que todos aqueles que praticam esportes trabalham bem em equipe, o que caracteriza a formação de um estereótipo, pois não podemos afirmar que todos os desportistas possuem essa habilidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201885979)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estudo do comportamento tem despertado interesse nas pessoas há muito tempo. Com isso, surge o dito que de psicólogo e louco todos nós temos um pouco. Estamos então nos referindo ao conceito de:
		
	 
	Senso comum
	
	Psicologia Organizacional
	
	Psicologia Jurídica
	
	Psicologia Social
	
	Psiquiatria
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202287146)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Goleman (1998). Ações consideradas impensadas, ou imprudentes, como uma discussão em que se fala o que quer, ou uma agressão física a um colega por motivo torpe, ou um simples salto pra trás quando se visualiza um carro que quase colidiu com outro; são exemplos de: situações de Sequestro de amídalas neurais. Sequestro neural, neste caso, é usado para designar: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
		
	
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio e estabilidade emocional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio da estabilidade racional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	 
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade emocional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201827051)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mariotti (1999) acrescenta que o processo de treinamento nas empresas tem por filosofia informar e educar. Podemos dizer que a educação é bem avaliada quando. Assinale a única alternativa correta neste caso
		
	
	Há mudanças na conduta individual
	
	Há mudança dos colaboradores na organização
	 
	Há mudança de conduta nos colaboradores e melhora de qualidade na produção.
	
	Há mudanças na organização quanto à produção
	
	Há mudanças nas condutas grupais e perda na produção.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201879671)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Rodrigues (2000) atenta para a percepção social como processo que define a qualidade das interações que estabelecemos no meio social. Qual o nome da percepção quando atribuímos às pessoas características próprias, distorcendo o que de fato são? Assinale a Única resposta correta.
		
	 
	Projeção
	
	Efeito de contraste
	
	Estereotipagem
	
	Efeito de Halo
	
	Percepção seletiva
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201899576)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O gestor de departamento de uma empresa está com nível muito elevado de estresse, fadiga e cansaço. No último treinamento do qual participou teve grande dificuldade de assimilação. Segundo Davidoff, processos como estes são comuns porque:
		
	
	O aprendizado organizacional independe da memória e das condições físicas da pessoa.
	 
	Cansaço e doenças podem reduzir nossa capacidade de memória e cancelar aprendizados.
	
	A capacidade de aprendizagem tem relação apenas com níveis de cansaço. Portanto, há outro tipo de problema com gestor.
	
	O estresse é um facilitador de potencialização de recursos para o aprendizado.
	
	O foco no trabalho de gestão nada tem a ver com treinamentos organizacionais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201885206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Maslow, a motivação gera comportamentos voltados para a satisfação de necessidades específicas. De acordo com o que estudou sobre a Teoria de Maslow, marque a alternativa correta:
		
	
	As necessidades primárias ou básicas (fisiológicas e de segurança) estão ligadas ao desenvolvimento das potencialidades do indivíduo.
	
	As necessidades sociais estão ligadas à satisfação das necessidades básicas do homem: fome, sede, sono etc.
	
	As necessidades de auto-realização estão ligadas à necessidade do homem de sentir-se afiliado a um grupo.
	 
	As necessidades fisiológicas e de segurança - fome, sede, sono, abrigo etc - são as de mais fácil satisfação no meio corporativo.
	
	As necessidades de estima estão relacionadas à necessidade do homem de se sentir abrigado e livre dos perigos e são as mais fáceis de serem satisfeitas no mundo do trabalho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201877907)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O campo de estudo que tem como foco os níveis de conduta individual, de grupo e de estrutura, denomina-se comportamento:
		
	 
	Organizacional
	
	Disfuncional
	
	Territorial
	
	Postural
	
	Oficial
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201813795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As organizações também podem agir com falta de ética em relação aos seus colaboradores e fornecedores. Dentre as possibilidades abaixo marque aquela que corresponde à falta de ética da organização.
		
	
	Empresa que cumpre as obrigações trabalhistas.Empresa com responsabilidade social.
	
	Empresa que oferece incentivos financeiros aos colaboradores.
	 
	Empresa que obriga seus funcionários a cumprirem hora extra sem remuneração.
	
	Empresa oferece benefícios de vale-alimentação e vale-transporte aos colaboradores

Outros materiais