Buscar

Aula 02 (11)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO (CAIXA ALTA)
NOME DA ÁREA OU CAMPUS – RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO
(TUDO EM CAIXA ALTA) 
Rio de Janeiro, 25 de julho de 2011.
1
	
	
Gestão dos benefícios relacionados à Assistência Financeira dos trabalhadores.
1. Vales;
2. Empréstimos;
3. Empréstimos especiais
4. Doações;
5. Convênios com instituições financeiras;
6. Caixas eletrônicas;
7. Postos ou agências bancárias;
8. Cartão de crédito.
Nesta aula você irá conhecer algumas modalidades de benefícios que procuram atender às demandas financeiras dos trabalhadores. São diferentes formas que as empresas utilizam para ajudar os trabalhadores que necessitam de recursos financeiros.
EMPRÉSTIMOS
Dentre as empresas que concedem esse tipo de benefício a quase totalidade cobre. Esses empréstimos geralmente só são concedidos em caso de emergência.
Os empréstimos são pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas. 
 A maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
Um cuidado que o RH deve tomar é o de não tornar a empresa uma vantajosa instituição financeira para os empregados. Caso contrário, ela ficará refém de reiterados pedidos de empréstimos. 
Para evitar esse risco as empresas estabelecem critérios para a concessão desse tipo de ajuda.
 
Dentre os critérios mais comuns podemos destacar:
1º) Não conceder empréstimos para pagamento de dívidas; 
2º) Cobrir somente despesas imprevistas e ou emergenciais: despesas com internações, exames médicos, funerais, acidentes, etc.;
3º) Algumas empresas estendem também esses empréstimos para despesas com educação e ou melhorias habitacionais.
4º) O comprometimento do salário no pagamento das prestações deve limitar-se a 30% do salário nominal. Esse critério, combinado com o prazo de pagamento, irá determinar também o valor máximo dos empréstimos.
 
5º)Não pode contratar um empréstimo, o funcionário que não tenha quitado um empréstimo anterior.
6º) Outro critério adotado pelas empresas a fim de restringir a concessão dos empréstimos refere-se ao tempo de casa.
Embora esse critério seja muito utilizado, existe um mais justo que limita o valor do empréstimo (do funcionário recém-admitido) a um teto inferior à capacidade de quitação na rescisão. 
7º) Um outro critério adotado é o limite do valor a ser emprestado. Geralmente as empresas emprestam até 2 salários para os níveis operacionais e administrativos.
8º) Outro critério importante é que os empréstimos só devem ser feitos para cobrir despesas decorrentes de situações emergenciais. Uma premissa que deve nortear esse benefício é não concedê-lo para pagamento de dívidas. Nesses casos o empregado deve procurar uma instituição financeira e se enquadrar às regras dessas instituições.
EMPRÉSTIMO ESPECIAL
	Diferencia-se do empréstimo normal no valor e no prazo de pagamento.
	É motivado por questões mais graves, que implicam em gastos de grande monta, que só podem ser pagos com a dilatação do prazo de pagamento.
Esse benefício tem como características: 
Reembolso: entre 12 e 36 meses. 
Geralmente não há cobrança de juros.
Serve para atender situações extremadas, como por exemplo a perda ou a reparação parcial e emergente de uma residência, ou para cobertura de despesas de grande porte, motivadas por diferentes razões.
VALE
Essa é uma forma de assistência financeira muito praticada pelas pequenas organizações. 
Consiste em adiantar alguma importância ao empregado, geralmente limitada a um percentual do seu salário, a ser descontada no próximo pagamento.
Crítica: vicia os empregados ao seu uso. 
Outra crítica: o Vale não costuma resolver integralmente a dívida do empregado, ficando ele por esse motivo, dependente da solicitação de novos Vales. Isso ocorre porque o valor do empréstimo concedido corresponde apenas a uma fração do salário do empregado.
Quando o valor concedido extrapola o valor do salário, ele deixa de ser um vale e passa a ser um empréstimo, que para ser pago, necessita ser parcelado em um prazo superior a um mês.
DOAÇÃO
Essa modalidade de ajuda financeira se caracteriza:
1º: pela extensão da gravidade do problema vivido pelo funcionário e 
 
2º: pela impossibilidade de pagamento do valor necessário. 
 O valor é concedido a fundo perdido, ou seja, o funcionário não necessita reembolsar o valor recebido. 
 
A ajuda pode ser:
1º: Em dinheiro, materiais ou até sob a forma de imóveis (terreno, casa, apartamento). 
 
2º: Algumas vezes, os próprios funcionários sensibilizados com a tragédia que afetou algum colega de trabalho, se cotizam para constituírem um fundo de ajuda financeira ou ainda doam materiais, alimentos etc.
 
CONVÊNIOS COM BANCOS OU INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Outra modalidade de ajuda financeira é o convênio com um banco ou com uma instituição financeira, para a concessão de empréstimos aos empregados. Esse benefício constitui uma alternativa interessante, para aquelas empresas que não manifestam interesse em prestar diretamente qualquer ajuda financeira aos seus empregados. 
Elas estão dispostas a ajudar mas não querem compromissos, riscos, nem incômodos com a operacionalização do benefício.
Através dos convênios que as empresas firmam com essas instituições, os empregados passam a ter acesso aos empréstimos dessas instituições. 
	Isso é de grande importância, especialmente para os empregados de baixa renda, que como já foi adiantado, muitos ou não são correntistas de bancos ou não possuem saldo médio suficiente capaz de garantir-lhes os empréstimos.
Existem algumas condições básicas que devem reger esses convênios:
Uma delas é a empresa ficando co-responsável pelo pagamento desses empréstimos;
Outra, impõe o desconto integral das parcelas devidas, na rescisão contratual, quando do desligamento dos empregados que contraíram os empréstimos;
Quase todos os convênios exigem o desconto em folha de pagamento das mensalidades pagas pelos empregados.
A melhor opção para esse tipo de convênio, é escolher aquelas instituições que isentam a co-responsabilidade da empresa e o desconto integral da dívida (quitação) nas rescisões contratuais. 
POSTO BANCÁRIO
	Esse benefício deve ser considerado de caráter supletivo, complementar, já que proporciona aos trabalhadores certas comodidades, como por exemplo, não ter que se deslocar da empresa ou de casa até o banco, para resolver seus compromissos financeiros.
	Esses postos ou agências bancárias nas empresas acabam beneficiando os trabalhadores de baixa renda. Isso acontece porque os funcionários passam a receber um tratamento diferenciado, por força dos interesses que o banco tem com a empresa.
	Nesse sentido algumas facilidades acabam sendo estendidas a esses funcionários, como por exemplo, acesso facilitado ao crédito pessoal, taxas mais em conta que as cobradas nas redes bancárias, isenção ou redução de determinadas tarifas etc.
CAIXA ELETRÔNICO
	Esse benefício também deve ser considerado de caráter supletivo, já que proporciona aos trabalhadores certas comodidades, como por exemplo, não ter que se deslocar da empresa ou de casa até o banco, para resolver alguns de seus compromissos financeiros. Facilita a vida do trabalhador quando quer saber o seu saldo bancário, efetuar pagamentos e fazer saques.
CARTÃO DE CRÉDITO 
Algumas empresas concedem aos seus principais executivos cartões de crédito, nacionais e internacionais, a fim de cobrir despesas decorrentes de viagens, refeições, entre outras. 
Tenham uma boa semana!
Não deixem de participar dos fóruns!
Abraços e até a próxima aula!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais