Buscar

Aula 03 (7)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO DE BENEFÍCIOS
Rio de Janeiro
2011
1
1
Gestão dos benefícios relacionados à Assistência Financeira dos trabalhadores (continuação)
Adiantamento quinzenal de salário - Algumas empresas praticam esse adiantamento quando das férias dos funcionários. 
Nesses casos o benefício não tem o caráter de restaurar necessidades financeiras, ao contrário, visa respaldar os funcionários em relação aos gastos futuros, relacionados ao lazer, às viagens decorrentes das férias.
Adiantamento quinzenal - Trata-se de uma folha de pagamento suplementar, na qual as empresas adiantam geralmente entre 20 a 40% do salário de seus empregados.
3
Uma falha que o RH comete em relação a esse benefício é não considera-lo como tal e, consequentemente, não incluí-lo no rol de seus benefícios.
Remuneração variável - Embora seja uma parte integrante da estratégia de remuneração das empresas, devemos considerá-la também como um benefício. 
4
Exemplos de Remuneração Variável:  PPR – Programa de participação nos Resultados;
PL- Participação nos Lucros;
Distribuição de Ações;
Bonificações.
5
Cooperativa de crédito - Através dele, os próprios empregados se organizam para constituir uma entidade financeira que possa ajuda-los. Diferentemente das demais instituições financeiras, e pelo fato de pertencer aos empregados, a cooperativa empresta dinheiro aos seus cooperados a juros módicos.
Base Legal: Lei 5.764/71; Lei 4.595/64; Resolução 3.442 de 28 de dezembro de 2007.
 
6
Verba de representação - É uma atribuição patronal dada ao empregado de promover as relações públicas de certos estabelecimentos, a título de manter condigna representação do ofício. Sendo a verba de representação consignada em porte tão elevado que desfigure a sua função suplementar, caráter permanente, fixo e pago com a mesma periodicidade do salário-base, em salário se converte. 
7
Gestão dos benefícios relacionados à Saúde dos trabalhadores
Assistência à saúde - Esse benefício consiste em cobrir despesas com consultas médicas, exames complementares, atendimento ambulatorial, internações e honorários médicos.
8
Ambulatório Médico - Muitas empresas, especialmente as de grande porte possuem esse benefício.
Esse benefício consiste no oferecimento de um local com equipamentos e profissionais para atendimento de emergência.
Assistência Médico Hospitalar - Consiste no pagamento integral ou parcial de assistência médica para empregados e dependentes.
9
Esse tipo de benefício consiste em cobrir despesas com consultas médicas, exames complementares, atendimento ambulatorial, internações e honorários médicos.
Esse benefício deve ser muito bem administrado já que seus custos são altamente representativos e costumam ser crescentes.
10
Assistência Odontológica - Das empresas que concedem o benefícios, quase que a metade arca integralmente com os custos, as demais subsidiam em média 65% do custo .
Convênio com óticas - Desconto para o empregado fornecido pelas óticas para compra de armações e lentes, com pagamento na folha de pagamento.
11
Auxilio Farmácia - Os descontos são concedidos pelas drogarias e os pagamentos são descontados em folha de pagamento.
Check up - Esse benefício não é fornecido pela maioria das empresas. As que o concedem, geralmente, arcam integralmente com os custos.
12
Seguro de Vida em Grupo - Benefício que tem como objetivo garantir o pagamento de indenização em caso de falecimento ou ocorrência de sinistro, previsto na apólice, com o empregado. 
Auxílio-funeral - Benefício que tem como objetivo garantir um valor pré-estabelecido em caso de falecimento do empregado ou de outras pessoas por ele designadas. 
13
Plano de saúde para todos os empregados e dependentes sem pagamento de mensalidade
Para cobertura parcial de despesas médicas, hospitalares e odontológicas e despesas com medicamentos, sob prescrição médica, de todos os empregados e seus dependentes legais, indicados. 
14
Exames médicos ocupacionais - Realização de um conjunto de exames médicos, com periodicidade anual, em clínicas conveniadas especializadas de check-up, sem qualquer ônus para o empregado, visando à detecção precoce e a prevenção de doenças, o acompanhamento da sua saúde além de melhoria da qualidade de vida. 
15
Assistência psicopedagógica proporcionada aos empregados e/ou dependentes portadores de necessidades especiais
Reembolso de despesas com ensino pedagógico especializado, incluindo taxa de matrícula, mensalidades, taxa de material, transporte e uniforme, bem como tratamento de fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia..
16
Prevê também a participação em atividades extracurriculares, como ginástica, informática e natação.
Na próxima aula iremos abordar o Benefício Habitação! Até logo! Estudem!
17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais