Buscar

Apostila de Genética

Prévia do material em texto

�PAGE �1�
UFRRJ - Instituto de Biologia – Departamento de Genética
Exercícios Complementares de Genética Básica
Exercícios sobre Mitose, Meiose e Gametogênese.
1 - No milho as células somáticas contêm 20 cromossomos. Durante uma mitose anormal ocorreu a não disjunção em um cromossomo, seguindo as duas cromátides irmãs para o mesmo pólo. Com quantos cromossomos ficará cada uma das células filhas?
2 - Em uma espécie vegetal há 14 cromossomos nas células somáticas. Considerando-se a não ocorrência de crossing-over, qual a probabilidade de formação de um grão de pólen contendo todos os cromossomos de origem paterna?
3 - Em determinada planta um cromossomo apresenta uma marca na extremidade de um dos braços, sendo seu homólogo normal. Em relação a esse cromossomo, como podem ser o embrião e o endosperma das sementes obtidas por autofecundação dessa planta nos casos normais de dupla fertilização? E admitindo-se a possibilidade de heterofertilização?
4 - Uma espécie vegetal tem número diplóide igual a 14 cromossomos. Quantos cromossomos deverão ser encontrados em: a) Um microsporócito I? b) Um microsporócito II? c) Uma célula da raiz? d) Um núcleo vegetativo? e) Um núcleo espermático? f) Uma oosfera? g) Uma célula do endosperma?
5 - Uma espécie vegetal possui guarnição cromossômica de 2n = 20 cromossomos. Se a macrosporogênese e a microsporogênese forem normais, quantas oosferas serão produzidas por: a) Um macrosporo? b) Um macrosporócito I? c) Um macrosporócito II? E quantos grãos de pólen serão produzidos por: 
a) Um microsporócito I? b) Um microsporócito II? c) Um microspóro? d) Uma microsporogônia?
6 - Quando uma planta de genótipo aa polinizar uma de genótipo AA, que genótipos poderemos esperar para o endosperma e o embrião da semente resultante?
7 - Considerando-se os acontecimentos da anáfase I da meiose, considere a afirmativa seguinte corrigindo-a ou justificando-a se necessário: “Após a divisão celular que se segue, formam-se células filhas idênticas entre si e idênticas à célula mãe, quanto ao número e ao conteúdo cromossômico”.
Exercícios sobre Monoibridismo.
1 - Em Pisum sativum do cruzamento entre duas plantas obteve-se uma descendência constituída de 75% de indivíduos com sementes coloridas e 25% com sementes incolores. Qual dos dois alelos atua como dominante? Justifique. Quais os genótipos e fenótipos das duas plantas cruzadas?
2 - Em Pisum sativum do cruzamento entre duas plantas obteve-se uma descendência constituída por 58 indivíduos com sementes lisas e 54 com sementes rugosas. Considerando-se que o alelo para semente lisa domina o alelo para semente rugosa, quais os genótipos e fenótipos das plantas cruzadas?
3 - Na abóbora os fenótipos cor amarela e cor branca do fruto depende de um só par de genes. Do cruzamento entre duas plantas de diferentes fenótipos foi obtida uma descendência constituída por 42 plantas de frutos brancos. Qual o alelo dominante? Justifique. Qual o cruzamento efetuado?
4 - No milho do cruzamento entre duas plantas A e B, de mesmo fenótipo, foram obtidos 90 descendentes, todos com sementes amarelas. Do cruzamento entre a mesma planta A e uma planta C homozigota foram obtidos 72 descendentes, alguns com sementes amarelas e outros com sementes brancas. Qual o alelo dominante? Justifique. Quais os genótipos das plantas A, B e C? Quantos indivíduos de sementes amarelas e quantos de sementes brancas foram obtidos, mais provavelmente, do cruzamento A x C?
5 - Do cruzamento entre duas plantas com o fenótipo do gene dominante, que descendente(s) deve(m) ser obtido(s) para se ter certeza absoluta de serem ambas heterozigotas?
6 - Do cruzamento entre uma planta de frutos vermelhos com outra de frutos amarelos foram obtidos 30 descendentes, sendo 14 de frutos amarelos e 16 de frutos vermelhos. Com base nessas informações podemos identificar o alelo dominante? Justifique. 
7 - Do cruzamento entre duas plantas heterozigotas as sementes obtidas com embrião aa não podem ter endosperma AAa, mas podem ter endosperma Aaa. Explique porque não pode ocorrer endosperma AAa. Explique também como se poderia originar endosperma Aaa.
8 - Considere a formação de uma semente. Considere também que pode ocorrer tanto homo como heterofertilização. Como serão as sementes a serem colhidas em uma planta de genótipo aa polinizada por uma planta de genótipo Aa.
Exercícios sobre Diibridismo e Poliibridismo.
1 - Na descendência da autofecundação de um trihíbrido para genes independentes qual a proporção de indivíduos heterozigotos?
2 - Considerando-se presente apenas genes independentes e com dominância entre alelos, da autofecundação de um indivíduo com o genótipo AabbCcDd foram obtidos 1.152 descendentes. Nessa descendência devem existir, provavelmente, quantos indivíduos: 
a) homozigotos? b) heterozigotos? c) com o mesmo genótipo do pai? d) com o mesmo fenótipo do pai? 
e) com o genótipo AAbbccDD? f) com o genótipo aabbCcDd?
 
3 - A partir do cruzamento aabbCCDD x AABBccdd foi obtida uma geração F1 constituída por 884 indivíduos e posteriormente uma geração F2 constituída por 960 descendentes. Considerando-se que os genes são independentes e com dominância entre alelos, calcule nesta geração F2: a) Quantos tipos de genótipos heterozigotos? b) Quantos tipos de genótipos homozigotos?
4 - Considerando-se presente apenas ação dominante entre alelos, calcular a proporção dos fenótipos abaixo relacionados, obtidos na descendência da autofecundação de um indivíduo trihíbrido para genes independentes. 
a) ABC; b) AbC; c) aBc; d) abc.
5 - Estando presente apenas ação dominante entre alelos de genes independentes, foram obtidos, da autofecundação de um trihíbrido, 1.664 descendentes. Nessa descendência, quantos indivíduos deverão pertencer a cada uma das classes fenotípicas a seguir: a) ABC? b) aBC? c) Abc? d) abc?
6 - Quantas classes fenotípicas diferentes devem ocorrer na F2 de um caso de triibridismo para genes independentes, com dominância entre alelos?
7 - Na descendência da autofecundação de um tetraíbrido para genes independentes, qual deverá ser a proporção de cada um dos genótipos a seguir: a) aaBbCcDd? b) AAbbCcDd? c) AaBbCcDd? d) aaBbccDD? e) aaBBccDD?
8 - Considerando-se presentes apenas genes independentes, da autofecundação de um indivíduo com o genótipo AabbCcDd, foram obtidos 1.344 descendentes. Entre eles, quantos indivíduos provavelmente deverão apresentar os genótipos a seguir: a) AAbbCcDd? b) AabbCcDd? c) aabbCcdd? d) aabbccdd?
9 - No F2 de um caso de trihibridismo para genes independentes, quais as proporções de cada um dos genótipos pertencentes às classes fenotípicas a seguir: a) ABC? b) ABc? c) Abc? d) abc?
10 - Estando presente apenas ação dominante entre alelos de genes independentes, da autofecundação de um indivíduo com o genótipo AABbCcDd, foram obtidos 576 descendentes. Nessa descendência, quantos indivíduos deverão, provavelmente, pertencer às classes fenotípicas a seguir: a) ABCD? b) AbCD? c) AbcD? d) Abcd?
11 - Na descendência da autofecundação de um trihíbrido para genes independentes, quantos diferentes tipos de genótipos heterozigotos devem existir?
12 - Considerando-se presente apenas ação dominante entre alelos e genes independentes, qual a proporção fenotípica da descendência da autofecundação de um indivíduo com o genótipo AaBBCcDD?
13 - Em Pisum sativum, o gene para semente colorida domina seu alelo para semente incolor e, o gene para vagem verde domina seu alelo para vagem amarela, sendo eles independentes. Determinar as proporções genotípicas e fenotípicas nas gerações F1 e F2 do cruzamento entre duas plantas homozigotas, sendo uma de sementes coloridas e vagens amarelas e outra de sementes incolores e vagens verdes.
14 - Em Pisum sativum, o gene para cotilédone amarelo domina seu alelo para cotilédoneverde, e o gene para flores axilares domina seu alelo para flores terminais, sendo eles independentes. Qual a descendência do cruzamento entre uma planta duplamente heterozigota e outra de cotilédone verde e flores terminais?
15 - Em Pisum sativum, o gene para porte alto domina seu alelo para porte baixo, e o gene para semente lisa domina seu alelo para semente rugosa, sendo eles independentes. Foi obtido o F1 do cruzamento entre duas plantas homozigotas, uma de porte alto e semente rugosa e outra de porte baixo e semente lisa. Determinar as descendências dos cruzamentos desse F1 com cada um dos pais.
16 - No tomate, da autofecundação de uma planta obteve-se uma descendência assim constituída: 9/16 de plantas de frutos vermelhos e biloculados, 3/16 de plantas de frutos amarelos e biloculados, 3/16 de plantas de frutos vermelhos e multiloculados e 1/16 de plantas de frutos amarelos e multiloculados. Qual o alelo dominante de cada par? Qual o genótipo da planta autofecundada?
17 - No milho, o gene para semente amarela domina o gene para semente branca e o gene para semente lisa domina seu alelo para semente dentada. Do cruzamento entre uma planta de semente amarela e lisa e outra de semente branca e dentada, obteve-se a seguinte descendência: 1/4 com semente amarelas e lisas, 1/4 com sementes amarelas e dentadas, 1/4 com sementes brancas e lisas e 1/4 com sementes brancas e dentadas. Quais os genótipos das plantas cruzadas?
18 - No tomate, fruto biloculado domina fruto multiloculado. Do cruzamento entre duas plantas de frutos vermelhos e multiloculados, foi obtida uma descendência numerosa constituída de 3/4 de plantas com frutos vermelhos e 1/4 de plantas com frutos amarelos, todos eles multiloculados. Quais os genótipos das duas plantas cruzadas?
19 - No tomate, fruto biloculado domina fruto multiloculado. Do cruzamento entre uma planta de fruto vermelho e biloculado e outra de fruto amarelo e multiloculado, obteve-se uma descendência numerosa na qual todos os indivíduos tinham frutos vermelhos, sendo que 50% tinham frutos biloculados e 50% frutos multiloculados. Quais os genótipos das plantas cruzadas?
20 - No tomate, do cruzamento entre uma planta de fruto vermelho e multiloculado e outra de fruto amarelo e biloculado, foi obtida uma descendência numerosa, toda ela constituída de indivíduos de fruto vermelho e biloculado. Quais os alelos dominantes em cada par de genes? Quais os genótipos das plantas cruzadas?
21 - No tomate, fruto biloculado domina fruto multiloculado. Do cruzamento entre uma planta de frutos vermelhos e biloculados e outra de frutos vermelhos e multiloculados, obteve-se a seguinte descendência: 3/8 com frutos vermelhos e biloculados, 3/8 com frutos vermelhos e multiloculados, 1/8 com frutos amarelos e biloculados e 1/8 com frutos amarelos e multiloculados. Quais os genótipos das plantas cruzadas?
22 - Na ervilha, da autofecundação de uma planta de porte alto e flores axilares foram obtidos 192 descendentes, entre os quais, alguns tinham porte baixo e flores terminais. Quais os genes dominantes em cada par? Quantos indivíduos homozigotos para ambos os pares devem, provavelmente existir sabendo-se que os dois pares são independentes?
23 - Na mandioca, do cruzamento entre uma variedade com raízes marrons e folhas de lobos estreitos e outra de raízes brancas e folhas de lobos largos, obteve-se uma descendência homogênea, com raízes marrons e folhas de lobos estreitos. Da autofecundação de uma dessas plantas obteve-se uma descendência constituída de 108 plantas com raízes marrons e folhas de lobos estreitos, 36 plantas com raízes marrons e folhas de lobos largos, 36 plantas com raízes brancas e folhas de lobos estreitos e 12 plantas com raízes brancas e folhas de lobos largos. Qual o mecanismo genético em jogo? Justifique.
24 - No milho, do cruzamento entre duas plantas, uma com lígula, com sementes amarelas e com sementes brilhantes e outra sem lígula, com sementes amarelas e com sementes opacas, foram obtidos muitos descendentes, todos com lígula e com sementes brilhantes, sendo 3/4 com sementes amarelas e 1/4 com sementes brancas. Qual o alelo dominante de cada um dos três pares de genes? Justifique. Qual o genótipo de cada uma das duas plantas cruzadas?
25 - No tomate, fruto vermelho domina fruto amarelo. Do cruzamento entre uma planta de frutos vermelhos, biloculados e porte baixo, com outra de frutos amarelos, biloculados e de porte alto, obteve-se uma descendência constituída de 3/8 de plantas com frutos vermelhos e biloculados, 3/8 com frutos amarelos e biloculados, 1/8 com frutos vermelhos e multiloculados e 1/8 com frutos amarelos e multiloculados, sendo todos de porte alto. Qual o alelo dominante para tipo de fruto? Justifique. Qual o alelo dominante para porte da planta? Justifique. Qual o genótipo de cada uma das duas plantas cruzadas?
26 - No milho, do cruzamento entre duas plantas, uma com lígula, com sementes amarelas e com sementes brilhantes e outra sem lígula, com sementes amarelas e com sementes opacas, foi obtida uma descendência numerosa, onde todos os indivíduos apresentavam lígula e sementes brilhantes, sendo 3/4 com sementes amarelas e 1/4 com sementes brancas. Qual o alelo dominante de cada um dos três pares de genes? Qual o genótipo de cada planta cruzada e dos seus descendentes?
27 - Na mandioca folha com antocianina é determinada pelo gene A e folha sem antocianina pelo alelo recessivo a. Raiz marrom é determinada pelo gene dominante M e raiz branca pelo alelo recessivo m. Folha de lobos estreitos é determinada pelo gene dominante E e folhas de lobos largos pelo alelo recessivo e. Uma planta com antocianina, raiz marrom e folhas de lobos estreitos cruzada com uma planta sem antocianina, raiz branca e folhas de lobos estreitos produziu a seguinte descendência:
Folha com antocianina, raiz marrom e lobos estreitos = 3/8
Folha com antocianina, raiz marrom e lobos largos = 1/8
Folha com antocianina, raiz branca e lobos estreitos = 3/8
Folha com antocianina, raiz branca e lobos largos = 1/8
Quais são mais provavelmente, os genótipos dos pais e dos descendentes com a respectiva relação genotípica?
Exercícios sobre Análise Estatística de Caracteres Qualitativos.
1 - Do cruzamento entre dois indivíduos, ambos possuidores do fenótipo relativo ao alelo dominante, quantos e que descendentes devem ser obtidos para se poder afirmar com certeza absoluta que os dois indivíduos cruzados são heterozigotos?
2 - Autofecundando-se uma planta heterozigota para um par de alelos, qual a probabilidade de se obter uma descendência constituída por cinco indivíduos heterozigotos?
3 - Autofecundando-se uma planta heterozigota para um par de alelos, qual a probabilidade de se obter em uma descendência constituída por seis indivíduos, quatro com o fenótipo relativo ao alelo dominante e dois com o fenótipo relativo ao alelo recessivo?
4 - Na ervilha o caráter porte alto é determinado por um gene dominante em relação ao seu alelo para porte baixo. A partir de uma só planta heterozigota pretende-se obter uma planta de porte baixo. Autofecundando-se a planta heterozigota, quantos descendentes devem ser obtidos, para se uma certeza igual ou maior do que 99% de existir entre eles pelo menos uma planta de porte baixo?
5 - Da autofecundação de uma planta com o fenótipo relativo ao alelo dominante quantos e que descendentes deverão ser obtidos para se poder afirmar com um erro igual ou menor do que 5% que o indivíduo autofecundado não é heterozigoto?
6 - Quantos descendentes devem ser obtidos da autofecundação de um trihíbrido em relação a genes independentes para que se possa esperar entre eles a existência de um homozigoto recessivo para os três pares de genes, admitindo-se um erro igual ou menor do que 1%?
7 - No tomateiro o gene que determina a cor vermelha do fruto é dominante sobre seu alelo que determina cor amarela e o gene para fruto biloculado domina seu alelo parafruto multiloculado. Sabendo-se que esses genes são independentes, calcular quantos descendentes de frutos vermelhos e biloculado deve-se obter sucessivamente a partir da autofecundação de uma planta com este fenótipo, para se ter certeza de 99% de se tratar de uma planta homozigota?
8 - Da autofecundação de uma planta com o fenótipo relativo aos alelos dominantes de dois pares de genes independentes foram obtidos 5 descendentes todos eles com o fenótipo da planta autofecundada. Qual o valor do erro que se comete ao se afirmar que essa planta é homozigota?
9 - Considerando-se presentes apenas genes independentes, da autofecundação de uma planta com o genótipo AaBbcc, qual a probabilidade dos dois primeiros descendentes obtidos terem os seguintes genótipos: 
a) AABBcc; b) AaBBcc; c) AaBbcc.
10 - Considerando-se presentes apenas genes independentes, todos com dominância entre alelos, da autofecundação de uma planta com o genótipo AABbCcdd, qual a probabilidade dos três primeiros descendentes pertencerem as seguintes classes fenotípicas: a) ABCd? b) ABcd? c) Abcd?
11 - Considerando-se presentes dois genes independentes, ambos com dominância entre alelos, da autofecundação de uma planta com o genótipo AaBb, qual a probabilidade de se obter numa descendência de apenas dois indivíduos, um com o genótipo AABb e outro com o fenótipo Ab?
12 - Considerando-se uma planta heterozigota para dois pares de genes independentes, qual a probabilidade de não se obter, em três descendentes, qualquer planta heterozigota?
13 - Do cruzamento entre duas plantas com o mesmo fenótipo verificou-se a segregação do tipo 3 : 1 para o par A/a e ausência de segregação para o par B/b. Considerando-se serem genes independentes com dominância entre alelos, que cruzamento poderia fornecer tal descendência?
14 - Para genes independentes, no F2 de um caso de triibridismo, qual a percentagem de indivíduos de fenótipo correspondente aos alelos A, B e C, considerando-se presentes: 
a) Apenas ação dominante entre alelos? 
b) Apenas ausência de dominância entre alelos?
15 - Na mandioca, da autofecundação de uma planta de raízes marrons foram obtidos 132 descendentes com raízes marrons e 48 com raízes brancas. Explicar o controle genético do caráter com base na aplicação do teste do Qui-quadrado.
16 - No milho, o caráter sementes amarelas é determinado por um gene dominante sobre seu alelo que determina sementes brancas. Foi feita a polinização de uma planta homozigota recessiva, com o pólen retirado de uma planta de sementes amarelas, obtendo-se 230 descendentes com sementes brancas e 212 com sementes amarelas. Explicar esse resultado com base na aplicação do teste do Qui-quadrado.
17 - Em Lathyrus odoratus são conhecidas duas variedades quanto à cor da flor, tendo uma delas flores púrpuras e a outra flores brancas. Do cruzamento entre duas plantas com fenótipos diferentes todos os descendentes obtidos tinham flores púrpuras. Da autofecundação desses descendentes foram obtidos 80 descendentes, dos quais 49 tinham flores púrpuras e 31 flores brancas. Verificar, pela aplicação do teste do Qui-quadrado, se podemos aceitar a hipótese 3 : 1.
18 - Na ervilha, flores ao longo da haste dependem de um gene dominante em relação ao seu alelo que determina presença de flores terminais. De uma planta com flores ao longo da haste foram tiradas 50 sementes que plantadas produziram 44 plantas, das quais 29 tinham flores ao longo da haste e 15 tinham flores terminais. Essa descendência foi obtida mais provavelmente por autofecundação ou por cruzamento?
19 - Em Antirrhinum majus, da autofecundação de uma planta de flores róseas foi obtida uma descendência constituída de 34 plantas com flores vermelhas, 88 com flores róseas e 38 com flores brancas. Explicar esse resultado com base na aplicação do teste do Qui-quadrado.
20 - Do cruzamento entre uma variedade de mandioca de raízes marrons e folhas de lobos estreitos e outra de raízes brancas e folhas de lobos largos, obteve-se um F1 homogêneo e um F2 constituído de 97 plantas com raízes marrons e folhas de lobos estreitos, 38 com raízes marrons e folhas de lobos largos, 33 com raízes brancas e folhas de lobos estreitos e 16 com raízes brancas e folhas de lobos largos. Com base na aplicação do teste do Qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
21 - No milho, o gene para semente amarela domina seu alelo para semente branca e o gene para semente brilhante domina seu alelo para semente opaca. Uma planta de sementes amarelas e brilhantes foi polinizada por outra de fenótipo ignorado, obtendo-se uma descendência constituída de 79 plantas com sementes amarelas e brilhantes, 60 com sementes amarelas e opacas, 65 com sementes brancas e brilhantes e 76 com sementes brancas e opacas. Com base na aplicação do teste do Qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
22 - No milho, o gene que determina presença de lígula é dominante sobre seu alelo para ausência de lígula, o gene que determina semente amarela dominante sobre seu alelo para semente branca e o gene para plantas normais dominante sobre seu alelo para plantas anãs. Do cruzamento entre uma planta com lígula, sementes amarelas e porte anão com outra sem lígula, sementes brancas e porte anão, obteve-se uma descendência constituída de 45 plantas com lígula, sementes amarelas e porte normal, 49 com lígula, sementes amarelas e porte anão, 39 com lígula, sementes brancas e porte normal, 35 com lígula, sementes brancas e porte anão, 37 sem lígula, sementes amarelas e porte normal, 47 sem lígula, sementes amarelas e porte anão, 38 sem lígula sementes brancas e porte normal e 42 sem lígula, sementes brancas e porte anão. Com base na aplicação do teste do Qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
23 - De um retrocruzamento obteve-se uma descendência na qual existiam 172 plantas com o fenótipo AB, 150 com o fenótipo Ab, 190 com o fenótipo aB e 128 com o fenótipo ab. Com base na aplicação do teste do Qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
24 - Em Antirrhinum majus, o estado de heterozigose dos genes R para cor vermelha da flor e r para cor branca, determina cor rósea e o gene T para porte alto domina seu alelo para porte baixo t. Do cruzamento entre duas plantas foi obtida a seguinte descendência: 27 plantas com flores vermelhas e porte alto, 11 plantas com flores vermelhas e porte baixo, 57 plantas com flores róseas e porte alto, 18 plantas com flores vermelhas e porte baixo, 23 plantas com flores brancas e porte alto e 8 plantas com flores brancas e porte baixo. Com base na aplicação do teste do Qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
25 - Em Antirrhinum majus, o estado de heterozigose dos genes R para cor vermelha da flor e r para flor branca, determina cor rósea. Do cruzamento entre duas plantas foi obtida a seguinte descendência: 28 plantas com flores vermelhas e porte alto, 12 com flores vermelhas e porte baixo, 33 com flores róseas e porte alto e 10 com flores róseas e porte baixo = 10. Com base na aplicação do teste do Qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
26 - Em Antirrhinum majus, o estado de heterozigose dos genes R para cor vermelha da flor e r, para cor branca, determina cor rósea, e o estado de heterozigose dos genes B para folha larga e b para folha estreita, determina folha de largura intermediária. Considerando-se que se trata de genes independentes, determinar a probabilidade de ocorrência de cada um dos diferentes fenótipos possíveis em uma geração F2.
27 - Em certa espécie vegetal, o caráter sementes amarelas é determinado por um gene dominante sobre seu alelo que determina sementes verdes. Uma planta de sementes amarelas foi cruzada com outra de fenótipo ignorado. Deste cruzamento foram obtidos 120 descendentes de sementes amarelas e 92 de sementes verdes. Com base na aplicação do teste do qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.28 - Em certa espécie vegetal o gene que determina porte alto domina o alelo para porte baixo. Uma planta de porte alto foi polinizada por outra planta de fenótipo ignorado produzindo uma descendência constituída por 32 plantas de porte alto e 16 de porte baixo. Determine o fenótipo e o genótipo da planta polinizadora utilizando o teste do qui-quadrado para a confirmação
29 - Da autofecundação de uma planta de flores brancas foram obtidas 400 plantas, tendo algumas flores vermelhas e, outras, flores brancas. Sobre a proporção observada nessa descendência aplicou-se o teste do Qui-quadrado, concluindo-se pela não significância do valor calculado. Que conclusões genéticas podem ser tiradas?
30 - Considere uma população de plantas constituída por uma geração F2. Se considerarmos três caracteres, sendo cada um controlado por um par de genes com dominância entre alelos, independentes entre si, quantos tipos de genótipos heterozigotos deveremos encontrar nesta população? Demonstre.
Exercícios sobre Ação Gênica Entre Alelos.
1 - Em Antirrhinum majus, o estado de heterozigose dos genes B para folhas normalmente largas e b para folhas estreitas determina folhas de largura intermediária. Duas plantas P e Q foram cruzadas obtendo-se vários descendentes. Dentre esses descendentes, duas plantas foram cruzadas obtendo-se 60 descendentes, todos eles com folhas de largura intermediária. Quais os genótipos das plantas P e Q?
2 - No café, Coffea arábica, o estado de heterozigose dos genes Na para porte alto (tipo bourbon) e na para porte anão, determina porte médio (tipo murta). Do cruzamento entre duas plantas A e B os descendentes foram distribuídos por duas classes fenotípicas, uma delas igual a da planta A e outra igual a da planta B. Do cruzamento entre as plantas A e C todos os descendentes apresentaram fenótipo diferente, tanto de A quanto de C. Do cruzamento entre as plantas B e C, nunca se obtêm descendentes de porte anão. Quais os genótipos das plantas A, B e C?
3 - Em uma variedade A ocorre ausência de dominância no controle genético do comprimento da folha, sendo os fenótipos: folha longa, média e curta. Na variedade B, da mesma espécie ocorre sobredominância no controle genético do mesmo caráter, sendo o heterozigoto de folhas longas, um dos homozigotos de folhas médias e o outro de folhas curtas. De uma das duas variedades uma das plantas foi autofecundada e suas sementes foram semeadas produzindo plantas pertencentes as três classes fenotípicas. Que observação deverá ser feita nessa descendência para saber se trata da variedade A ou B?
4 - Em Anthirrinum majus, o estado de heterozigose dos genes R para cor vermelha da flor e r para cor branca determina cor rósea, e o estado de heterozigose dos genes B para folhas largas e b para folhas estreitas determina folha de largura intermediária. Tratando-se de genes independentes determine as descendências dos cruzamentos a seguir: a) RRbb x RrBb; b) RrBb x RrBb; c) Rrbb x RrBb; d) RrBb x rrbb.
5 - Em Anthirrinum majus, do cruzamento entre uma planta de porte alto, de flores róseas e com simetria radial e outra de porte baixo, de flores também róseas e com simetria bilateral, obteve-se a seguinte descendência: 1/4 com flores vermelhas, 2/4 com flores róseas e 1/4 com flores brancas, sendo todas com simetria bilateral e com porte alto. Qual a ação gênica entre alelos dos três pares de genes? Quais os genótipos das duas plantas cruzadas e dos seus descendentes?
6 - Através da analise de uma geração F2, como podemos identificar se ocorre sobredominância ou ausência de dominância no caráter largura da folha, sendo os fenótipos folha larga, folha média e folha estreita?
7 - Em certa espécie de planta ocorrem três fenótipos distintos: porte alto, porte médio e porte baixo. Por meio da observação de uma geração F2, como poderemos saber se o controle genético do caráter é devido a um par de genes com ausência de dominância ou a um par de genes com sobredominância entre alelos?
8 - Em certa espécie vegetal, para a expressão do comprimento da folha, os genes do par A têm os seguintes efeitos: A = 2 centímetros e a = 5 centímetros. Determine os valores genotípicos de uma geração F2 considerando:
a) Ausência de dominância; b)Dominância completa.
9 - Em uma geração F2 ocorrem os fenótipos: largo; médio e estreito. Como o controle deste caráter é realizado por um par de genes com ausência de dominância entre alelos, como poderemos identificar os genótipos de cada fenótipo?
10 - Em certa espécie vegetal, o caráter altura da planta é monofatorial com as formas alta, média e baixa. Tendo-se três plantas de fenótipos diferentes uma das outras, realizaram-se os cruzamentos seguintes: 
Cruzamentos Descendências
alta x média alta e média
alta x baixa alta e baixa
Qual a ação gênica entre alelos? 
Em termos fenotípicos, como deverá ser a descendência de um terceiro cruzamento entre uma planta de porte 
médio com outra de porte baixo? 
Qual o genótipo de cada um dos fenótipos? 
Que proporção deve ter sido obtida nos três cruzamentos efetuados?
11 - Ao se estudar o mecanismo genético de determinação do caráter largura da folha obteve-se uma geração F2 com plantas que apresentavam folhas de 4 cm de largura, plantas com folhas de 2 cm e plantas com folhas de 8 cm, na relação de 1:2:1, respectivamente. Com base nesses resultados, determinar o tipo de ação gênica entre alelos, justificando sua resposta.
Exercícios sobre Interação Gênica.
	Para resolver os exercícios 1, 2, 3 e 4, considere que em Lathyrus odoratus o caráter flor púrpura depende da presença simultânea dos genes P e C, ocorrendo flor branca no estado de homozigose de pelo menos um dos dois alelos recessivos.
1 - Determinar as descendências dos cruzamentos a seguir. 
a) CCPp x CCPp; b) CCPp x CCpp; c) CcPp x ccpp; d) CcPp x Ccpp; e) Ccpp x ccPp.
2 - Da autofecundação de uma planta foram obtidos 147 descendentes com flores púrpuras e 93 com flores brancas. Com base na aplicação do teste do Qui-quadrado, dar o genótipo de uma planta em cuja descendência a segregação mais se aproxime dessa observada.
3 - Da autofecundação de uma planta I, a descendência segrega na proporção 3 : 1, em relação as classes flores púrpuras e brancas, respectivamente, o mesmo ocorrendo na descendência da autofecundação de uma planta II. Cruzando a planta I com a planta II todos os descendentes têm flores púrpuras. Que genótipos para essas duas plantas explicariam tais descendências?
4 - Uma planta I foi cruzada com uma planta II homozigota e de flores brancas, produzindo uma descendência numerosa, constituída apenas de plantas de flores púrpuras. Por autofecundação, 50% dessas plantas produziram uma descendência com segregação 3 : 1, em relação as classes púrpura e branca, respectivamente, e as outras 50%, na proporção 9 : 7. Que genótipos para as plantas I e II explicariam esses resultados?
5 - No milho ocorre interação complementar entre os genes dominantes P e C, para a realização do caráter sementes coloridas. A falta de um ou de ambos os genes no genótipo determina o fenótipo sementes brancas. Efetuar os cruzamentos em cuja descendência ocorra, para os fenótipos sementes coloridas e sementes brancas, respectivamente, a proporção: a) 1 : 1; b) 3 : 1; c) 3 : 5; d) 1 : 3; e) 9 : 7.
6 - Em Capsella bursa uma planta I com cápsulas triangulares produz por autofecundação descendentes com cápsulas triangulares e cápsulas elípticas na proporção de 15 : 1, respectivamente. Cruzada com uma planta II produziu uma descendência com esses dois fenótipos na proporção de 7 : 1. Qual o genótipo da planta I? Que cruzamentos justificariam essa última relação fenotípica?
7 - No milho o gene para endosperma amarelo domina seu alelo para endosperma branco tanto no par de genes Y1 - y1, como no par de genes Y2 - y2, de modo que o fenótipo sementes brancassomente ocorrem no duplo recessivo. Quais os cruzamentos em cuja descendência ocorre: a) Apenas descendentes de sementes amarelas? 
b) Descendentes de ambos os fenótipos na proporção 3 : 1?
8 - Na cebola um gene dominante R, determina a ocorrência de bulbos vermelhos e seu alelo recessivo r, bulbos amarelos. Porém, essas cores só se expressam na presença do gene dominante C, pois em presença do alelo recessivo c, em homozigose, os bulbos são brancos. Do cruzamento entre duas plantas obteve-se a seguinte descendência: 89 com bulbos vermelhos, 37 com bulbos amarelos e 50 com bulbos brancos. Explicar esse resultado com base na aplicação do teste do Qui-quadrado.
 
9 - No milho, foi feita a polinização de uma planta I e de uma planta II com o pólen retirado da primeira. Das sementes colhidas na planta I foram obtidas 155 plantinhas verdes e 117 albinas. Das sementes colhidas na planta II foram obtidas 255 plantinhas verdes e 89 albinas. Explicar esses resultados com base na aplicação do teste do Qui-quadrado.
10 - Na aveia, a resistência à Puccinia depende de um gene dominante A com relação ao seu alelo a, para susceptibilidade. Porém, um gene dominante I de outro par alelomorfo inibe o efeito de A, de modo que a resistência só pode se expressar no estado de homozigose do recessivo i. Do cruzamento entre duas linhagens homozigotas susceptíveis, obteve-se um híbrido também susceptível, o qual produziu por autofecundação 110 plantas susceptíveis e 25 resistentes. O que deverá ser feito para se obter uma linhagem homozigota resistente?
11 - No trigo, o caráter cor branca da casca ocorre em conseqüência da homozigose dos genes recessivos r e b, pertencentes a dois pares alelomorfos diferentes. A cor vermelha se expressa na presença de pelo menos um gene dominante, em cada um desses dois pares. Qualquer outra combinação gênica condiciona a cor castanha. Determinar o F2 do cruzamento inicial entre uma variedade branca e outra vermelha homozigota.
12 - Na abóbora, foi feito o cruzamento entre uma planta de frutos brancos e outra de frutos verdes, obtendo-se uma descendência uniforme de frutos brancos. Da autofecundação dessas plantas obteve-se a seguinte descendência: 398 com frutos brancos, 86 com frutos amarelos e 28 com frutos verdes. Explicar esse resultado com base na aplicação do teste do Qui-quadrado.
	Para resolver os exercícios 13 e 14, considere que no milho, um gene dominante Y1, condiciona o aparecimento da cor amarelo-laranja no endosperma e seu alelo recessivo y1, cor branca. Um gene dominante Bn condiciona a presença de cor amarelo-limão no aleurona e seu alelo recessivo bn, ausência de pigmento. A presença de cor amarelo-laranja no endosperma impede o reconhecimento da presença de cor amarelo-limão da aleurona, pelo fato dessa estrutura apresentar uma espessura muito reduzida.
13 - Da autofecundação de uma planta obteve-se a seguinte descendência: 125 plantas com sementes amarelo-laranja, 27 com sementes amarelo-limão e 8 com semente brancas. Com base na aplicação do teste do Qui-quadrado, dar o genótipo da planta autofecundada.
14 - Do cruzamento entre duas plantas de sementes amarelo-laranja obteve-se uma descendência com os fenótipos sementes amarelo-laranja, amarelo-limão e branca, na proporção de 6 : 1 : 1, respectivamente. Qual o genótipo de cada uma das duas plantas cruzadas?
15 - Na abóbora, o caráter formato do fruto é controlado por dois pares de genes independentes. A presença simultânea de pelo menos um alelo dominante de cada par determina o formato achatado e a presença do estado de homozigose de ambos os recessivos, formato alongado. As demais combinações gênicas determinam frutos esféricos. Do cruzamento entre a planta I de frutos achatados e a planta II, ocorreu na descendência a segregação 3 : 4 : 1, para os fenótipos achatado, esférico e alongado, respectivamente. Igual segregação ocorreu na descendência do cruzamento da mesma planta I com uma planta III. Do cruzamento II X III, a descendência mostrou a segregação 1 : 2 : 1, em relação aos fenótipos achatado, esférico e alongado, respectivamente. Quais foram os cruzamentos efetuados?
16 - No trigo, o caráter cor das sementes é controlado por dois pares de genes independentes e homodinâmicos, havendo tanto entre alelos de cada par, como entre não alelos, efeito aditivo. Os genes A e B, desses pares determinam presença de pigmento vermelho e os genes a e b, ausência de pigmento. Assim sendo ocorrem cinco diferentes cores de sementes: vermelho-escura, vermelha, vermelho-média, vermelho-clara e branca. Dar as relações fenotípicas dos seguintes cruzamentos: a) AaBb x AaBb; b) AaBb x aabb; c) AaBb x aaBb.
17 - Em certa espécie vegetal a cor das flores é determinada por um gene dominante A, em relação ao seu alelo a, que determina flores róseas. Esse par de genes, no entanto, somente expressa essas cores na presença do alelo dominante de outro par alelomorfo C, ficando as flores brancas na presença do alelo recessivo c. Duas plantas, uma de flores róseas e outra de flores brancas, foram polinizadas com o pólen de uma planta de flores vermelhas, obtendo-se os seguintes resultados: 
vermelha x rósea = 3/8 vermelha : 3/8 rósea : 2/8 branca.
vermelha x branca = 3/8 vermelha : 1/8 rósea : 4/8 branca. 
	Que genótipos para as três plantas explicam os resultados obtidos? Demonstre sua resposta efetuando os cruzamentos.
18 - No milho, uma planta A com endosperma amarelo, produz por autofecundação, descendentes com sementes de endosperma amarelo e descendentes com endosperma branco, na proporção 15/16: 1/16, respectivamente. Cruzada com uma planta B, produziu uma descendência com esses dois fenótipos na proporção de 7/8 : 1/8. 
a) Qual o genótipo da planta A? 
b) Que cruzamentos justificariam essa última relação fenotípica?
19 - No milho, foi feita a polinização de uma planta I e de uma planta II com o pólen retirado da primeira. Das sementes colhidas na planta I foram obtidas 155 plantinhas verdes e 117 albinas. Das sementes colhidas na planta II foram obtidas 255 plantinhas verdes e 89 albinas. Explicar esses resultados com base na aplicação do teste do qui-quadrado.
Exercícios sobre Genes Letais.
1 - Sabe-se que um par de alelomorfos codominantes governa a cor da folha cotiledonar do feijão de soja. O genótipo homozigoto VV produz a cor verde escura, o genótipo heterozigoto Vv produz cor verde clara e o outro genótipo homozigoto vv produz folhas amarelas tão deficientes em cloroplastos que as mudas jamais alcançam a maturidade. Se as plantas de cor verde escura são polinizadas somente por plantas de cor verde clara e os descendentes da primeira geração são cruzados aleatoriamente para produzir a segunda geração, quais as proporções genotípicas e fenotípicas esperadas para as plantas adultas desta segunda geração?
2 - Em certa espécie vegetal, as flores podem ser brancas ou amarelas. Da autofecundação de plantas de flores brancas todos os descendentes apresentam flores brancas. Da autofecundação de plantas de flores amarelas sempre ocorre segregação fenotípica, ocorrendo flores brancas e amarelas, tal como ocorre na descendência do cruzamento de plantas amarelas com plantas brancas. Uma planta de flores amarelas foi autofecundada produzindo 38 descendentes de flores brancas e 97 de flores amarelas. Sabendo-se que o caráter é controlado por um par de genes, que hipótese pode ser testada por meio do Qui-quadrado para justificar esses resultados?
Exercícios sobre "Linkage" e “Crossing-over”.
1 - No milho todas as células somáticas apresentam 20 cromossomas. Admitindo-se a não ocorrência de "crossing-over", qual a proporção de gametas contendo todos os cromossomos de origem materna?
2 - Na ervilha o número diplóide de cromossomas é 14. Admitindo-se a não ocorrência de "crossing-over", qual a probabilidade de todos os cromossomos de origem materna caminharem juntos para o mesmo pólo durante a primeira divisão da meiose?3 - Na mandioca há 36 cromossomas nas células somáticas. Considerando-se a não ocorrência de "crossing-over", com que probabilidade um só pólo durante a telófase da primeira divisão da meiose receberá todos os cromossomos da mesma origem, sejam eles maternos ou paternos?
4 - Em uma planta todos os gametófitos mostram os caracteres A e B, respectivamente. Em outra planta todos os gametófitos apresentam os caracteres a e b, próprios dos respectivos alelos recessivos. Após o cruzamento entre essas duas plantas como serão os gametas produzidos pela planta descendente, em cada uma das seguintes situações:
a) Os genes A e B estão em "Linkage" total; b) Os genes A e B são independentes; c) Os genes A e B estão em "Linkage" parcial com 20% de "crossing-over".
5 - Entre os genes A e B há 30% de "crossing-over". Admitindo-se que as posições ocupadas por eles no cromossomo podem ser reconhecidas ao microscópio por meio de marcas cromossômicas, qual deverá ser a percentagem de meiócitos com quiasma nessa região em relação ao total de meiócitos examinados?
6 - Em Datura o caráter flor púrpura atua como dominante sobre flor branca assim como haste púrpura sobre haste verde. Entretanto, apenas duas variedades são conhecidas, pois toda vez que as flores são púrpuras a haste também é dessa cor e toda vez que as flores são brancas a haste é verde. O que se deve fazer para se demonstrar se são dois pares de genes em "linkage" ou de um só par de genes com duplo efeito (genes pleiotrópicos)?
7 - No tomateiro porte alto T, é dominante sobre porte anão t, e fruto esférico E é dominante sobre fruto piriforme e. Entre esses dois genes há 20% de "crossing-over". Como será a descendência da autofecundação de uma planta descendente do cruzamento TE/TE x te/te? E se a planta autofecundada tivesse sido originada do cruzamento Te/Te x tE/tE, como seria essa descendência?
8 - Um indivíduo homozigoto dominante para dois pares de genes localizados no mesmo cromossomo foi cruzado com o duplo recessivo. Desse cruzamento um descendente foi cruzado novamente com o duplo recessivo obtendo-se a seguinte descendência: classe AB = 762, classe Ab = 81, classe aB = 75 e classe ab = 794. Calcular a taxa de "crossing-over" entre os dois genes e a freqüência que seria esperada para cada classe se os genes fossem independentes.
9 - No tomateiro a cor vermelha do fruto é devida a um gene dominante R, cujo alelo recessivo r, determina cor amarela. Esse gene é independente dos genes que atuam sobre o porte da planta e o formato do fruto, os quais estão em "linkage" com 20 % de "crossing-over". Em relação ao porte, porte alto T domina porte anão t e, com respeito ao formato do fruto, fruto esférico E domina fruto piriforme e. Que descendência deverá ser obtida da autofecundação de uma planta com o genótipo Te/tE Rr ?
10 - Da autofecundação de uma planta obteve-se a seguinte descendência: AB = 157; Ab = 73; aB = 69; ab = 3. Determinar a taxa de "crossing-over" e o valor do erro padrão dessa taxa pelo Método de Fisher.
11 - Da autofecundação de uma planta foi obtida a seguinte descendência: AB = 329; Ab = 36; aB = 35; ab = 82. Determinar a taxa de "crossing-over" e o valor do erro padrão dessa taxa pelo Método dos Produtos.
12 - Os genes a, b, c, d estão localizados no mesmo cromossomo, existindo entre eles as seguintes taxas de "crossing-over": entre a-b = 15%; entre b-c = 5%; entre c-d = 20%; entre a-c = 10%; entre a-d = 30%. Com os dados acima, representar o genótipo de um indivíduo totalmente heterozigoto, com os genes a-b em associação, a-c em repulsão e c-d em associação.
13 - Os genes a, b, c, d estão localizados no mesmo cromossomo, existindo entre eles as seguintes taxas de "crossing-over": entre a-b = 10%; entre a-c = 20%; entre a-d = 5%; entre b-c = 30%; entre c-d = 25%. Um indivíduo homozigoto dominante foi cruzado com um homozigoto recessivo e o tetrahíbrido obtido desse cruzamento foi novamente cruzado com o homozigoto recessivo, obtendo-se uma descendência com 16 classes fenotípicas. Quais as mais freqüentes? Quais as menos freqüentes. Quais surgiram em função da ocorrência do "crossing-over" simples? Quais surgiram em função da ocorrência do "crossing-over" duplo?
14 - Um trihíbrido AaBbCc foi cruzado com um indivíduo aabbcc. A descendência mostra que o trihíbrido produziu os seguintes gametas: 29 ABC; 235 ABc; 210 Abc; 27 AbC; 21 abc; 215 abC; 239 aBC; 23 aBc. Pergunta-se: 
a) Quais locos estão ligados e quais estão segregando independentemente? 
b) Em função da resposta anterior, escreva os genótipos dos pais.
15 - Do cruzamento entre duas plantas foi obtida a seguinte descendência: ABC = 30; AbC = 10; ABc = 45; Abc = 15; aBC = 45; abC = 15; aBc = 30; abc = 10. O que se pode concluir a respeito do controle genético desses três caracteres?
�PAGE �
�PAGE �11�

Outros materiais