Buscar

Aula 03_Métricas em Recursos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Métricas em Recursos Humanos
Mateus de Souza Rocha
Aula 3
*
Agenda
Métricas nas Empresas
Tipos de indicadores e suas características
*
*
Métricas nas Empresas
Já sabemos que métricas e indicadores podem nos auxiliar no dia-a-dia, desta formas as empresas também podem fazer amplo uso delas. 
A medição nas empresas é essencial para o bom funcionamento delas, não importa seu porte, natureza do negócio ou local onde está instalada, todas as organizações podem se beneficiar do uso adequado das métricas.
*
*
Métricas nas Empresas
Informações como o número de empregados de uma empresa é uma métrica.
Já a proporção de empregados afastados (número de empregados afastados) em relação ao total de empregados (número de empregados total), apresenta duas métricas que combinadas formam um indicador mais complexo. 
*
*
Métricas nas Empresas
Sem as informações prestadas pelas métricas e indicadores, os gestores são obrigados a tomar decisões às cegas. Imagine um piloto de avião que pretende realizar uma longe viagem sem os instrumentos da cabine, ele não saberia a velocidade da aeronave, sua altura, pressão interna, níveis de combustível, rota, resumindo, uma viagem impossível.
*
*
Tipos de Indicadores
A seguir vamos conhecer alguns dos tipos de indicadores e suas características. 
*
Os indicadores podem ser classificados de diversas maneiras de acordo com suas características, aplicação, objetivos, entre outras formas. 
*
Tipos de Indicadores
Quantitativos
Indicadores quantitativos tem esse nome, pois são utilizados quando temos a necessidade de dados números sobre qualquer coisa na qual queremos manter certo controle. Tais como: número de empregados, salário médio dos empregados, rotatividade, absenteísmo, etc. 
*
*
Tipos de Indicadores
Qualitativos
Indicadores qualitativos são usados quando temos interesse em conhecer opinião de pessoas, pensamentos, valores, reações. São aspectos mais subjetivos e interpretativos. Por exemplo: satisfação dos empregados em relação ao programa de benefícios, satisfação de clientes externos, satisfação de clientes internos com o RH, força da marca, entre outros.
*
*
Tipos de Indicadores
De eficiência
Estes indicadores associam-se aos processos, ou seja, aos meios de execução ou realização das atividades e os recursos consumidos por eles. Por exemplo: produção com zero defeitos, número de erros por processos, utilização de matéria-prima por unidade produzida
*
*
Tipos de Indicadores
De eficácia
São indicadores associados aos fins, aos objetivos das atividades que se pretende medir ou controlar. Entre os exemplos podemos citar: capacitar 100% dos colaboradores em 1 ano, aumentar as vendas em 30% nos próximos 6 meses, produzir com 1000 unidades de uma determinada peça, entre outros.
*
*
Tipos de Indicadores
Simples
Indicadores que descrevem imediatamente um determinado aspecto da realidade, não precisam de qualquer associação a outros indicadores mais complexos. Apresentam a dimensão da quantidade, tamanho ou importância de uma certa variável. Por exemplo: o índice de absenteísmo do mês de fevereiro, quantidade de funcionários por setor, entre outros. 
*
*
Tipos de Indicadores
Compostos
São indicadores que para descrever suas informações são associados a outros, representando assim não apenas um aspecto da realidade, mas um conjunto de aspectos. Por exemplo: o índice de inflação geral que é composto pelo índice de inflação de vários produtos. 
*
*
Aula 3
*
Indicadores Quantitativos e Qualitativos
Indicadores de Eficiência e de Eficácia 
Métricas nas empresas
Indicadores Simples e Compostos
Métricas em Recursos Humanos
Mateus de Souza Rocha
Atividade 3
*
*
Pense e reflita.
Porque a classificação dos indicadores é importante?
Ola
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais