Buscar

Aula 1 - Lesgislação de Informática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Email do professor : apopaiva@terra.com.br
História da Informática
A evolução histórica da informática teve como marco inicial o abaco, de origem oriental, que o ocidente conhece desde o sec III antes de Cristo
, sendo utilizado por alguns países do acidente, até os dias de hoje. Logo, entende-se como o primeiro computador do mundo.
	Entre os séculos XVII e IVXX19, os matemáticos John... (1614), Blaise Pascal(1624) G.W. Von (1671), Thomas Olman(1818) e Charles Babbage (1822), desenvolveram trabalhos de pesquisa no que veriam a ser o primeiro computador do mundo.
	O americano Herman em 1898 contribuiu a primeira máquina para processamento de estatísticas demográficas do senso americano, reduzindo o trabalho de dez para dois anos. Neste Momento, criou-se a empresa Tabulating Machine Company que anos depois veio a ser a grande empresa americana International Business Machine (IBM).
	Alan Turing(1912) matemático e inglês possibilitou a construção do primeiro computador digital eletrônico a válvula, projeto este que passou a ser chamado de colossos. Matemático húngaro John Rom é considerado o arquiteto do computador moderno. Em 1951 Eckert construiu a Hamilto-Range, surgindo em seguida o primeiro computador a ser produzido comercialmente, o univaqui, desde então ocorreu um desenvolvimento generalizado, iniciado no estados unidos com o lançamento do IBM 701 e, na sequencia, em países da Europa. Já no contemporâneo os países do oriente, tais como Japão e Korea.
	Nos anos 60, surgi os computadores de quarta geração, ou seja a intel que projetou microprocessador atual. O microprocessador colocado no mercado a época foi o Altair. Em 1974 Bill Gates Estudante da universidade de Harvard junto com Paul Allen iniciaram a criação da Microsoft.
Informática com Disciplina Jurídica
Do direito a informática até o final dos anos 70 não merecia valor, logo não necessitava de norma. Contudo, com a entrada do mercado de computadores portáteis no lares, passou-se a ser necessário a normatização.
Com relação ao uso do hardware e do software no direito, observa-se a criação de um novo direito, ou seja, o direito de informática e , sendo assim é necessário a compilação de leis para regulamentar o mercado.
Para Mal Donato (1992) informa “a própria realidade das coisas não é material mas pode ser também a virtual e , sendo assim, se desmaterializando sem deixar provas.
Informática e telemática
São inúmeros os significados da informática mas o que melhorar a defina é a teoria que lhe confere sentido “ciência do uso da informação ligada a um computador. Já na opinião Roppo a telemática de informática são algo mais (é o conjunto de serviços de origem de informática e tem a principio a Omne Proteste Lege(direito de todos protestarem)), fica evidente que a informática esta ligada diretamente ao direito e em face da sua grande evolução necessário se faz o seu enquadramento no ordenamento jurídico .
	Muito se fala que os computadores são instrumentos que estão alterando o mundo moderno, a medida que racionalizam, organizam e aumentam a qualidade das tarefas do profissional de direito. O direito civil da informática e o direito penal da informática que formam o Lato Senso(Conhecimento aberto, amplo) o relacionamento entre direito e informática.

Outros materiais