Buscar

Consultoria Interna de RH e sua importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um aspecto fundamental no processo de implementação da consultoria interna é a constante avaliação do processo. Como você explica esse processo?
Gabarito: No decorrer da implementação, quando os consultores internos estão prestando atendimento aos seus clientes nas respectivas áreas de atuação, e esses profissionais atuam in loco e em permanente parceria com os dirigentes e seus colaboradores, haverá o acompanhamento e o controle de como, e até que ponto, o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade. É a manutenção do processo. Trata-se da avaliação da eficiência de atuação dos consultores internos em suas tarefas, que inclui a solução dos problemas e necessidades dos clientes em assuntos de RH.
Comente: uma das atitudes que o consultor interno deve ter é com relação à conduta ética
Gabarito: É imprescindível que o consultor interno na sua atuação dentro da empresa, mantenha uma conduta ética fundamentada na honestidade, na autenticidade, na isenção e na correção de atitudes como princípios que caracterizem sua atuação como profissional e como pessoa.
Estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna. Você concorda com a afirmação? Explique.
Gabarito: Concordo. Nos últimos anos, a Consultoria Interna de RH manifestou-se como um fator importante numa nova ordem organizacional fundamentada nas competências e na polivalência dos colaboradores. Sua importância tem sido evidente desde a formulação das políticas de gestão de pessoas até a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
Comente a afirmação: em primeiro lugar, há necessidade de que a área de RH proceda a uma cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque.
Gabarito: Sem dúvida é fundamental que, sabendo que existe uma estreita relação entre as estratégias do negócio e os valores, a cultura da organização, o RH avalie através de uma minuciosa análise se o processo de descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa é viável. Isto significa avaliar e constatar que os dirigentes dessas áreas, as gerências, devem da empresa é viável. Isto significa avaliar e constatar que os dirigentes dessas áreas, as gerências, devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e conforme as diretrizes emanadas da área de gestão dos RH. Essa transformação exige a sensibilização e a preparação dos dirigentes para esse novo papel.
Para uma boa formação não será suficiente que o consultor interno de RH tenha sólidos conhecimentos sobre a organização e a administração empresarial e, em especial, sobre a moderna gestão de RH. Você concorda com afirmação? Explique.
Gabarito: Concordo. Estes saberes, na verdade, são essenciais no exercício da consultoria interna. Entretanto, a observação e a experiência têm demonstrado que tanto ou mais importante que os conhecimentos serão as habilidades e atitudes apresentadas pelo consultor interno de RH no exercício de seu papel.
Quais os principais objetivos de uma consultoria interna de RH?
Gabarito: prover organização de informações descentralizadas, anteciparem-se aos movimentos mercadológicos apresentando alternativas saudáveis
Comente o benefício da implantação do modelo de consultoria interna sobre a atuação dos gestores da empresa na supervisão de suas equipes.
Gabarito: A presença dos consultores internos junto aos seus clientes, os diretores, gerentes e chefes das diversas áreas na organização, também faculta a transferência de idéias sobre a moderna tecnologia de gestão de pessoas, gerando uma convergência de conhecimentos e atitudes que afetam positivamente o desempenho desses líderes executivos.
Explique a afirmação: os recursos humanos de uma empresa são considerados o mais poderoso diferencial competitivo do arsenal da empresa moderna.
Gabarito: O que torna uma empresa efetivamente competitiva em relação à concorrência acirrada imposta pela crescente integração do livre comércio no nível mundial é a qualificação e o conhecimento aprimorado de seus colaboradores que fazem com que o capital humano seja mais valorizado que o capital patrimonial. Esse conhecimento tende a se ampliar gerando inovações, que geram em maios eficácia para a empresa.

Outros materiais