Buscar

apol 2 modB nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países ocidentais viram sua vida econômica influenciada pelas ideias do economista inglês John Maynard Keynes. Sem abrir mão do capitalismo, nações como a França, a Alemanha e a Itália conseguiram se erguer dos escombros da guerra com relativa rapidez.
Sobre as características do modelo keynesiano, assinale a única opção correta:
	
	A
	Era um modelo de economia planificada, onde o governo decidia a quantidade e a qualidade dos produtos a serem produzidos pela economia.
	
	B
	Era um modelo de grande intervenção do Estado na economia, mas que mantinha a crença na “mão invisível” descrita por Adam Smith.
	
	C
	Sua grande influência era o modelo econômico adotado pelo Fascismo Italiano e pelo nazismo. Por isto nunca foi adotado pelos Estados Unidos.
	
	D
	Este modelo defendia a injeção de recursos do Estado na economia, mesmo que para isto o governo precisasse contrair dívidas.
	
	E
	Era um regime econômico que defendia a redução dos direitos trabalhistas, como forma de estimular os empresários a contratar um maior número de trabalhadores.
Questão 2/5
Uma característica do capitalismo é a concorrência: para obter a maior rentabilidade possível, as empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores. A concorrência entre as empresas é benéfica.
  
A alternativa correta é :
	
	A
	A concorrência busca obter a maior rentabilidade possível, que significa aumentar o lucro, e isso prejudica os consumidores.  
	
	B
	A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos empresários e é prejudicial aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 
	
	C
	A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 
 
	
	D
	A concorrência é uma característica do capitalismo que traz prejuízos  aos consumidores, pois diminui suas opções de compra e reduz preços. 
questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir
Essa fase do Capitalismo, a primeira, denominada de ___________________ foi marcada pela expansão dos negócios dentro das cidades e entre elas. Mas não era nada comparado ao que temos hoje, após o surgimento de novas máquinas e equipamentos há um brutal aumento na produtividade, características marcantes da próxima fase.
 
Assinale abaixo, o termo que completa adequadamente a lacuna acima referente à primeira fase do desenvolvimento do Sistema Capitalista de Produção:
	
	A
	Primária
	
	B
	Inicial
	
	C
	Produtiva
	
	D
	Exploradora
	
	E
	Comercial
tão 4/5
As ideias do economista John Keynes, difundidas a partir de 1936, abalaram de forma duradoura alguns dos pilares do liberalismo clássico. Sobre o seu pensamento é correto afirmar que:
	
	A
	Confirmou a doutrina de Karl Marx segundo a qual os meios de produção, em uma sociedade pós-capitalista, devem ser socializados.
	
	B
	Retornou à visão de Hobbes para afirmar a importância do Estado, no sentido de que “um governo ruim ainda é melhor do que governo algum”.
	
	C
	Demonstrou que o princípio liberal do equilíbrio automático da economia nem sempre funciona. Por vezes o Estado precisa intervir de forma seletiva.
	
	D
	demonstrou que a iniciativa privada não investe suficientemente em tecnologia, por culpa da grande carga tributária que normalmente incide sobre os bens culturais.
questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir e observe a figura:
O Fordismo é um modelo de produção industrial, criado por Henry Ford, característico da segunda fase da revolução industrial, momento em que o uso da eletricidade e do petróleo proporcionou o avanço da indústria automobilística. 
 
Um dos maiores objetivos do Fordismo era reduzir o tempo de produção para que se produzisse em maior quantidade e que o preço fosse reduzido de modo que se alcançasse o maior número de compradores possível, ou seja, o lema era "produção em massa para consumo em massa". Na fábrica fordista, nada era por acaso, o posicionamento de cada máquina, de cada trabalhador e até do estoque das peças possuía um objetivo, estar sempre ao alcance do trabalhador para que tudo fosse cada vez mais rápido.
Fonte: http://ec15.blogspot.com.br/  acesso em 21/06/2015 as 10h27min
 
Assinale abaixo, aspectos relacionados ao fordismo:
I. ( ) Aumento da produtividade com a implementação da esteira rolante;
II. ( ) Melhor aproveitamento do tempo de trabalho dos operários, os quais ficavam parados e o trabalho chegavam até eles pela esteira.
III. ( ) Aumento dos ganhos do trabalhador, com aumento da produtividade;
IV. ( ) Maior intensificação dos relacionamentos interpessoais no interior da fábrica;
V. ( ) Mudança na configuração do trabalho humano, sendo o fordismo um divisor de águas, antes dele e depois dele.
 
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	B
	Apenas a I, II, III, e V estão corretas;
	
	C
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas;
	
	D
	Apenas as alternativas I, II e V estão corretas;
	
	E
	Apenas as alternativas II. IV e V estão corretas.

Outros materiais