Buscar

prova Discursiva de libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prova  Discursiva: libras 
Questão 1/5
 
De acordo com os conteúdos abordados nas teleaulas e no livro base da disciplina, o que é primordial e decisivo para o aprimoramento das práticas de organização da instituição escolar?
Nota: 16.0
	Compreender a concepção de educação que dá base para as ações do cotidiano do espaço escolar e o entendimento a respeito da função da escola é primordial e decisivo para o aprimoramento das práticas de organização da instituição escolar. (p. 08)
Questão 2/5
( ...) o que observamos hoje nas escolas é que, do ponto de vista teórico, há uma busca pela gestão democrática e participativa, por um projeto educacional construído com a participação de todos, por um processo de decisão colegiadas e por um ideal no qual os alunos sejam comparticipes de suas aprendizagens.
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.56)
 
Para que de fato a gestão democrática e participativa se concretize nos contextos educativos, é necessário que a instituição de ensino propicie espaços de organização e discussão. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva de que forma pode acontecer a gestão democrática e participativa dentro das escolas.
Nota: 10.0
	Há inúmeras possibilidades de gestão escolar democrática e participativa voltadas as escolas, por exemplo: conselho escolar, conselho de classe, grêmios estudantis e eleições de diretores (p. 103)
Questão 3/5
Os textos estudados retratam diversas experiências tanto educacionais quanto do cotidiano das pessoas surdas. Sobre essa temática argumente sobre a importância do encontro “surdo-surdo” na construção da identidade destes indivíduos.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno relate sobre a a importância do acesso a comunicação, troca de informações, sentimento de pertença, acesso a cultura, educação, cidadania, etc.
 
Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 41, 42, 43 e 44.
 
A preferência dos surdos em se relacionar com seus semelhantes fortalece sua identidade e lhes traz segurança. É no contato com seus pares que se identificam com outros surdos e encontram relatos de problemas e histórias semelhantes às suas: uma dificuldade em casa, na escola, normalmente atrelada à problemática da comunicação. É principalmente entre esses surdos que buscam uma identidade surda no encontro surdo-surdo que se verifica o surgimento da Comunidade Surda. Surgem com ela as associações de surdos, onde se relacionam, agendam festinhas de final de semana, encontros em diversos points, como em bares da cidade, em shoppings etc.
maioria das vexes ocorre na escola e o convívio pode ser restrito as pessoas ouvintes. 
Questão 4/5
Discutir a organização escolar compreende uma profunda análise da função da escola nos dias de hoje. Perceber o papel dessa instituição nos contextos da sociedade pressupõem o entendimento do que queremos da educação e aonde queremos chegar como sociedade. GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2011 p 20.
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, aponte pelo menos cinco atribuições competentes ao pedagogo na escola.
Nota: 10.0
	O pedagogo da escola deve responsabilizar-se pelas atividades pedagógicas, didáticas e curriculares da instituição de ensino, priorizando a qualidade do processo ensino-aprendizagem; propor estratégias de diagnóstico e debate para elaboração de projetos, planos e do PPP com toda a comunidade escolar; subsidiar os professores na execução da proposta curricular, planos de aula, metodologias, práticas de avaliação e de gestão escolar, assim como orientação dos processos de ensino-aprendizagem e demais dificuldades, adotando também medidas pedagógicas preventivas; coordenar reuniões de pais, professores e outras instâncias colegiadas; criar turmas, encaminhar professores, propor os horários das aulas, coordenar o conselho de classe; promover a formação continuada dos profissionais da instituição; propor atividades de diferentes cunhos para os pais e comunidade externa e interna; acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem; acompanhar e propor estratégias de avaliação institucional, prevendo a melhoria da instituição de ensino (p. 35).
 
Questão 5/5
“Existem sinais que podem levar os pais a suspeitarem que seu filho esteja apresentando uma perca auditiva. São sinais como: o balbucio da criança é reduzido ou para subitamente por volta dos oito meses, sendo substituído por gritos; (...) a não reação a sons fortes e ao nome, são alguns dos sinais mais frequentes para a suspeita de uma deficiência auditiva. Após a suspeita inicia-se a investigação: procura por médicos e exames. (...) O que se nota é que muitas vezes o diagnóstico é tardio.”
LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. Pg. 25.
 
Explique a importância do diagnóstico precoce da surdez e as consequências que podem ocorrer com a negligencia deste.
Nota: 16.0
	Texto 1 – As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Página 29 e 30. Todo o item 1.1.4. Avaliação e diagnóstico precoce.
A importa^ncia do diagno´stico precoce da surdez ja´ vem sendo discutida ha´ muito tempo entre os pesquisadores. Para Lacerda (1976, p. 177), “o diagno´stico precoce permite orientar a crianc¸a para a educac¸a~o igualmente precoce e adequada ao tipo de sua deficie^ncia”.
Essa ideia tambe´m e´ apresentada por Salles (1990, p. 134), pore´m enfatizando a responsabilidade dos profissionais na avaliac¸a~o e detecc¸a~o precoce da surdez. Segundo ela, ta~o logo a crianc¸a receba um diagno´stico de surdez, deve iniciar o atendimento educacional em func¸a~o dos benefi´cios que lhe podera~o ser oferecidos em termos de desenvolvimento global.
Resposta:o diagnostico se for feito no primeiro sintoma sera mais eficaz o tratamento atualmente as pessoas não dão muita importância, para a surdez , não devemos fechar os olhos para uma causa tao nobre.
x

Outros materiais