Buscar

Fatores de Localização Industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto:
 
“A constituição das especialidades nas ciências naturais e das ciências humanas, a partir do século XIX, realimentou esse distanciamento constante e progressivo entre o mundo dos homens e o da natureza. No terreno das ciências sociais, particularmente após a segunda guerra mundial, ocorreu uma intensa depuração no instrumental analítico dos vestígios “naturalistas”, presentes nos múltiplos determinismos, como os biológicos e geográficos, na antropologia, na sociologia e na geografia, por exemplo” (MARTINEZ, p. 219).
 
Durante o desenvolvimento da ciência, ocorreu o processo evolutivo nas questões ambientais. Segundos os autores, o período biocêntrico e ecocêntrico foram importantes e marcados por uma temporalidade. Mediante as discussões nas aulas e no livro-base, apresente características destes dois momentos.
Nota: 20.0
	O processo evolutivo desses dois modos de pensar a problemática ética-ambiental fica bem definido na caracterização do sexto e do sétimo períodos, conforme delineado por Siqueira (2002, p. 15-17): o sexto momento é o “biocêntrico”, surge no final do século XIX e, evolui através do século XX, sua marca está na valorização da vida, nos aspectos evolutivos dos organismos vivos e no extraordinário avanço das ciências da vida, como a genética e seus processos de clonagem, por exemplo. O sétimo e último momento é o “ecocêntrico”, é um novo momento na cultura ocidental, está em construção, sua preocupação é com o meio ambiente e as questões sociais, desde a escala micro até a escala macro da problemática ambiental e social do planeta Terra. O ecocentrismo vai tentar articular os inúmeros fragmentos do fenômeno da globalização atual, o econcetrismo é um processo de construção de valores éticos, para a construção de uma cidadania, apesar de seu processo global, ele age no local, no regional. (p. 107).
Resposta:biocentrismo, na qual o ser humano e natureza estão no mesmo nível de interação e de modificação, que a natureza, o homem no meio social e a utilização dos recursos naturais estão em um mesmo patamar. ecocentrismo, também denominado fisiocentrismo, coincide valor intrínsico aos indivíduos naturais, na maior parte também coletividades naturais biótipos. Buscam justificativa a proteção à natureza afirmando que "dado a naturalidade um valor em si, a natureza é possível de valoração própria, independente de interesses econômicos.
Questão 2/5
Considere o texto abaixo:
“Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho”.
Fonte: http://www.carlosescossia.com/2009/10/o-que-e-sistema-economico.html.  Acesso em 07/02/2016.
 
Diante dessa afirmação e de acordo com o livro-base:
 Destaque e comente duas das principais características do sistema econômico planificado/comando.
Nota: 20.0
	O sistema de comando também é conhecido como economia de comando ou economia planificada. Nesse sistema, a maioria das ações e das práticas que envolvem as atividades econômicas é controlada por um órgão central, geralmente representado pelo Estado. As decisões e as tentativas de organizar as atividades econômicas para suprir as necessidades materiais da sociedade são realizadas por aqueles que estão em comando. A quantidade e a qualidade dos produtos a serem produzidos não são determinadas pelas empresas: é o Estado que impõe as regras e controla as relações de produção. Esse sistema foi utilizado nos antigos países comunistas da União Soviética, nos países do Centro e do Leste Europeus, em Cuba e na China. Atualmente, esses países estão inseridos em um sistema de economia mista, embora apresentem fortes aproximações com a economia de mercado (p.78).
Resposta:As decisões econômicas em geral de uma nação são determinadas por um plano e não pelo mercado. Tal plano elaborado pelo Estado, isto é, por autoridade e técnicos que trabalham em setores estatais. Os preços na economia planificada não obedecem a lei da oferta e da procura, fundamental numa economia de mercado, mas sim as decisões estatais. exemplo: os preços representam apenas os recursos contábeis dentro de uma empresa 
Questão 3/5
Considere o texto abaixo:
 
“Em sua obra, Weber argumenta que a decisão quanto à localização de atividades industriais decorreria da ponderação de fatores gerais e locais. Os fatores gerais de âmbito regional, que são os custos de transporte e o custo da mão de obra”.
TOREZANI, Tomás Amaral, ANDREOTTI, Aline de Queiroz Assis, CAMPOS, Antônio Carlos. Estudo da Dinâmica Agrícola na Microrregião de Paranavaí-PR: um aporte da teoria clássica da localização. Revista paranaense de desenvolvimento, Curitiba, v.34, n.124, p. 207, jan./jun. 2013.
 
De acordo com as aulas e o livro-base, responda :
 
Descreva, de forma sucinta, o que Weber buscava compreender com o modelo de localização industrial.
Nota: 20.0
	Weber (1929) buscava compreender “os fatores que levavam as indústrias manufatureiras a se localizarem nos locais onde elas se localizavam” (p.30). Complemento da resposta: Weber optou por isolar o impacto ou a “fricção” da distância em sua análise. Weber considera que a superfície terrestre não é homogênea. Em seu modelo a ideia de que os recursos naturais não estão distribuídos igualmente pela superfície terrestre. Assim, além da variável distância, teríamos de considerar também a localização e as características (peso ou qualidade) dos insumos e de outras matérias-primas como fatores de localização industrial (p.30).
No modelo de Weber, na medida em que variáveis diversas são adicionadas ao modelo e os custos envolvidos no uso das matérias-primas e no transporte são modificados, novas possibilidades se abrem para que os produtores. Isso serve para que eles possam alterar a lógica no padrão de localização de suas unidades industriais, ainda de acordo com o modelo de Weber (p.33).
 
 
Resposta:Assume em seu modelo a ideia de que os recursos naturais não estão distribuídos igualmente pela superfície terrestre. Assim, alem da variável distancia, teríamos de considerar também a localização e as características dos insumos e de outras matérias-primas como fatores de localização industrial.
Questão 4/5
Leia o texto abaixo:
 
“O processo de crescimento econômico e suas etapas diferem de um local para outro, obtendo um grau maior ou menor de crescimento a partir da localização geográfica ou da distância dos grandes centros consumidores. Foi baseado nessas observações que surgiram muitos trabalhos de cunho científico, concentrando-se basicamente no esforço de compreender como se distribuíam as atividades econômicas no espaço geográfico”.
 ALMEIDA, Neuler André Soares de; ARAÚJO, José Júlio César do Nascimento; RODRIGUES, Francisco Mendes. A Teoria dos Lugares Centrais e sua aplicabilidade no Programa Zona Franca Verde no Amazonas Programa Zona Franca Verde no Amazonas. REDES, Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 108, jan./abr. 2009.
 
Cite e explique dois dos principais conceitos trabalhados no modelo de localização de Christaller.
Nota: 10.0
	A análise de Christaller faz uso de três conceitos básicos: centralidade (P), limite (L) e raio (R). Podemos definir a centralidade pela localização do ponto de venda dos produtos. Como esse ponto comporta apenas um único produtor, então, é nesse mesmo ponto que devemos estabelecer o preço de mercado de um produto. O limite define a área reconhecida como “mercado mínimo” de uma empresa, e o raio indica a extensão do mercado para um determinado produto (p.36)
Resposta:Para Christaller o formato hexagonal do raio de influência dos lugares centrais permite que os consumidores tenham acessibilidade ao lugar central de mais alta hierarquia partindo de qualquer parte do hexágono.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto
 
“A interferência do ser humanosobre o ambiente natural coincide com a sua própria História. Nas sociedades primitivas, existia uma dependência direta e evidente da natureza, para que lhes fosse garantida a permanência sobre o planeta. Passado o tempo, com os avanços tecnológicos, essa dependência parece menor. Isso permitiu à sociedade pensar que os recursos naturais pudessem ser usados indiscriminadamente como se fossem infinitos, ou substituíveis por invenções tecnológicas” (NETO, et. al., 2008, p. 307).
 
 Após a avaliação, caso queira ler  integralmente este texto, ele está  em  :     NETO, J.P.C.; FERNANDES, R.T.; LEMOS, J.J.S. Degradação ambiental e condições socioeconômicas do Município de Vitória Mearim – Maranhão. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 39, nº 2, abr/jun 2008.
 
Muitos são os impactos ocasionados pela ação antrópica ao meio ambiente. Mediante as discussões nas aulas e no livro-base, apresente e argumente sobre quais são os tipos de pressão exercida por esta ação.
Nota: 20.0
	Nesse cenário, as pressões sobre o meio ambiente (considerando especificamente os fatores provocados pela ação humana) que provocam a vulnerabilidade ambiental são: *a pressão industrial; * a pressão agrícola; *a pressão urbana. O que existe em comum a esses três aspectos de pressão sobre o meio é a ação antrópica, a qual pode causar impactos ou resultar em desastres ambientais. (p, 108).
Resposta:Relativo pertencente ao homem ou ao seu período de existência na Terra, concernente à ação do homem. Pois sempre quando utilizarmos algo do meio ambiente, ou alternarmos de alguma maneira. Nos dias atuais, principalmente, a ação antrópica em relação à natureza é bastante preocupante, pois por conta do aumento populacional estas ações estão sendo realizadas com uma frequência maior, e nem sempre de uma maneira responsável e sustentável, causando danos a fauna e flora em geral. Derrubar uma árvore ou plantar é uma ação antrópica pois foi exercida pelo homem.

Continue navegando