Buscar

SEMINÁRIO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL
Questões
Paciente J.B.K. , sexo masculino, 55 anos, pesando aproximadamente 70 quilos, chegou a CSVA com dor aguda, espontânea e localizada no elemento 16. No exame físico foi constatada pressão arterial de 170x100mmHg. O paciente relatou na anamnese que faz uso diário de Captopril. Esse paciente poderá ser atendido na clínica? Se sim, qual a conduta clínica e o AL mais indicado?
R = Sim, pois se trata de um quadro de pulpite, sendo considerado então uma consulta de urgência. A conduta clínica é o alívio da dor por meio de anestesia local e remoção da causa. O AL mais indicado é a Prilocaína 3% com Felipressina (máximo 2-3 tubetes).
Quais os principais cuidados que devem ser tomados ao se atender um paciente com hipertensão arterial no estágio 1 ou 2?
R = - Realizar minuciosa anamnese para avaliar a existência de outras alterações sistêmicas associadas;
- Realizar sessões curtas de atendimento, e no caso de procedimentos mais prolongados, monitorar a PA durante a intervenção;
- Realizar um controle da ansiedade do paciente (medicamentoso ou não medicamentoso) para evitar um aumento da PA pelo estresse operatório;
- Limitar a dosagem de tubetes do AL (o máximo para a Felipressina são 3 tubetes);
- Evitar injeções intravasculares;
- Evitar o uso de anti-inflamatórios não esteroidais para controle da dor pós operatória. Dar preferência para dipirona e paracetamol.

Outros materiais