Buscar

Dieta Mediterrânea

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dieta Mediterrânea
Nutrição e Gastronomia
Introdução
A dieta Mediterrânea é muito mais que um regime nutricional , ela traduz um estilo de vida, e não apenas um padrão alimentar, que combina ingredientes da agricultura local, receitas e formas de cozinhar próprias de cada lugar, refeições partilhadas, celebrações e tradições, que, juntamente com o exercício físico moderado diariamente, favorecido pelo clima ameno, completam um estilo de vida que a ciência moderna nos convida a adotar em benefício da nossa saúde, tornando-a um excelente modelo de vida saudável.
A Dieta Mediterrânea é caracterizada por : 
Abundância de alimentos de origem vegetal(pão, massas, arroz, hortaliças, legumes, frutas frescas e frutos oleaginosos);
Utilização do azeite como principal fonte de gordura;
Consumo moderado de pescado, aves, lacticínios e ovos;
Consumo de pequenas quantidades de carnes vermelhas e
Ingestão moderada de vinho, geralmente durante as refeições.
A sua importância na saúde do indivíduo não se limita ao fato de se tratar de uma dieta equilibrada, variada e com nutrientes adequados. Aos benefícios de seu baixo teor de ácidos gordos saturados e alto teor de mono insaturados, tal como em glícidos complexos e fibra alimentar, junta-se a riqueza em antioxidantes, determinantes para a o bem-estar.
Seus fundamentos são :atividade física , descanso adequado , convivência , sazonalidade e biodiversidade , cereais , hortifrútis , ervas aromáticas , carnes , etc .
A Pirâmide Alimentar
A pirâmide da Dieta Mediterrânea apresenta na base os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade na alimentação diária, e nas camadas superiores, aqueles que devem ser consumidos com moderação, reservando-se para ocasiões festivas e excecionais. Além disso, contém indicações de carácter cultural e social, intimamente ligadas ao estilo de vida do Mediterrâneo, e reflete o número de porções aconselhado para a população adulta saudável, devendo ser adaptado às necessidades específicas de crianças, mulheres grávidas e outras condições de saúde.
Pirâmide alimentar: 
Objetivo
Mostrar e conhecer a Dieta Mediterrânea através de pratos adequados .
Ingredientes
Tomate 
Vinagre
Pepino
Pimentão verde
Cebola roxa
Azeite
Sal e orégano .
Desenvolvimento
Corta-se o pimentão e o tomate em quadrados 
Pica-se a cebola e corta-se o pepino em rodelas e em seguida as parte no meio
Junta-se tudo na tigela e tempera-se com sal , azeite , vinagre e orégano .
Resultados
A salada atendeu as expectativas tendo assim aprovação total . Conseguiu-se distinguir o sabor de todos os ingredientes com seus respectivos sabores e também com a junção de todos eles .
Conclusão
Podemos concluir que uma alimentação baseada na Dieta Mediterrânea é ideal para uma vida variada e saudável e que fornece os nutrientes e energia necessária para o metabolismo e as atividades do dia-a-dia. E as saladas são grande parte dessa dieta trazendo algo leve e ao mesmo tempo com os nutrientes necessários para uma vida saudável . A aquisição desta dieta como hábito alimentar é também desejável, já que também é caracterizada por incentivar a prática de exercício físico que, na mesma medida dos alimentos que compõem a dieta, ajuda à prevenção de problemas de saúde graves. 
Anexos
Equipe :
Ana Priscilla Araújo
Ariany Fernandes
Nagilla Karine 
Thiago Cordeiro
Referências
http://www.apdietistas.pt/nutricao-saude/alimentacao-na-saude/dieta-mediterranea
http://dietamediterranea.com/
https://www.google.com.br/search?q=dieta+mediterr%C3%A2nea&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR685BR685&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi9qLi_lpLNAhUEyyYKHbLLDYMQ_AUIBigB#imgrc=OWhDaP6C9MZxRM%3A
https://www.google.com.br/search?q=dieta+mediterr%C3%A2nea&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR685BR685&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi9qLi_lpLNAhUEyyYKHbLLDYMQ_AUIBigB#imgrc=ctIutKDYwt0_YM%3A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais