Buscar

Apol 01 ANALISE CONJUNTURAL E CENÁRIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 01 – ANALISE CONJUNTURAL E CENÁRIOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Sua nota nesta tentativa foi: 100
	Questão 1/5
A Janela de Johari é um modelo dinâmico em que cada painel pode se expandir ou se contrair, sendo que as interações se movem de um painel para outro dependendo do nível de confiança e do tipo de feedback trocado entre as pessoas envolvidas.
Janela de Johari
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 46-47
Partindo da análise deste conteúdo, a Janela de Johari pode ser aplicada com a finalidade de...
	
	A
	a) ( ) atuar como centro do ciclo de inteligência, uma vez que tenta explicar “o que está acontecendo aqui”.
	
	B
	b) ( ) ser um subproduto de outras atividades, como a realização de tarefas, a interação interpessoal ou a experimentação.
	
	C
	c) ( ) interagir no dia a dia, não sendo estruturada e controlada pelo indivíduo.
	
	D
	d) ( ) descrever a situação dos conhecimentos de uma organização sobre o que ela sabe. 
	
	E
	e) ( ) conduzir a tensão entre a exploração de novas ideias e a utilização do conhecimento institucionalizado.
Questão 2/5
As organizações são compostas de indivíduos e suas interações recíprocas, conhecimentos, comportamentos, cognições, sentimentos, emoções e culturas funcionais.
Glynn conceituou as inteligências individual e organizacional como funcionalmente similares e baseadas em capacidades de processar informações. Essa similaridade é evidente na definição da autora para esses dois conceitos. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 39-40
Pensando nisso e em como a inteligência organizacional e a inteligência individual se relacionam, analise as afirmativas a seguir:
I. A inteligência individual é a capacidade de uma pessoa para processar, interpretar, codificar, manipular e acessar informações.
II. A inteligência organizacional é um processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram, de maneira a definir as tarefas, mecanismos e ações.
III. A inteligência organizacional é um resultado social que está relacionado à inteligência individual pela agregação, transferência transversal e distribuição.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, apenas.
	
	B
	b) ( ) I e II, apenas.
	
	C
	c) ( ) II, apenas.
	
	D
	d) ( ) I e III, apenas. 
	
	E
	e) ( ) III, apenas
	
Questão 3/5
As diferenças entre as teorias tradicionais de comércio internacional e a teoria de vantagem competitiva das nações podem ser resumidas na forma do tratamento do problema: dinâmico ou estático. As teorias tradicionais tratam de uma realidade muito simplificada, na qual o estoque de fatores e a produtividade são dados e nada se pode fazer a esse respeito. No mundo real, isso não ocorre. Para análise do comércio internacional é importante termos claro alguns conceitos básicos de comércio exterior.  Com base nesse contexto escolha a alternativa, ao modelo de comércio internacional descrito abaixo:
“É um conceito relacionado à estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.”
	
	A
	Dumping
	
	B
	Economia de escala
	
	C
	Custo marginal
	
	D
	Comércio interindústrias
	
Questão 4/5
Dentro das organizações, a intuição e a interpretação acontecem no nível da inteligência individual; a integração ocorre em nível de grupo, e a institucionalização, em nível da inteligência organizacional. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
Baseados na definição desses quatro processos, feita pelos autores Crossan, Lane e White, analise as afirmativas a seguir:
I. Interpretação é a explicação de um insight ou ideia para si mesmo ou para os outros.
II. Institucionalização é o processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram.
III. Intuição é o processo de incorporação de aprendizagem que ocorre por parte de indivíduos e grupos na organização.
IV. Integração é o processo de desenvolvimento do entendimento entre indivíduos e a tomada de ações coordenadas por meio de ajustes mútuos.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, II e IV, apenas. 
	
	B
	b) ( ) III e IV, apenas.
	
	C
	c) ( ) I e III, apenas.
	
	D
	d) ( ) II, apenas.
	
	E
	e) ( ) I, II e III, apenas.
Questão 5/5
A partir da segunda metade do século XVIII surgiram os debates sobre comércio internacional que influenciaram a teoria econômica moderna. Até aquela época, o conhecimento acerca do comércio exterior derivava apenas dos escritos da escola mercantilista, que justificavam o comércio internacional pela oportunidade que ele oferecia de se obter um excedente na balança comercial o objetivo era o superávit comercial, que deveria ser atingido a qualquer custo. Com base nesse contexto escolha a alternativa, em relação aos modelos de comércio internacional, que corresponde ao conceito o Modelo de fatores específicos.
	
	A
	Teve como principal elaborador o economista britânico David Ricardo, no começo  do século XIX, nesse modelo considera-se que o país deveria voltar os seus esforços produtivos para o bem em relação ao qual é relativamente mais produtivo, independentemente do outros países produzirem a mesma mercadoria mais barato.
	
	B
	Foi desenvolvido por suecos ganhadores do prêmio Nobel de 1977, enfatiza a inter-relação entre os fatores de produção disponíveis em diferentes proporções em cada país e sua utilização na produção de diferentes bens. O modelo nos diz que os países tendem a direcionar os seus esforços para a produção dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes.
	
	C
	Modelo publicado na década de 70 por Samuelson determina que o país aloque mais trabalho para o setor em que tem mais abundância do fator específico (ou fixo), pois a produtividade marginal do trabalho é maior devido à abundância relativa ao fator escasso. Considera que existem fatores específicos que só podem ser usados para a produção de certo bem.
	
	D
	Dumping é um conceito relacionado a estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.

Outros materiais