Buscar

ED 1 - Gustação e Olfação RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED 1 da Prova 2 – Gustação e Olfação - Neurofisiologia- ufjf gv
Lembrando que essas respostas foram feitas por mim e algumas não foram corrigidas, portanto, os eds podem conter alguns erros.
1. Os axônios dos neurônios sensoriais olfativos convergem para neurônios localizados no bulbo olfativo. Os neurônios sensoriais olfativos expressam um determinado tipo de receptor para uma única substância odorífera? Ou um receptor pode ser ativado por várias substâncias odoríferas? Discorra sobre como ocorre a discriminação de diferentes odores, mesmo aqueles decorrentes de substâncias odoríferas com estruturas químicas semelhantes. 
Cada célula sensitiva expressa um único receptor em sua membrana, entretanto este pode ser ativado, de forma diferente, por várias substancias odoríferas, por exemplo, o cheiro de flor, dispara um PA grande na célula X, um PA mediano na célula Y e não sensibiliza o receptor da célula Z. Assim, as células vão identificando os cheiros pelos diferentes padrões de sinais recebidos.
2. Como você explica a percepção discriminativa de um alimento salgado? E se for um alimento rico em aminoácidos? 
SALGADO: deve-se a ação direta dos íons Na+ que atravessam canais iônicos, criando uma despolarização na membrana do receptor, o que ocasiona a abertura de canais de Ca e a liberação de NT.
AMINIÁCIDO: o glutamato ativa receptores canais iônicos que são permeáveis a Na e Ca, causando desp, abrindo canais de CA dependentes de voltagem e induzindo a liberação de NT.
3. Uma célula receptora gustativa responde apenas a um único tipo de substância química? Justifique sua resposta. Dica: registros eletrofisiológicos (medidas do potencial de membrana da célula receptora gustativa) revelaram se uma determinada célula receptora gustativa responde a um único estímulo químico ou se pode responder a mais de um. 
Uma célula gustativa pode ser ativada por mais de um sabor. Em concentrações imediatamente acima do limiar, as papilas tendem a ser sensíveis a apenas um sabor básico, porém, quando os estímulos são aumentados, as papilas tornam-se menos seletivas. Essa perda da especificidade é comum nos sistemas sensoriais. A maioria dos receptores sensoriais surpreendentemente perde a capacidade de discriminar os agentes que os excita. O mapa da língua significa apenas que algumas regiões são mais sensíveis aos sabores básicos do que outras, mas todas as regiões respondem a todos os estímulos.
4. Corrija a frase e complete-a com alguma informação (ou frase) relevante: Os axônios das células receptoras gustativas fazem sinapses diretas com os neurônios do núcleo do trato solitário (NTS), que por sua vez projetam axônios diretamente para os neurônios do córtex gustativo, localizado na ínsula anterior e no opérculo frontal. 
Os axônios das células receptoras gustativas fazem sinapses diretas com os axônios gustativos primários que têm seus corpos localizados nos gânglios: geniculado, petroso e nodoso, prolongamentos que saem desses gálios fazem sinapse com neurônios do núcleo do trato solitário (NTS), que por sua vez projetam axônios, para o núcleo medial ventral sup. do tálamo e daí para os neurônios do córtex gustativo, localizado na ínsula anterior e no opérculo frontal.

Outros materiais