Buscar

Agroindústria (Poluição Atmosférica)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Agroindústria: é o conjunto de atividades que envolvem a transformação de matérias-primas vindas da agricultura, aquicultura, pecuária e silvicultura.
Agroindústria de processamento: transforma os produtos vindos da agropecuária em bens de consumo. São exemplos disso o setor têxtil e de vestuário (com a transformação do algodão e de outras fibras naturais), o setor alimentício (sucos, bebidas, café, leite, alimentos processados etc.) e a agroindústria florestal (madeira, papel, celulose, móveis etc.).
Agroindústria de bens de capital: produção de insumos e instrumentos que possibilitam o aumento da produtividade na agricultura. Estão nesse ramo industrial a produção de tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas, os sistemas de irrigação, as indústrias de fertilizantes, corretivos e defensivos, a produção de ração animal e a de sementes melhoradas, mudas etc.
Agrosserviços: desenvolvimento de serviços que influem diretamente na produção agropecuária. O agrosserviço divide-se em três ramos distintos:
Agrosserviço de preparação e logística: nele se incluem casas de beneficiamento para frutas frescas (laranjas, maçãs, uvas etc.), o setor de armazenamento (silos, armazéns, depósitos etc.), estruturas de seleção e empacotamento (para arroz, feijão, milho, batata, cebola etc.) e o setor de transporte (para produtos perecíveis, hortifrútis e cargas em geral).
Agrosserviço de aprimoramento e ampliação: prestação de serviços especializados na gestão e no aprimoramento dos negócios agropecuários, tais como a manutenção de equipamentos agrícolas (assistência técnica, oficinas etc.), o planejamento e gerenciamento financeiro e contábil, serviços de terraplenagem e pesquisa e desenvolvimento para a agropecuária (adaptação de tecnologia etc.).
Agrosserviço transacional e de distribuição: engloba pessoas e estruturas especializadas na comercialização dos produtos agropecuários, tais como atacadistas e varejistas, feiras livres e empresas de exportação, bolsas de mercadorias etc.
Poluentes Atmosféricos: gases e partículas sólidas (poeira, pó) resultantes das atividades humanas e de fenômenos naturais dispersos no ar.
Material Particulado (MP): é uma mistura complexa de sólidos com diâmetro reduzido, cujos componentes apresentam características físicas e químicas diversas. Câncer respiratório, asma, pode levar a morte. Deixa as nuvens mais densas (menos luz) e forma chuva ácida.
Dióxido de Nitrogênio (SO2): é um gás poluente com ação altamente oxidante, sua presença na atmosfera é fator chave na formação do ozônio troposférico. Sensibilidade à asma, menor resistência a infecções respiratórias. Propicia chuva ácida, corróis estruturas.
Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC): são poluentes que tem vida relativamente curta na atmosfera (de alguns dias à algumas décadas), apresentam efeitos nocivos à saúde, ao ambiente e também agravam o efeito estufa. Nocivo ao sistema respiratório e sanguíneo. Aumenta a densidade das nuvens, menor circulação de luz solar.
Filtro manga: aspirador de pó (sucção) – 99,9%
Lavadores de gases: chuveirinho no gás, as partículas mais densas são capturadas. (99,0%)
Ciclones: passa pela lateral ao longo do cilindro, reduz a velocidade e as partículas mais densas caem. (90,0% a 95,0%)
Ventilação Geral Diluidora: Este método de ventilação consiste simplesmente em passar uma corrente de ar externo não contaminado através do recinto a ser purificado, eliminando (reduzindo a concentração) de substâncias indesejáveis. 
Planejamento territorial: localização seletiva da fonte/receptor
Reaproveitamento do gás: transformação de gás-estufa (metano) em energia.

Outros materiais

Outros materiais