Buscar

Medidas Cautelares no Processo do Trabalho.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEDIDAS CAUTELARES NO PROCESSO DO TRABALHO
ANA CAROLINA CORREA LOBAO
ANDREA RODRIGUES DE SOUSA
BARBARA MYLENA ANDRADE
CAROLINA FIGUEIREDO CORREA
LETÍCIA SERRA CALDAS DOS SANTOS
LOIDE DANIELE AMARAL RIBEIRO
MIGUEL AUGUSTO DE SOUZA FALCAO
EQUIPE
INTRODUÇÃO
Ação Cautelar: ação judicial a qual tem por objetivo garantir o resultado útil do processo;
Aguardar o desfecho do processo principal, incorre em perigo para o direito ou interesse do litigante.
AÇÃO PRINCIPAL X CAUTELAR
Principal: cognição exauriente, faz coisa julgada;
Cautelar: cognição sumária, não faz coisa julgada.
Não há na CLT previsão das medidas cautelares, devendo se utilizar do Código Processual Civil (CPC) de forma subsidiária;
CLT X CPC
Mesmos requisitos tanto para as cautelares quanto para as satisfativas: probabilidade do direito e perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo;
Dispensa do processo cautelar autônomo, permitindo que as medidas provisórias sejam tanto pleiteadas quanto deferidas nos autos da própria ação principal;
Possibilidade de estabilização da tutela antecipada concedida em caráter antecedente, sempre que não houver impugnação;
Extinção das medidas cautelares em espécie, sendo as mesmas agrupadas de forma genérica nas tutelas provisórias de urgência e de evidência.
INOVAÇÕES CPC 2015
CLASSIFICAÇÃO (CPC 73)
Ação cautelar antecedente: é ajuizada antes mesmo da propositura da ação principal, possuindo natureza preventiva;
Ação cautelar incidental: ocorre no decurso do processo principal e pode ser tanto repressiva, se houve lesão ao direito, ou preventiva, se não houve lesão ao direito;
Tutela de urgência: concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo (artigo 300);
Tutela de evidência: concedida quando as evidências apresentas na ação indicam grande probabilidade de consecução do pleito do autor ao final do processo principal, justificando sua a tutela antecipada. Não se faz necessária a demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo.
CLASSIFICAÇÃO (CPC 15)
CLASSIFICAÇÃO (CPC 15)
CLASSIFICAÇÃO (CPC 15)
COMPETÊNCIA
CPC 73: Distinção entre cautelares antecedentes e incidentais.
CPC 15: Sem mudanças significativas em relação ao código anterior.
REQUISITOS (CPC 73)
Fumaça do bom direito: plausibilidade do direito substancial invocado por quem pretenda a segurança, significando a possibilidade de existência do direito invocado pelo autor da ação cautelar;
Perigo da demora: potencial de dano pelo decurso do tempo, ou seja, risco que corre o processo principal de não ser útil ao interesse demonstrado pela parte caso a tutela jurisdicional demore a ocorrer
REQUISITOS (CPC 15)
Requisitos das Tutelas de Urgência: presença de elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo;
Requisitos das tutelas de evidência: Artigo 311.
PROCEDIMENTOS (CPC 73)
PROCEDIMENTOS (CPC 15)
Ação de tutela antecipada (Art. 303) e ações de tutela cautelares (Art. 305).
FUNGIBILIDADE
CPC 73: substituição da medida cautelar por caução ou outra garantia menos gravosa;
CPC 15: cautelar poderá ser convertido em antecipativa.
LIMINAR
NCPC 15, no art. 300, § 1º, é estabelecido de forma expressa, que na concessão liminar da tutela de urgência, o juiz poderá exigir caução real ou fidejussória idônea para ressarcir os danos que o requerido possa vir a sofrer, podendo a caução ser dispensada se a parte economicamente hipossuficiente não puder oferecê-la.
Discute-se ainda, se a liminar e se há medidas cautelares que podem ser concedidas de ofício pelo juiz. Nós temos duas correntes:
Corrente 1: entende que a liminar, assim como medida cautelar em si, necessariamente, devem ser requeridas pela parte, sendo vedado o juiz as conceda de ofício.
Corrente 2: defende a possibilidade da concessão de liminar e de medida cautelar de ofício pelo juiz, conforme a urgência do caso concreto e do direito envolvido, o que poderia ocorrer no processo do trabalho.
EFICÁCIA DA MEDIDA CAUTELAR
NCPC. Art. 308. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal, terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado nos mesmos autos em que deduzido o pedido de tutela cautelar, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais. 
RESPONSABILIDADE 
A responsabilidade do requerente, quando existente, é de natureza objetiva, não se exigindo a demonstração de dolo ou culpa. O autor da cautelar, portanto, ao requerer a medida, já deve estar ciente dessa possibilidade de responsabilização.
MEDIDAS CAUTELARES EM ESPÉCIE
Extinção das medidas cautelares em espécie, sendo as mesmas agrupadas de forma genéricas nas tutelas de provisórias de urgência e evidência no NCPC.
(CLT. Art. 769). Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título. 
No processo de execução do processo do trabalho, sendo omissa a CLT, será aplicada como fonte de subsidiariedade a LEF – Lei de Execução Fiscal. Na omissão da LEF, será aplicado o CPP.
Agora, vamos falar um pouco, sobre cada uma das medidas cautelares típicas ou específicas, que são elas: arresto; sequestro; caução; busca e apreensão; exibição; produção antecipada de provas; justificação; protestos, notificações e interpelações; atentado.
Vale salientar, que no NCPC o procedimento é comum.
DÚVIDAS?
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais