Buscar

Questões Discursivas Orçamento Empresarial

Prévia do material em texto

1- As metas de vendas não se estabelecem ao acaso. Devem resultar de uma análise criteriosa. São conhecidas inúmeras técnicas de previsão. Em se tratando de métodos de finalidade específica, apresente em sua resposta duas destas técnicas: 
R: Análise da Indústria; Análise de linhas de produtos; Análise de uso final de produtos.
 
2- Em que consiste o método das percentagens de vendas na elaboração de um DRE. 
R: Consiste em projetar os custos e despesas da empresa com base em percentagem de sua receita.
3- A Gestão Orçamentária não é um procedimento isolado que sai da cabeça de uma única pessoa. Partindo deste princípio, pedimos que cite dois exemplos da utilidade da gestão orçamentária. 
R: Dar forma pormenorizada ao plano estratégico; Auxiliar a coordenação das várias atividades da organização. 
4- Em relação ao que foi estudado no orçamento de investimentos, indique a seguir pelo menos 2 de suas características principais. 
R: I) COMPOSTO PELOS IMÓVEIS, EQUIPAMENTOS, MÓVEIS ETC. II) IMPACTA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
5- Descrever as principais etapas na formulação de previsões de vendas. 
R: Pesquisa (com levantamento histórico e metodológico), planejamento, elaboração e controle a posteriori.
6- O Suborçamento de matérias-primas, partes e componentes é responsável... A definição de uma política de estoques de matérias- primas deve abranger alguns aspectos principais, aos quais pede-se que cite três. 
R: A) o amplo conhecimento das disponibilidades das matérias-primas nos estoques dos fornecedores; B) o amplo conhecimento da durabilidade da matéria-prima e cuidados especiais na sua estocagem na área de produção; C) os aspectos relacionados à logística e armazenagem da matéria-prima.
7- Um orçamento de operações compreende o orçamento de produção que é formado por três suborçamentos, cite quais são. 
R: Suborçamento de matérias-primas, partes e componentes; suborçamento de mão-de-obra direta e suborçamento de custos indiretos de fabricação.
8- Uma característica interessante para reforçar neste momento diz respeito a diferença entre os enquadramentos contábeis de custos e despesas... Indique a seguir, onde a despesa impacta na demonstração de resultados: 
R: A despesa impacta apenas na receita operacional.
9- Descreva o conceito de orçamento flexível das organizações. 
R: É o conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades. A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre os custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional.
10- Além da revisão e análise do estágio de aderência aos princípios de planejamento, existem os elementos que devem ser tratados antes do início da montagem do orçamento. cite quais são estes elementos. 
R: Diretrizes; Cenários; Premissas.
11- Além da revisão e análise do estágio de aderência ... Conceitue em até 2 linhas a que correspondem as premissas. R: Premissas são também denominadas de pressupostos, uma vez que são definidas por alguém na empresa antes de o processo de planejamento ser iniciado. Devem ser, de alguma forma, resultado de algum nível de consenso entre os gestores.
12- Além da revisão e análise do estágio de aderência... Conceitue em até 2 linhas a que correspondem os cenários. 
R: Cenários correspondem ao: cenário político, cenário econômico e o cenário mercadológico (clientes, fornecedores, concorrência, etc.).
12- Além da revisão e análise do estágio de aderência... Conceitue em até 2 linhas a que correspondem as diretrizes. 
R: Diretrizes correspondem ao briefing (um conjunto de informações, uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho) da alta administração direcionando as ações para os vários segmentos.
13- Uma das formas mais comuns para parametrizar a mão de obra em uma visão contábil orçamentária é estabelecer parâmetros de quantidade e valores de Homem Hora. Indique o que deve ser considerado no calculo do custo do homem-hora. 
R: Horas plenas de produção por funcionário - encargos sociais e suas provisões.
14- A proposta orçamentária de custos indiretos de fabricação contempla o Orçamento de Investimentos que considera um suborçamento que evidencia o controle das edificações e reformas das instalações que impliquem em desembolso de relativa magnitude. A qual suborçamento a descrição se refere? 
R: Suborçamento de investimentos em imobilizado em geral.
15- Descreva o conceito de orçamento estático utilizado nas organizações. 
R: É o orçamento mais comum. O orçamento é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias.
16- Segundo o conteúdo apresentado, como podemos definir o orçamento? Utilize até 3 linhas para a sua resposta. 
R: O orçamento é uma expressão quantitativa formal que parte do comportamento passado e olha para as possíveis mudanças futuras quantificando, em termos econômicos e financeiros, as atividades da empresa. Trata-se de uma previsão, uma meta de acordo com a qual serão tomadas as decisões.
17- A viabilização de uma proposta orçamentária de custos indiretos de fabricação passa necessariamente pela análise de alguns aspectos, inclusive departamentalização. De acordo com o conteúdo estudado, descreva a finalidade da departamentalização. Utilize até 3 linhas para a sua resposta. 
R: Ela se destina, principalmente, para a obtenção dos custos, utilizando-se de informações tais como: - a unidade mínima administrativa; - os departamentos produtivos e seus orçamentos; - os departamentos auxiliares e seus orçamentos; - as sistemáticas utilizadas para apropriação de custos.
18- DÊ TRÊS EXEMPLOS DE IMPOSTOS SOBRE VENDAS. 
R: ICMS, IPI E PIS SOBRE O FATURAMENTO.
19- O fluxo de caixa é uma consequência dos demais orçamentos, ele constitui as entradas e saídas operacionais e não operacionais. Cite dois exemplos de saídas operacionais: 
R: Pagamentos a fornecedores E Pagamentos a despesas administrativas e despesas comerciais.
20- Descrever a relação existente entre Planejamento Financeiro e Plano estratégico da empresa? 
R: O Planejamento Financeiro traduz quantitativamente as metas estabelecidas pelo Planejamento estratégico da empresa tornando-se assim uma importante ferramenta de suporte a tomada de decisões por parte da alta direção.
21- Em relação ao gasto com investimento em uma determinada data de um exercício, o que ocorre com este gasto ao longo do ciclo orçamentário: 
R: Durante o ciclo orçamentário, anualmente parte do Investimento é depreciado e sai do ativo imobilizado. Neste momento pode ser transformado em Custo, despesa ou perda dependendo de sua forma de transformação.
22- A Gestão Orçamentária não é um procedimento isolado que sai da cabeça de uma única pessoa. Partindo deste princípio, podemos dizer que gestão orçamentária é: 
R: É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar os resultados, dentro dos parâmetros da ciência e da lei.
23- O controle orçamentário pode compreender duas atividades distintas: O controle contábil e O controle programático. Conceitue Controle programático: 
R: controle programático: busca verificar o cumprimento do programa de trabalho, expresso em termos de objetivos e metas associados aos planos estratégicos em vigor.
23- O controle orçamentário pode compreender duas atividades distintas: O controle contábil e O controle programático. Conceitue Controle Contábil: 
R: É o controle das variações patrimoniais, estimando o resultado esperado, levando em consideração tudo que possa afetar as contas da empresa, de modo que ela alcance o máximo de lucratividade.
24- Em um determinado período uma empresa tem suas vendas orçadas em 3.500 unidades , com estoque final pretendido de produtos acabados de 800 unidades. Sabendo-se que o estoqueinicial de produtos acabados é de 400 mercadorias, calcular quantas unidades uma empresa deverá produzir neste período. 
R: Produção = 3500 + 800 -400 = 3900 unidades
25- Em um determinado período uma empresa tem sua produção orçada em 4.500 unidades , com estoque final pretendido de produtos acabados de 700 unidades. Sabendo-se que o estoque inicial de produtos acabados é de 400 mercadorias, calcular a venda projetada neste período. 
R: Venda = 4500 + 400 - 700 = 4200 unidades.
25- Em 2012 uma empresa tem suas vendas orçadas em 4.200 unidades , com estoque final pretendido de produtos acabados de 1.400 unidades. Sabendo-se que o estoque inicial de produtos acabados ao final de 2011 será de 700 mercadorias, calcular quantas unidades uma empresa deverá produzir neste período. 
R: Produção = 4200 +1400 - 700 = 4900 unidades.
26- Descreva o conceito saldo do fluxo de caixa apresentando um exemplo concreto. 
R: O saldo do fluxo de caixa é a diferença entre o total de recebimentos e o total de pagamentos do orçamento de caixa. Qualquer exemplo associado a esse conceito será válido.
27- A construção de um sistema de controle interno... Como o controle orçamentário é habitualmente definido? 
R: Um sistema ou processo de comparações entre os desempenhos. Normalmente confrontando-se um padrão (ou um dado orçado) com a apuração real realizada.
28- Considere as seguintes informações de vendas projetadas de Nov/20X0 a Fev/20X1 da empresa ABC... calcular : a) Recebimentos no mês de janeiro b) A Receita no DRE projetado de Jan a Fev. 
R: a) R$ 17.750 b) 42.500.
29- Um orçamento de operações deve compreender quais orçamentos? 
R: Orçamento de vendas e Orçamento de produção.
30- Em relação ao que foi estudado envolvendo Orçamento de Investimentos, indique a seguir as etapas de elaboração de um planejamento de investimentos. 
R: GERAÇÃO DE PROPOSTAS; LEVANTAMENTO DE DADOS RELATIVOS A CADA PROJETO; AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS E ESCOLHA DENTRE VÁRIAS ALTERNATIVAS; CONTROLE DOS DESEMBOLSOS; ANÁLISES DE CENÁRIOS.
31- Qual é o orçamento que deve considerar as eventuais variações de ordenados e demais remunerações, decorrentes de aumentos por mérito, promoção, dissídios das diversas categorias e outros? 
R: Orçamento de pessoal.
32- As metas de vendas não se estabelecem ao acaso. Devem resultar de uma análise criteriosa. São conhecidas inúmeras técnicas de previsão. Em se tratando de métodos de finalidade específica, apresente em sua resposta duas destas técnicas: 
R: Análise da Indústria; Análise de linhas de produtos.

Outros materiais

Perguntas Recentes