Buscar

Introdução à Psicoterapia Unisaf

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Psicoterapia 
Unisaf
Introdução a Psicologia
Dra. Maria Aparecida Soares 
*
A psicoterapia em geral chamada apenas de terapia, refere-se a qualquer um dos inúmeros tratamentos psicológicos de pessoas mentalmente pertubadas.
O termo aconselhamento é aplicado tipicamente ao apoio oferecido a indivíduos essencialmente normais com problemas educacionais, conjugais e outros problemas de ajustamento. Embora, as definições formais de aconselhamentos e terapia difiram, as duas sobrepõem-se muito na realidade.
*
Principais queixas de pacientes que procuraram terapia
Problemas sexuais, sintomas físicos, ansiedade genralizada, dificuldades interpessoais, auto-avaliação negativa, perda de interesse e esgotamento, depressão, suicídio, fobias e medos, culpa, ilusões, problemas de concentração, sintomas obsessivo-compulsivo, problemas de trabalho, problemas de comportamento e psicose.
*
As psicoterapias podem ser vistas como tentativas de construir experiências que permitirão as pessoas de enfrentar a vida de uma forma satisfatória e produtiva. 
As técnicas são diversas, existem mais de 250 abordagens. 
Três orientações terapêuticas são consideradas fundamentais: psicanalíticas, comportamental e humanista-existencial.
*
Psicoterapia psicanalítica 
Freud elaborou o modelo psicanalítico da psicoterapia. Passou grande parte da vida elaborando técnicas para analisar o inconsciente e trazer os conflitos à tona. 
Durante as sessões o paciente deita-se em um divã, ao passo que o terapeuta senta-se ao lado ou atrás. 
O divã parece ser uma continuação da hipnose, uma técnica empregada por Freud em seus primeiros anos para explorar o inconsciente.
*
Um tipo de conteúdo de interesse especial ao analista são os sonhos do paciente, considerados fontes importantes de informação sobre conflitos reprimidos.
Os pacientes fazem o melhor para cooperar com o analista, no entanto, tendem a resistir inconscientemente. Freud via a resistência como inevitáveis.
Os pacientes resistem, sem consciência de forma sutis. Quando fazem livre associação, pausam por longos períodos ou mudam apruptamente o assunto, ou esquecem-se dos eventos ou detalhes essenciais.
Durante a terapia, os pacientes desenvolvem sentimentos intensos pelo terapeuta. No entanto, o terapeuta é um observador neutro. 
*
A terapia psicanalítica é um processo longo e frequentemente requer de três a cinco sessões de 50 minutos por semana, durante três a cinco anos, podendo levar mais tempo.
Os teóricos psicanalíticos vê o incosciente como raíz do problema e a resistência precisa ser quebrada.
 
*
Terapia Comportamental
Emergiu como uma opção importante quando os psicólogos começaram a aplicar resultados de pesquisas para entender e ajudar os seres humanos angustiados.
 Os terapeutas do comportamento focalizam os sintomas. Enfatizam os fatores ambientais que estão contribuindo no presente com o problema. 
 O clínico do comportamento e o cliente decidem juntos os principais alvos da mudança: comportamentos específicos, situações, sentimentos ou pensamentos.
*
Os terapeutas do comportamento utilizam técnicas de tratamento que são conhecidas como 6 categorias de procedimentos terapéuticos.
 Condicionamento respondente
O objetivo é substituir a ansiedade pela calma. 
O terapeuta e o cliente fazem uma lista de incidentes que provocam a fobia.
O terapeuta treina o paciente para fazer um relaxamento muscular profundo. 
O terapeuta apresenta a cena de fobia várias vezes e começa uma dessensibilização.
*
A dessensibilização pode ser combinada com outros procedimentos, como exercícios de casa.
Tais confortações são muito valiosas porque reduz o medo.
Reforçamento positivo 
 Os terapeutas usam o reforço positivo para motivar a conduta desejável.
 Esses sistemas são mais adequados para ajudar prisioneiros, psicóticos e crianças.
*
Observação e imitação
Os terapeutas demostram o comportamento apropriado, treinam para as habilidades sociais.
Estratégias cognitivas 
O terapeuta ensina o paciente a monitorar atentamente os próprios pensamentos e a identificar as afirmações irracionais que o levam ao sofrimentos e substituí-la por sentenças que reduzem a angústia e promovem o comportamento construtivo. 
*
Medicina comportamental
 Integra os conhecimentos relevantes sobre psicologia, biologia e medicina para melhorar a saúde, prevenir, diagnosticar ou tratar de problemas médicos. 
Biofeedback
Os procedimentos de biofeedback são usados em pacientes com problemas como epilepsia, arritimias cardíacas, lesões musculares, hipertensão etc. Combinam exercícios de relaxamento e bioeedback com imagens tranquilizadoras.
*
Psicoterapia humanista existencial
Os clínicos humanistas-existenciais seguem as teorias fenomenológicas da personalidade centradas no self. Viver bem requer consciência do self e auto realização.
É uma terapia centrada no cliente.
O objetivo da terapia centrada no cliente é ajudá-los a crescer nas próprias direções autodeterminadas, realizar seus potenciais e desenvolver auto-respeito.
*
O que importa é o encontro aqui e agora entre o cliente e o terapeuta. Esse relacionamento é caracterizado por autenticidade, aceitação e compreensão, assim, a mudança terapêutica ocorrerá.
 Os clientes quando são ouvidos, aceitos e entendidos, tornam-se cada vez mais capazes de enfrentar a si mesmos e suas experiências. 
 A aceitação afetuosa e a consideração positiva do terapeuta abrem o indivíduo para todos os aspectos da identidade.
*
Terapia da Gestalt
Os membros do movimento gestático focalizam experiências, principalmente a percepção. 
 Clínicos gestálticos estimulam a autoconsciência do cliente, quebram bloqueios, fachadas, jogos, fingimentos e defesas dos clientes.
 Analisam detalhadamente cada cliente, examina a fala, os tons vocais, os gestos e a linguagem corporal para identificar o que o cliente está evitando.
*
Os clínicos gestálticos forçam os seus clientes a se concentrarem em suas emoções atuais, aumentando a consciência. Criam as cenas vividas para compreender o problema e motivar a mudança de comportamento.
Dependem de testemunhos e históricos de caso. 
 Consideram que as imagens do sonho representam partes do self, os pacientes são estimulados a vivenciar o sonho do ponto de vista de cada imagem para maior autoentendimento e auto-aceitação.
*
Abordagem eclética
Muitos clínicos – quase metade dos psicólogos adotam e integram elementos de várias abordagens em sua terapia.
 Muitos o fazem sem perceberem. Mas o ecletismo segundo Arnold Lazarus (1976) é uma forma atraente de atuar, pois os seres humanos são complicados e os seus problemas não são causados por fatores únicos e nenhum método de tratamento destaca-se dos outros.
*
Psicoterapia de Grupo
Alguns especialistas sentem que a terapia em grupo, ou psicoterapia de grupo, é superior a terapia individual por diversas razões:
 A psicoterapia de grupo fornece uma ampla variedade de modelos.
 O feedback realista vem de diversas pessoas.
 Os membros do grupo dão muito incentivo e apios uns aos outros,
 Os individuos ganham perspectiva em um grupo. Uma vez que não é provável que eles 
*
sejam únicos com um problema específico, sentem-se menos isolados e solitários.
5. A psicoterapia de grupo fornece oportunidade reais para praticar e melhorar as habilidades sociais.
6. A psicoterapia de grupo é efetiva em termos de custo, ou seja, atende a mais indivíduos, a um custo mais baixo por pessoa, que a terapia individual
A terapia de grupo é excelente para pacientes com dificuldades sociais (Convivência, afastamento, solidão e isolamento)
*
«Responder em grupos de 3 pessoas
Você já teve alguma experiência com a psicoterapia?
Na sua opinião ela é efetiva? Por que?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais