Buscar

Direito Processual Civil II Plano aula 16

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MENEZES CÔRTES
CURSO DE DIREITO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
CASO CONCRETO 16
QUESTÃO DISCURSIVA
Em Ação Rescisória proposta por Godofredo em face de Silas houve requerimento de concessão de tutela provisória, considerando que Godofredo alega que em razão da flagrante nulidade do julgamento anterior (violação manifesta de norma jurídica objeto de súmula de jurisprudência dominante do STF) e da fase em que se encontra a execução, é possível que seu bem imóvel seja levado à hasta pública, com demasiado perigo de dano irreparável ou mesmo de dificílima reparação. 
O relator admite a petição inicial e, incontinente, defere o requerimento de Godofredo para suspender a execução até a decisão final da Ação Rescisória. 
Silas inconformado, afirma que decisão antecipada do relator seria uma violação constitucional do contraditório e da ampla defesa, pelo que não se conformará com a decisão. Releia e interprete o texto acima para responder aos seguintes questionamentos:
 a) A Ação Rescisória poderia ser admitida no presente caso? 
Resposta: Seria admitida, tendo em vista que o enunciado menciona a ocorrência de violação manifesta de norma jurídica, a ação rescisória teria cabimento conforme preceitua o artigo 966, V do CPC.
b) Existe a possibilidade de concessão de tutela provisória em sede de Ação Rescisória. 
Resposta: Seria possível, pois, apesar da simples propositura da ação rescisória não impedir o cumprimento da decisão que se pretende rescindir, o art. 969 do CPC autoriza a concessão de tutela provisória (urgência e evidência) em sede de ação rescisória.
QUESTÃO OBJETIVA 1
Nos termos do CPC, cabe ação rescisória: 
A) quando proposta pelo Ministério Público, caso não tenha sido ouvido em processo em que lhe era obrigatória à intervenção, salvo se a sentença de mérito for efeito de colusão das partes. 
B) na hipótese em que se verifique fundamento para invalidar confissão, ainda que nessa não tenha se baseado a sentença, ou quando em erro de fato for fundada a sentença de mérito. 
C) depois de transitada em julgado a sentença de mérito, o autor obtiver documento novo, cuja existência ignorava, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável. 
D) quando a sentença de mérito for proferida por juiz relativamente incompetente, ou for verificada que foi dada por concussão, prevaricação ou corrupção do juiz.
Resposta: letra C
QUESTÃO OBJETIVA 2
A ação rescisória tem natureza de: 
A) conhecimento até sua admissibilidade, depois, cautelar. 
B) cautelar com procedimento especial 
C) conhecimento com procedimento especial. 
D) conhecimento com decisão meramente declaratória.
Resposta: Letra C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes