Buscar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AV1

Prévia do material em texto

1-(Cód.: 107028) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Em nosso curso, afirmamos que a prática avaliativa é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois, através da mesma, homens e mulheres constantemente avaliam um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte e etc. Isto nos permite afirmar que:
I - Somos sujeitos e objetos da avaliação, ou seja, somos avaliadores e avaliados em nosso cotidiano e, na maioria das vezes, não nos percebemos como tais.
II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
R. Somente os enunciados I e II estão corretos
2-(Cód.: 123329). Leia a afirmativa e marque a opção correta para completá-la: "... o conteúdo e a forma das práticas avaliativas serão determinados pela __________________________".
R. racionalidade da ciência moderna
3-(Cód.: 125717). A avaliação da aprendizagem escolar é um dos elementos do processo de ensino-aprendizagem. Na escola, ela possui diversas funções. Segundo José Eustáquio Romão são elas
R. Função prognostica, diagnóstica e classificatória.
4-(Cód.: 107043). Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da terceira geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna?
R. A avaliação é compreendida como coleta de dados a fim de verificar se de fato certas mudanças ocorre no aprendiz, bem como verificar a quantidade ou grau de mudança ocorrido em cada aluno
5-(Cód.: 107046). A complexidade da organização da vida social na cultura urbano-industrial se amplia a partir de uma determinada lógica da eficiência e da produtividade, ou seja, a da elaboração e implantação de mecanismos de controle e de avaliação do pensar e do fazer educativo. Portanto, podemos afirmar que:
I - A prática avaliativa resulta de determinadas formas de organização e atende a interesses e necessidades de um contexto histórico-social específico. 
II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
 R. Somente os enunciados I e II estão corretos
6-(Cód.: 119103). eia o texto de Rodrigues (2008):  "Nos últimos anos, a avaliação assumiu grande importância nas políticas dos governos, devido ao crescimento das avaliações externas, como forma de medir a evolução educacional de um país. Uma necessidade do contexto educacional é fazer com que nossa prática educativa seja desenvolvida, de maneira coerente, e que esteja comprometida com a promoção da transformação social e a formação de cidadãos conscientes. Para alcançarmos esse objetivo, a avaliação não pode ser um ato mecânico, no qual o professor dá atividades, o aluno as realiza, sendo lhe dado um conceito para transmitir a medição do conhecimento. A avaliação tem que ser um ato, no qual a reflexão seja inerente, contribuindo para a construção de competências técnicas e sócio-político-culturais". Disponível em:http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacaoformativa
Marque a única alternativa abaixo que não expressa uma característica de avaliação segundo o texto acima.
A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino
A avaliação deverá ser sempre um processo individual e finalizante.
A avaliação deverá ser diagnóstica e formativa e permitir a readeqüação do 
processo.
Deve-se evitar a exclusividade da rotina artificial das situações de prova.
A avaliação deve ser contínua e relacionada ao fazer diário do professor com a turma 
7-critérios determinam o resultado da avaliação. Sendo assim, analise a seguinte situação do cotidiano: 
Arnaldo, ao chegar em casa, reuniu a família e deu a notícia de que havia chegado a hora de comprar a casa própria e precisava escolher uma das três casas encontradas por ele em sua pesquisa. Contudo, não sabia qual escolher e resolveu fazer o seguinte: mostrar as fotos de cada casa e onde elas se localizavam. Ao final, cada um deveria apresentar um motivo para que se comprasse uma das três casas. 
Julia, de 16 anos, escolheu a casa amarela e disse: 
- Ela é mais bonita que todas as outras, pois tem duas colunas na varanda da frente da casa. 
Qual o critério que determinou a escolha da Júlia? 
Estético 
 8- (Cód.: 107238) . Resulta do paradigma quantitativo da aprendizagem e reduz a sua dimensão à apreciação dos resultados obtidos. Dessa forma, acaba por privilegiar o grau de domínio do conhecimento por parte do aluno. Na prática é um instrumento pontual de verificação e quantificação da aprendizagem e seus resultados são expressos numericamente. Numa dimensão mais ampla acaba por classificar os alunos ao final do período, semestre, ano, mês ou curso, a partir de níveis de aproveitamento. 
O fragmento acima está se referindo a qual modelo de avaliação
R Avaliação Somativa
9-(Cód.: 119123). A avaliação escolar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e a aprendizagem. A concepção mediadora de avaliação sugere que o docente inclua o "ainda" no seu vocabulário favorecendo que a confiança do aluno na sua possibilidade de aprender e evoluir permanentemente em suas hipóteses sobre os objetos e os fenômenos observados. Ao mesmo tempo, o professor passa a fazer parte do processo, comprometendo-se
R. tornar o "vir a ser" possível, em oportunizar desafios aos estudantes de modo a favorecer a descoberta de valores e atitudes necessários à construção de um mundo melhor
10-(Cód.: 107221). O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos: 
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; 
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
R. Somente os enunciados I e II estão corretos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes