Buscar

GABARITO DA PROVA[DP] SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA 1CHAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO DA PROVA SOCIEDADE - EDUCAÇÃO E CULTURA - 1CHAM (M@nu)
Gabarito da prova
Questão 	Resposta
1 	B
2 	A
3 	C
4 	C
5 	C
6 	A
7 	D
8 	D
9 	A
10 	C
11 	
Enunciado -
Quando consideramos a escola, ao mesmo tempo, um sistema cultural, uma organização que aprende e um lugar de lutas pelo poder, devemos estar preparados para encarar o problema da diversidade. É ingenuidade imaginar que a escola é diferente da sociedade onde ela está localizada. Os mesmos conflitos que existem fora de seus muros também estão presentes em seu cotidiano" (Sociedade, educação e cultura / Okçana Battini, Giane Albiazzetti, Fábio Luiz da Silva — São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2013).
Explique a questão da diversidade nas escolas e como elas estão sendo resolvidas por meio da inclusão social.
Resposta Esperada -
Espera-se que o aluno desenvolva um texto crítico acerca da inclusão nas escolas. Sabemos que nos últimos anos tivemos um aumento no número de alunos nas escolas. Desta forma, observamos também um aumento da diversidade cultural no interior delas. Diferentes grupos sociais, classes, religiões e costumes estão inseridos nas escolas. O aluno deverá discutir sobre a inserção desta diversidade mesmo com isso aumentando o conflito social. A educação criou um mecanismo de inserção como discussões sobre a questão do negro, da mulher e do indígena nas disciplinas escolares, por exemplo. Ademais, foram as salas de aula foram adaptadas para alunos com necessidades especiais etc.
Sabemos que isso não está livre de conflitos sociais, ao contrário, com uma diversidade cultural na escola os conflitos aumentam, mas a sociedade precisa respeitar e conviver com a diferença. 
12 	
Enunciado -
Durkheim (1995) percebe que certas maneiras de agir, sentir e pensar são comuns a uma média de indivíduos em uma sociedade. Para analisar este fenômeno o autor utiliza-se de um conceito: os fatos sociais. 
Escolha uma situação, como professor, para exemplificar os fatos sociais (generalidade, exterioridade e coercitividade).
Resposta Esperada -
Espera-se que o aluno realize uma análise de uma situação concreta, de acordo com a teoria de Durkheim, sobre os fatos sociais. Por exemplo: poderia falar do sistema de notas nos colégios. Como professor ele precisará seguir determinadas regras e normas da escola. Ele terá datas, prazos a serem cumpridos para a realização das avaliações e da entrega das notas. Isso pode ser considerado um exemplo de fato social, uma vez que é exterior ao professor, estas regras foram criadas independente dele, são gerais na medida em que a média dos professores entregam as notas no prazo estabelecido pelo professor e exerce uma coerção social sobre ele a cumprir os prazos caso contrário pode sofrer sanções administrativas na escola ou até um chamamento do diretor ou pedagogo pelo atraso.

Outros materiais