Buscar

Avaliando 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301783266)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A frequência de ocorrência dos escorregamentos de encostas naturais em solos em geral aumenta nas estações chuvosas porque:
		
	
	o coeficiente de ¿run-off¿ atinge seu valor máximo nessas estações;
	 
	a água proveniente da chuva e que se infiltra na encosta fica retida pelo solo, impedindo sempre que se forme uma rede de percolação.
	
	a água que se infiltra no solo lubrifica-o, fazendo com que a sua resistência ao cisalhamento caia;
	 
	a água proveniente da chuva e que percola o solo faz com que as tensões efetivas diminuam por aumento da poropressão fazendo com que caia a resistência ao cisalhamento do solo;
	
	o escoamento superficial das águas da chuva arrasta a encosta para baixo;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301784214)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Prever impactos ambientais em relação a um projeto de qualquer tipo, destinado a uma determinada região e a um sítio ou gleba em particular, é uma operação técnico-científica essencialmente multidisciplinar, de grande importância, sobretudo para países do terceiro mundo¿. (Ab¿SABER, 1998, apud PERINI, 2004, p. 134). Fonte: PERINI, A. Gestão das Águas Urbanas: delineamento da natureza e ações antrópicas ¿ raízes históricas e sócioculturais. 2004. 25 of. Dissertação (Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento) ¿ Universidade Estadual de Londrina ¿ Londrina, 2004. Com base nesta afirmação, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Prever impactos ambientais é uma atividade multidisciplinar de avaliar a potencialidade da legislação disponível em relação a sociedade do país .
	
	É um bom indicador da força de pressão social dos grupos esclarecidos em relação ao bom uso dos instrumentos legais para garantir previamente um razoável quadro de qualidade ambiental e ordenamento territorial.
	
	É uma oportunidade de avaliar a potencialidade da legislação disponível, assim como a sua aplicabilidade a casos concretos.
	 
	É uma atividade multidisciplinar que requer esforços no sentido de trabalhar puramente com dados técnico-científicos na busca das melhores soluções e medidas mitigadoras.
	
	Prever impactos ambientais revela o nível de esclarecimento atingido pela sociedade do país em relação à capacidade de antever quadros futuros da organização espacial de seu território.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301783359)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma amostra de solo úmido. Com volume de 600 cm³ apresentou massa de 1.000 g, que passou para 900 g após secagem em estufa a 105 °C. Sabendo que a massa específica dos sólidos é igual a 2,6 g/cm³, assinale a alternativa que corresponde ao grau de saturação da amostra.
		
	 
	39,5%
	
	10%
	 
	15,4%
	
	89,2%
	
	25,8%
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301783341)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere uma escavação a céu aberto onde é possível identificar que as camadas de solo mais superficiais são compostas por materiais mais finos, e as camadas mais profundas, por materiais grossos, havendo uma transição gradual do solo até a rocha-mãe. Nesta situação, o solo pode ser classificado como:
		
	
	coluvião
	
	aluvião
	
	solo transportado
	 
	solo residual
	
	turfa
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301781245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao processo natural pelo qual as rochas se transformam em solos dá-se o nome de:
		
	
	diagênese;
	
	consolidação;
	 
	intemperização;
	
	 moagem.
	
	 granulação;
		
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais