Buscar

AVALIAÇÃO DO PROJETO CERTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação do Projeto – Serviço Social 
	1. Título do Projeto: 
 
	O CUIDADO E O AUTO CUIDADO PARA BEM EXERCER O BEM DE CUIDAR
	2. Período de realização: 
 
	 05/04/2016 a 31/05/2016
	 3. Equipe do Projeto: 
	 
	NOME 
	
	
	
	 MARCÍLIA FRANCELINA SANTOS ROCHA
	
	 FLAVIA FELIPE DOS SANTOS
	
	
	4 . Objetivos propostos do Projeto: 
 Realizar uma intervenção junto aos cuidadores de idosos do Instituto Jorge Cauhy Junior, visando uma mudança na qualidade de vida e profissional frente aos usuários assistidos (idosos).
Fazer uma revisão de bibliografia em sites, livros, artigos, sobre os direitos e deveres dos cuidadores de idosos;
Diagnosticar através de entrevistas, questionários e observação direta como encontra-se o nível de profissionais ali empregados (cuidadores de idosos).
Analisar os dados coletados após sua tabulação e propor mudanças após a intervenção.
	5. Objetivos alcançados: 
Após retornar a instituição para os cumprimentos do Estágio Supervisionado III, foi acordado com a supervisora de campo Assistente Social Márcia Meirelis, a elaboração e aplicação de um questionário aos cuidadores de idosos e ao publico alvo, os próprios idosos com a finalidade de avaliar os resultados do Projeto de Intervenção II. Após coleta de dados e tabulação, percebeu-se que a maioria dos entrevistados não participou da palestra (62%). Esse dado se deu em função da alta rotatividade de cuidadores na instituição. Alguns foram contratados depois da aplicação da palestra e outros vieram transferidos do Lar Maria Madalena. Talvez em função disto, a maioria (52%) tenha relatado não possuir o Estatuto do Idoso, material este distribuído no Projeto de Intervenção do Estágio II. Os que relataram possuir o Estatuto demonstraram interesse (90%) em lê-lo com o intuito de aprofundar os conhecimentos a respeito dos diretos dos idosos. Em função da maioria dos cuidadores de idosos terem relatado não participar da palestra, o resultado da pergunta “o que o conteúdo da palestra acrescentou em você profissionalmente?” Apresentou 62% dos cuidadores não terem tido a oportunidade de adquirir conhecimento ou esclarecimento sobre o assunto da palestra.
Dos que participaram (52%) relataram perceber mudanças positivas no comportamento dos colegas bem como (90%) relata apresentar mudanças positivas também em seu próprio comportamento. Com a observação do comportamento dos colegas, percebeu-se que (62%) não teve a necessidade de reportar algum incidente a Assistente Social bem como (76%) em algum momento não teve vontade de fazer denúncia anônima a respeito do comportamento de algum colega ou da instituição. 
A entrevista mostrou a alta rotatividade de funcionários, cuidadores de idosos, apresentando assim, a necessidade frequente de palestras ou/e cursos de conscientização e capacitação (90%) dos funcionários demonstram interesse na participação de cursos ou palestras que possam enriquecer sua formação profissional. Por fim, (100%) dos cuidadores de idosos demonstraram no questionário, considerar positiva a presença dos estagiários do Serviço Social como forma de apoio ao trabalho da Assistente Social da Instituição.
Em relação a entrevista realizada aos idosos com a finalidade de avaliar sua satisfação com os cuidadores de idosos, bem como, com a instituição, (96%) relatou considerar ser bem tratado pelos cuidadores da instituição. O mesmo índice declarou ter suas necessidades atendidas de forma satisfatória e (86%) percebem carinho e atenção durante os cuidados pessoais, como o auxílio a higiene pessoal. Tendo também o mesmo índice obtido para a interação do cuidador de idosos durante os cuidados prestados, bem como, durante o auxílio as relações e durante o auxílio as atividades lúdicas realizadas pela Assistente Social Márcia Meirelis, (52%) relatam ser atendido prontamente pelos cuidadores quando necessitam de algo ou de algum auxílio. E (66%) acredita que os cuidadores de idosos contratados pela instituição sejam bem qualificados e estejam bem preparados para atendê-los com qualidade. 
 
	6. Dificuldades encontradas para a realização do projeto: 
 
Foi percebido ao longo do Estágio Supervisionado II que havia falta de capacitação adequada por parte dos cuidadores de idosos, geralmente a função de cuidador é assumida por numa unica pessoa, denominada cuidador principal, seja por instinto, vontade, disponibilidade ou capacidade de ocuparem tal função.
 
	7. Atividades desenvolvidas (elencar as atividades realizadas durante a execução do projeto e o Gráfico de Gantt com período de execução): 
 
 
	8. Metodologia desenvolvida (indicar os métodos e técnicas utilizadas para o alcance dos objetivos propostos): 
 Trata-se de um Projeto de Intervenção do tipo pesquisa de campo realizado com os cuidadores de idosos do Instituto Jorge Cauhy Junior, uma instituição de Longa Permanência de idosos privada.
Para a realização deste Projeto de Intervenção, foi estabelecida uma parceria entre a Secretaria Especial do Idoso, o ICJ, a Faculdade Anhanguera, representada através das pesquisadoras (estagiárias). O vínculo entre as entidades possibilitou aos pesquisadores o acesso aos dados cadastrais das instituições e dos cuidadores ali inseridos que trabalham nas mesmas.
O universo considerado para este estudo foi de 16 cuidadores que exercem suas atividades no interior desta instituição privada, que cobra mensalidade de seus residentes. 
A amostra foi realizada com 100% dos profissionais. Os cuidadores foram selecionados através de uma escala de serviço preestabelecida pela instituição.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas aplicadas pelas estagiárias do Serviço Social. 
As variáveis avaliadas, relativas ao perfil do cuidador, foram gênero, faixa etária, naturalidade, escolaridade, formação na área de cuidador de idosos, capacitação e/ou atualização no local de trabalho, tempo de profissão, motivo da escolha da profissão, escala de serviço, remuneração mensal (em termos de salário mínimo) se realiza outra atividade econômica se trabalha em equipe, quantidade suficiente de profissional no IGB, número de outros profissionais, se conhece a realidade de outra ILPI, se usa uniforme e EPIs, se gostaria de ser institucionalizado, se institucionalizaria um membro da família, se se considera um bom profissional tempo de trabalho na Instituição e comentários a respeito do local de trabalho.
	9. Processo de avaliação (relacionar os indicadores de avaliação): 
 
	Desempenho
	Meios de verificação
	Periodicidade
	Favorável
	Observação direta
	Diária
 
	10. Impacto social da ação do projeto (faça uma análise qualitativa desse item): 
No momento em que nós, estagiárias do serviço social identificamos a problemática e repassamos a supervisora de campo e assistente social Márcia Bastos do Carmo Meirellis, a mesma deu todo o suporte e orientação para que o Projeto de Intervenção obtivesse êxito, pois a mesma acredita também que os cuidadores ali empregados pela relação direta com o idoso, são um dos principais responsáveis pelo bem estar dos mesmos, necessitando assim de uma mudança de postura por parte dos cuidadores. Os encaminhamentos necessários para que tais mudanças ocorram foram a disponibilidade de informação através da palestra e da troca de experiências entre os profissionais, que não seria possível ocorrer se não houvesse abertura e desprendimento por parte destes cuidadores, bem como apoio da instituição e de seus representantes legais. 
Com pontos positivos, embora saibamos que mudanças de postura e paradigmas levam médio e longo prazo para serem percebidas, num primeiro momento percebeu-se que alguns funcionários ao menos refletiram sobre o tema da palestra, tornaram-se mais críticos a respeito de seus comportamentos profissionais e dos demais colegas e interessaram-se na leitura do Estatuto do Idoso, que foi distribuído aos mesmos ao final do evento, juntamente com um bombom e uma mensagem motivacional. 
 
	11. PúblicoAlvo: CUIDADOR DE IDOSOS Previsto: 16 
 Atendido(quantidade de participantes): 12
	12. Anexo (Lista de Participantes): 
 
Observação: 
No momento da apresentação do Projeto de Intervenção, não foram colhidas as assinaturas, por este motivo não sendo possível anexar lista de participantes.
 
 _____________________ Data: 31/05/2016
Márcia B. do Carmo Meirellis
 Coordenador(a) do Projeto

Outros materiais