A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 2   Gestão de Recursos Humanos (Subsistemas de RH) e Psicologia e Comportamento Organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 2 - Gestão de Recursos Humanos (Subsistemas de RH) e Psicologia e Comportamento Organizacional
Gabarito: 1 – B, 2 – B, 3 – D, 4 – B, 5 - B 
Questão 1/5
Para entendermos o comportamento micro organizacional, existem várias pesquisas realizadas na área, como por exemplo, a de estilos de decisão de Rowe e Bougarides (1992). Esses autores identificaram quatro abordagens individuais diferentes para a tomada de decisão. O fundamento básico deste modelo é que as pessoas diferem em duas dimensões. A primeira é a maneira de pensar, algumas são lógicas e racionais e, portanto, processam informação em série e outras são intuitivas e criativas percebendo as coisas como um todo. A outra dimensão abrange a tolerância de uma pessoa à ambiguidade.
Com base na assertiva de Rowe e Bougarides, podemos concluir que:
I – As pessoas decidem de forma diferente.
II – As pessoas obrigatoriamente decidem ou racionalmente ou intuitivamente.
III – As pessoas podem utilizar de quatro abordagens diferentes para tomada de decisão.
IV- Quando as pessoas são lógicas não toleram a incerteza.
 Todas as alternativas estão corretas.
Somente as alternativas I e II estão corretas.
As alternativas II, III e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão incorretas.
Apenas as alternativas III e IV estão corretas
Questão 2/5
Leia o texto a seguir:
A gestão de talentos é considerada a estratégia de negócios mais importante para uma corporação por executivos do mundo todo. Ainda assim, boa parte admite que a própria empresa não tem uma estratégia para essa área implementada e acha que não possui as pessoas certas para liderar a companhia.
Os resultados são de uma pequisa global, que incluiu o Brasil, feita pela consultoria de recrutamento para altos executivos Korn/Ferry com a participação de mais de cem profissionais. De acordo com o estudo, quase metade (45%) escolheu a gestão de talentos como estratégia corporativa mais importante para a empresa – mais do que marketing (selecionado por 26%), gestão financeira (21%) e capitalização (7%). No entanto, 35% dizem que a empresa não possui uma estratégia definida para a atração, retenção e gestão de talentos.
Disponível em: (http://abrhba.org.br/noticia/gestao-de-talentos-e-estrategia-mais-importante-dizem-executivos).
Considerando o texto, conclui-se, com base nos dados apresentados, que:
A gestão de talentos na empresa não é um fator relevante do sucesso organizacional.
A gestão de talentos é a principal estratégia para o sucesso de uma empresa.
Praticamente, todas as empresas têm uma estratégia definida para atrair, reter e g gerenciar os seus talentos.
Segundo a pesquisa, esta é a ordem crescente de importância para o sucesso de uma empresa: 1o) ter alto capital de investimento; 2o) um bom plano de marketing; 3o) uma gestão financeira rigorosa e detalhada; 4o) uma política bem estruturada de valorização e gestão de talentos.
Todas as empresas que valorizam em primeiro lugar a gestão de talentos têm um plano de ação para pô-la em prática.
Questão 3/5
“O comportamento é a maneira de se comportar de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno. Assim, podemos afirmar que o comportamento organizacional é o estudo sistemático das ações e atitudes das pessoas nas organizações”.
Abaixo existe uma série de afirmações sobre os elementos, os processos e ciências que integram o comportamento organizacional. Classifique-os como verdadeiros ou falsos e depois assinale a alternativa correta.
I - Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisão.
II - Não há um pano de fundo comum às diversas abordagens sobre funções, papéis, habilidades e atividades de administração, pois todas elas reconhecem a importância da gestão de pessoas.
III - As habilidades técnicas são necessárias em um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, os executivos dependem muito dessas habilidades técnicas e, portanto, elas são suficientes para o sucesso das atividades de gestão.
IV - Quando um executivo desempenha o papel de relacionamento interpessoal precisa realizar tarefas de natureza cerimonial e simbólica.
V - A sociologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. O trabalho dos sociólogos sobre culturas e ambientes, ajuda a compreender as diferenças de valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Todas as afirmativa estão corretas
Questão 4/5
Para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção que vem logo a seguir.
Com base nos conteúdos sobre recrutamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito que explica esse termo.
Consiste na observação direta do cargo, identificando-se os pontos críticos, as características que serão valorizadas ou indesejadas nos candidatos.
Série de ações que têm o objetivo de atrair candidatos com potencial para disputar uma vaga e ingressar em uma empresa.
É o processo pelo qual a organização utiliza certas estratégias para filtrar e identificar os candidatos que reúnem as qualificações e as capacidades exigidas para ocupar um cargo oferecido pela empresa.
O objetivo é aprofundar a investigação e obter dados mais detalhados sobre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do candidato para ocupar o cargo desejado.
Refere-se ao conjunto de práticas voltadas à melhor adaptação dos empregados ao cargo.
Questão 5/5
Leia o texto abaixo:
 
As mídias sociais já mudaram a forma de consumir conteúdo e produtos. Boa parte das empresas tem investido em estratégias para engajar pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca no meio digital. A mudança tem impactado diversas áreas, entre elas a de Recrutamento e Seleção, e o ‘caçador de talentos’ do futuro precisa estar conectado e antenado às mudanças no universo digital, cuidar da sua imagem na rede e ser heavy user, pois isso pode ajudar no processo de Hunting de profissionais.
Antes, os profissionais que atuavam nessa área sonhavam com ferramentas que permitissem acompanhar o dia-a-dia, desempenho, e que pudessem traçar perfis de candidatos. Hoje, essa realidade está mudando em algumas empresas, que entenderam a importância das ferramentas para otimização do tempo.
O recrutador deve ser meio ‘Geek’, pois ele terá disponíveis mais informações de inteligência para apoiar a tomada de decisões, e saber trafegar muito bem no universo digital. Ele não pode ficar restrito apenas ao Facebook, WhatsApp e Twitter, mas entender bem de plataformas de networking e Staffing, como LinkedIn e Glassdoor, e estar por dentro das mídias que podem ser a próxima ‘onda’ na rede.
(Disponível em: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/artigos/novo-perfil-do-profissional-de-recrutamento-e-selecao/)
Com base no texto, avalie as afirmações seguintes.
I - Não há relação significativa entre gestão de RH e mídias digitais.
II - Atualmente, o gestor do Recursos Humanos necessita ter um bom domínio das mídias digitais para exercer a sua função.
III - A tomada de decisões será facilitada pelo acesso a informações de inteligência mediante o uso do universo digital.
É CORRETO o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas
I, II e III.