Buscar

AV1 PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS 29 04 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  AV1_ » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 29/04/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201407748754)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Certamente um dos desafios do engenheiro projetista é determinar os materiais que estruturarão o que foi idealizado em seu projeto. Sabemos que esta tarefa está condicionada às propriedades físico-químicas dos materiais, como resistência mecânica, condutividade, resistência a corrosão etc. Com relação a classificação geral atual dos materiais adotada em Ciência dos Materiais, identifique a MENOS abrangente.
		
	
	Compósitos.
	
	Cerâmicos.
	
	Poliméricos.
	 
	Fibras.
	
	Metálicos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407738458)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos:
		
	
	Materiais cerâmicos, granulosos e polimeros
	
	Materiais metálicos, cítricos e poliméricos
	
	Somente materiais metálicos e cerâmicos
	 
	Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos
	
	Apenas materiais poliméricos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407795712)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de:
		
	
	Isotópica e Metálica
	
	Metálica e Impulsiva
	
	Iônica, Alotrópica e Metálica
	 
	Iônica, Covalente e Metálica
	
	Expansiva, Covalente e Metálica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407795402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na atuação das forças de ligação e energias de ligação torna-se fundamental o conhecimento das chamadas forças interatômicas que ligam os átomos entre si. Tal fato viabiliza o entendimento de muitas das propriedades físicas dos materiais. Essas forças citadas no enunciado são conhecidas como:
		
	
	Atrativa e Impulsiva
	
	Rotativa e Repulsiva
	 
	Atrativa e Repulsiva
	
	Impulsiva e Rotativa
	
	Flexiva e Impulsiva
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407795292)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando um objeto caracteriza-se por uma deformação permanente do material que o constitui, sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação, trata-se do efeito verificado no Diagrama Tensão x Deformação proveniente da ação de:
		
	
	Flexão
	
	Elasticidade
	
	Cisalhamento
	 
	Escoamento
	
	Ruptura
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407795273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As forças que atuam em um plano perpendicular ao eixo e cada seção transversal tende a girar em relação às outras são denominadas de:
		
	
	Cisalhamento
	
	Ruptura
	 
	Torção
	
	Compressão
	
	Flexão
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407233913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
		
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	 
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas IV está correta.
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407232539)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:
		
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	 
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407418376)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
		
	
	Diminuição da espessura.
	
	Alteração da cor do aço.
	
	Diminuição do volume.
	 
	Remoção de tensões.
	
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407884370)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observa-se que aços com alto teor de carbono possuem muita cementita e o recozimento não é suficiente para diminuir a sua dureza. Por este motivo, faz-e necessário a realização de um tratamento que transforma a cementita em pequenas esferas, diminuindo a dureza do aço. Qual o nome deste Tratamento Térmico ?
		
	
	Revenimento
	
	Recrsitalização
	 
	Esferoidização
	
	Martêmpera
	
	Encruamento

Outros materiais