Buscar

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - AULA 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A aula de hoje foi uma revisão para a prova que teremos na semana que vem, dia 12.
	Os textos base são “a invenção do psicológico” e “psicologia: uma nova introdução”. 
	Não tenho o áudio dessa aula (gravei durante toda a aula, mas o meu gravador querido me fez o favor de apagar).
	Tentei resumir o conteúdo, até compartilhei com a turma através do link: https://passeidireto.com/arquivo/2192433/resumo-para-a-prova-1---2013-2-histresumo-para-a-prova-1---2013-2-histresumo-par , e resolvi mostrar para o professor, foi bom, pois ele me apontou duas falhas:
A primeira é que, ao descrever a crise da subjetividade privatizada, desenvolvi o texto do conceito enfocando apenas a sociedade disciplinar, deixando de lado outra vertente importante: a visão romântica de homem. 
	Visão romântica do homem: sujeito ético passional (paixões), cabe uma citação do livro Psicologia: uma nova introdução, do Figueiredo (p. 45):
		“No Romantismo do início do século XIX – movimento que se expressou intensamente no campo das artes e da filosofia (...) – reconhece-se a diferença entre os indivíduos, e a liberdade é exatamente a liberdade de ser diferente. Apesar de todos serem diferentes e únicos, é possível buscar uma comunicação entre esses seres diferentes: nas artes, na religião e no patriotismo, por exemplo, as diferenças se anulam.
		(...) tanto na Ideologia Liberal como no Romantismo se expressam os problemas da experiência subjetiva privatizada: segundo a Ideologia Liberal, todos são iguais, mas têm interesses próprios (individuais); segundo o Romantismo, cada um é diferente, mas sente saudade do tempo em que todos viviam comunitariamente e espera o retorno desse tempo. Enquanto isso não vem, os românticos acreditam que os grandes e intensos sentimentos podem reunir os homens, apesar de suas diferenças. Já os liberais apostam na utópica fraternidade.”
Meu segundo deslize foi usar a palavra “ajudar” fazendo a relação entre o psicólogo e o adaptacionismo. Segundo o professor a expressão mais correta seria “impor”. Concordo, e vamos combinar, que há um abismo entre ajudar e impor!
	Então, é isso, bons estudos e boa prova!
UFPEL – CURSO DE PSICOLOGIA – DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA – PROFESSOR: LUÍS ARTUR �AULA Nº 05 – 05/11/2013�ANOTAÇÕES DA ACADÊMICA LARISSA DE OLIVEIRA PEDRA (ATP 2018)

Outros materiais