Buscar

OMS_-_AULA_09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1
1
	
	UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE (FACE)
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO (ADM)
	DISCIPLINA
	CÓDIGO
	CRÉDITOS
	TURMA
	PERÍODO
	PROFESSOR
	ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E SISTEMAS
	202380
	04 
	A
	2013/2
	MARCOS ALBERTO DANTAS
AULA 09
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 
INTRODUÇÃO
Em mundo globalizado, onde as distâncias geográficas perdem importância e as tecnologias de informação exercem função primordial. A intensificação da concorrência transformou a informação em um bem valioso, onde crescem mais as instituições que sabem “ler” de forma eficiente os sinais do mercado e interpretam corretamente os padrões de consumo.
 Nesse sentido, torna-se imprescindível ter o perfil dos clientes e suas preferências. O diferencial estratégico adotado pelas empresas só surtirá efeito, se na hora de avaliar os dados existentes, as informações mais específicas não apresentarem falhas, pois é preciso conhece-las para avalia-las e tomar a decisão adequada.
À medida que aumenta a complexidade interna na empresa e no ambiente em que ela atua, o processo de tomada de decisão tende a tornar-se, também, mais complexo. Para atender a essa situação de maneira adequada, é preciso que o administrador faça uso de um sistema de informação eficiente e eficaz, capaz de processar um grande volume de dados gerados que produzam informações válidas.
A função de um Sistema de Informação é transformar dados em informações, conforme aponta Kenneth C. Laudon e Jane P. Laudon (2007). Eles destacam que tecnicamente um sistema de informação é obtido por um conjunto inter-relacionado de componentes que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.[1: LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informações Gerenciais. São Paulo: Prentice Hall, 2007.]
As constantes alterações nos planos econômicos, sociais e políticos têm provocado a necessidade de constante evolução do conceito de instrumentos organizacionais que permitam uma contínua e efetiva adaptação e aperfeiçoamento da administração da empresa.
Para facilitar esse processo são desenvolvidos alguns modelos que possibilitam um melhor entendimento da empresa com a finalidade de verificar quais são as informações necessárias e como elas fluem dentro de um processo. 
Nesse sentido é que se conhece o verdadeiro sentido da informação, pois “Sistema de informações é o processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que é um sistema de informações gerenciais”. (Oliveira, 2009:51)
O processo administrativo apresenta a tomada de decisão como elemento básico do sistema, pois necessita de um conhecimento prévio das condições básicas da empresa e de seu ambiente, bem como das consequências futuras advindas dessas decisões.
Diante dos enfoques inerentes às informações e às constantes evoluções tecnológicas, novas formas de planejamento, coordenação e controle serão necessárias para uma administração adequada dos recursos tecnológicos e humanos envolvidos no processamento da informação.
Os SIGs também são considerados instrumentos de gestão para gerentes de nível médio, que os utilizam para monitorar as atividades e os indicadores de desempenho de diversos setores da empresa, como o consumo de matéria-prima, registro de vendas e demandas atuais e futuras.
DIMENSÕES DO SIG
Ainda de acordo com Laudon e Laudon (2007), os sistemas de informação possuem três dimensões:
Organização: a história, a cultura e a estrutura de uma organização é quem determinam o modo como ela utiliza a tecnologia e os sistemas de informação;
Humana: em uma organização, são as pessoas que desenvolvem e usam os sistemas de informação e para isso precisam estar capacitadas o suficiente para desenvolvê-las;
Tecnológicas: os sistemas de informação precisa possuir uma boa infraestrutura de tecnologia de informação para alcançar os resultados desejados.
Benefícios dos SIGs Benefícios ao ambiente interno
Respostas às demandas do entorno
Conhecimento detalhado da concorrência
Aumento da produtividade
Redução de custos
Melhoria no método de supervisão e controle
Excelência operacional
Relacionamento mais estreito com clientes, acionistas e fornecedores 
Benefícios ao ambiente externo
Esquema Básico
O esquema básico tem por objetivo identificar uma rede de sistemas (ou subsistemas) de informações que demonstre interações entre eles, em termos de tratamento de dados e troca de informações.
Ações
Informações 
Dados 
Resultados 
Tratamento 
Decisões 
Controle e Avaliação
COMPONENTES DOS SIGs
	COMPONENTES
	DEFINIÇÃO
	EXEMPLO
	Objetivos
	Finalidade do SIG, razão de sua criação. 
	Colher informações para orientar a inovação de um produto.
	Dados
	Entradas do SIG, que por si só, não garantem a compreensão do processo ou fato em análise.
	Números de mercadorias vendidas pela empresa e pela concorrência.
	Processo de transformação
	Processo que transforma os dados (entradas) e informações (saídas).
	Cálculo da diferença percentual entre o número de mercadorias vendidas pela empresa e pela concorrência.
	Informações
	Dados trabalhados que constituem as saídas do SIG
	Diferença percentual entre o número de mercadorias vendidas pela empresa e pela concorrência.
	Padrões de qualidade
	Medidas ideais de qualidade que se espera da informação.
	Criação de uma margem de erro tolerável para os números. Uso da estatística para avaliar a significância da diferença.
	Controle e avaliação
	Processo de análise que verifica se as informações obtidas ajudaram a empresa a atingir seu objetivo.
	Verificar se a comparação com a concorrência ajudou a decidir se é apropriado inovar o produto.
IMPORTÂNCIA DO SIG PARA AS EMPRESAS
Nos cenários da era da informação é de vital importância compreender as melhores práticas e aplicações das áreas de sistemas de informação e tecnologia da informação nas empresas, conforme destaca Keli Dayana Martins Magalhães e Carlos Alberto Pouey Gedres. [2: Disponível em: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/tecnologia/sistema-de-informacao-gerencial/23741/. Acesso em: 21/10/2013. ]
O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização.
Na corrida para atender às demandas do mercado, as empresas buscam soluções que as diferenciem aumentando a sua competitividade. Decisões rápidas e corretas são fundamentais para a empresa alcançar bons resultados. Faz-se necessário otimizar o planejamento e execução das atividades, sincronizar a cadeia de suprimentos e reduzir os custos operacionais para aumentar a satisfação dos seus clientes e a lucratividade do negócio.
A utilização de tecnologias de última geração e a melhor prática em software possibilita a construção e aplicações superiores em prazos bastante agressivos, capazes de atender desde pequenos a grandes volumes de utilização. O sucesso é garantido pela velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões. Neste contexto, as empresas têm como grande aliado os sistemas de informação gerencial, os quais proporcionam benefícios significativos na gestão da empresa viabilizando a geração de relatórios de apoio ao processo decisório. Quando a empresa tem uma estrutura organizacional sólida, um futuro traçado, e sabe utilizar os recursos oferecidos pela Tecnologia de Informação e sistemas de informação, o sistema de informação gerencial só tem a agregar benefícios à gestão empresarial na tomada de decisões.
O sistema de informação gerencial possibilita fazer um acompanhamento das rotinas econômico-financeiras, proporcionandoum panorama seguro da organização e uma melhor alocação de investimentos, constituindo um grande diferencial para a empresa. Garantindo, também, o gerenciamento das informações para geração de relatórios rápidos e precisos, tornando mais ágil desta forma o processo de tomada de decisões.
Os sistemas de informação gerenciais fortalecem o plano de atuação das empresas. A geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis para o processo de tomada de decisão garante uma estruturação de gestão diferenciada, resultando em vantagem competitiva sobre as demais empresas.

Outros materiais