Buscar

Av2 Sup. Tec. Estét. Img. Pessoal Seminário Temático Gestão de Negócios em Centros de Estética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av2 - Sup. Tec. Estét. Img. Pessoal - Seminário Temático: Gestão de Negócios em Centros de Estética
1)As formulações cosméticas colocam à disposição do meio celular, através de veículos potencializados, princípios ativos que vão promover a nutrição, hidratação e reestruturação dos tecidos para que possamos minimizar os efeitos causados pelo tempo. Analise as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (Falso).
( F) Mesmo que o ativo cosmético não seja capaz de permear através do estrato córneo, o produto desempenhará sua ação efetiva nas células da pele.
( V) Para que a permeação cutânea aconteça é necessário que essas substâncias consigam vencer o referido efeito barreira da pele.
(V ) Ativos cosméticos devem penetrar até as camadas mais profundas da pele, principalmente da epiderme, para exercer sua ação.
Alternativas:
a)V, V, V
b)V, V, F
c)F, F, V
d)F, V, V
2)A absorção dérmica através da pele é fraca e só alguns compostos tem a capacidade de penetrar facilmente através dela. Verifique quais afirmações abaixo são verdadeiras:
I A via transdérmica, que é uma via de penetração muito lenta, mas de importância considerável; as glândulas sudoríparas, que são as vias de menor importância na penetração; e os aparelhos pilo-sebáceos, que são considerados como as zonas de maior facilidade de penetração.
II. A liberação de ativos no couro cabeludo, como por exemplo, estimuladores do crescimento capilar dependem da absorção através dos anexos cutâneos que compreendem unhas, folículos pilosos e glândulas sudoríparase sebáceas.
III A espessura da epiderme é um fator determinante para a absorção dérmica.
IV Substâncias altamente lipofílicas se difundem rapidamente através da matriz lipídica do estrato córneo.
Alternativas:
a)I, II, III estão incorretas;
b)II, III, IV estão corretas.
c)I, II, IV estão corretas;
d)Todas estão corretas
3)Além da composição do cosmético e do organismo que influenciam a penetração dos ativos contidos nos cosméticos, procedimentos estéticos também auxiliam neste processo, baseados na afirmação analise as afirmações abaixo considerando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Não podemos considerar a técnica da massagem como um fator que aumenta a absorção dos ativos cosméticos.
( ) A limpeza de pele profunda proporciona uma desobstrução dos óstios, o que faz com que aumente a permeabilidade cutânea
( )A iontoforese é a aplicação de corrente elétrica fraca através de um aparelho para transferir substâncias carregadas através de membranas biológicas.
Alternativas:
a)F, V, V
b)V, F, F
c)V, F, V
d)F, F, V
4)Princípio ativo é chamado de fármaco, portanto toda substância ativa com ação terapêutica. Podemos ainda afirmar dentro da farmacologia:
I Biotransformação é uma das etapas pelo qual um fármaco é eliminado do organismo.
II- Os fármacos são transformados no organismo ou metabolizados através de reações químicas (oxidação, redução, hidrólise, conjugação, etc), que ocorrem normalmente no fígado.
III- Considerando todas as formas farmacêuticas (Comprimido, Cápsula, Suspensão, Solução, cremes, loções), o fármaco para chegar à circulação sanguínea deve passar por alguma barreira dada pela via de administração, que pode ser: cutânea, subcutânea, respiratória, oral, retal, muscular.
IV- O fármaco pode ser inoculada diretamente na circulação pela via intravenosa, sendo que neste caso não ocorre absorção, pois não atravessa nenhuma barreira, caindo diretamente na circulação (injetáveis).
Alternativas:
a)I, III, IV estão corretas
b)II, III, IV estão corretas
c)Somente II e III estão corretas;
d)I, II, IV, estão corretas;
5)Alguns cosméticos tem por objetivo atingir a circulação sanguínea para exercer o efeito desejado. Neste caso os ativos cosméticos devem ser absorvidos, ou seja, atingir a circulação sanguínea, exercer seu efeito e, posteriormente, ser eliminado. Considerando as etapas através das quais um fármaco passa no organismo depois de ser absorvido assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
(V )Distribuição - Uma vez na corrente sanguínea o fármaco, por suas características de tamanho e peso molecular, carga elétrica, pH, solubilidade, capacidade de união a proteínas se distribui pelos distintos compartimentos corporais.
(V ) Excreção – etapa pela qual o fármaco é eliminado do organismo por meio de algum órgão excretor. Os principais são rins, trato gastrointestinal, pulmões, pele, suor, saliva, lágrima e leite.
(V ) Durante a biotransformção os fármacos são transformados no organismo ou metabolizados através de reações químicas (oxidação, redução, hidrólise, conjugação, etc), que ocorrem normalmente no fígado.
(V ) O resultado do metabolismo de um fármaco no organismo pode ser a inativação completa ou parcial dos efeitos do fármaco ou podem ser ativados exercendo seu efeito no organismo que pode ser benéfico ou tóxico.

Outros materiais