Buscar

SIMULADO DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SIMULADO
AVALIAÇÃO PARCIAL
DIDÁTICA
	
	 1a Questão (Ref.: 201508348266)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando um(a) professor(a) de Educação Fundamental preocupa-se em partir dos problemas sociais para introduzir ou debater os conteúdos das aulas, com base em temas geradores e interdisciplinares problematizados, está agindo de acordo com a Tendência Pedagógica
		
	
	Humanista não diretiva.
	
	Tecnicista.
	
	Tradicional.
	 
	Libertadora.
	
	Escolanovista.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508365536)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Didática não pretende ficar apenas nas teorias. Ela aplica os conhecimentos que produz para resolver problemas e questões que surgem no dia-a-dia das escolas e do espaço de aula. A contribuição da Didática é fundamental, pois ela pode,  EXCETO:
		
	
	Criar oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas suas experiências, sucessos ou fracassos.
	 
	Levar os professores ao desconhecimento dos processos visualizados pela observação indireta das coisas e pelos órgãos dos sentidos.
	
	Colocar ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos.
	
	Incentivar os professores a pesquisarem as novidades dos problemas que afetam sua atividade.
	
	Orientar os professores a despertar o interesse dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem eficaz.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508376912)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Especialmente no contexto de uma perspectiva crítica da educação não podemos pensar no processo de ensino dissociado do processo de aprendizagem, cabendo ao professor se questionar sobre o que fazer, porque fazer, como fazer e pra quem fazer. Isso significa dizer que NÃO podemos dicotomizar: MARQUE A INCORRETA
		
	 
	saber popular e cotidiano
	
	ensino e pesquisa
	
	teoria e prática
	
	conteúdo e forma
	
	universidade e sociedade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508541973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com CANDAU ( 2002 ) a Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra no seu conteúdo. Trata de um momento de perplexidade, de denúncia e anúncio, de busca de caminhos que têm de ser construídos através do trabalho conjunto dos profissionais da área com os professores da Éducação Básica.  É pensando a prática concreta, articulada com a perspectiva de transformação social, que emergirá uma nova configuração para a Didática. Estamos nos referindo à Didática:
		
	 
	fundamental
	
	escolanovista
	
	tecnicista
	
	tradicional
	
	mecanicista
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508461948)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Pensar em Didática é pensar em trabalho de professor na sala de aula; é verificar como o professor vive seu cotidiano, as práticas individuais, a maneira de se relacionar consigo mesmo, com os alunos, com o conhecimento, com os colegas, com a organização escolar e com a sociedade. Em suma, é um processo de autoconhecimento e de conhecimento do mundo." (LIMA, 2002, p. 44). Trta-se do professor pensar no que faz porque faz, no sentido de sua prática e do aprendizado. De acordo com essa perspectiva, podemos afirmar que:
		
	
	a Didática garante ao professor a realização de um bom trabalho, pois fornece procedimentos metodológicos rígidos para o cumprimento dos conteúdos, ou seja, respostas prontas sobre como ser professor.
	
	a Didática permite ao docente construir uma prática pedagógica baseada, exclusivamente, no senso comum, na realidade social da escola.
	
	o professor pode, com base na Didática, ensinar de modo eficaz, desde que considere os procedimentos teórico-metodológicos desvinculados de sua experiência cotidiana.
	 
	a Didática fornece ao professor princípios teórico-metodológicos para uma prática pedagógica reflexiva e crítica acerca dos fenômenos educativos; o exercício da práxis.
	
	a Didática oferece ao professor uma espécie de "receita" de como se deve trabalhar em sala de aula, evitando, portanto, a improvisação.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508541949)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à didática como prática reflexiva e de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	É pensando sobre a prática de hoje/ontem, que se pode transformar a próxima pratica.
	
	Na formação permanente dos professores, torna-se fundamental a reflexão critica sobre a prática.
	 
	A prática reflexiva é quando o professor adota o modelo linear, via de mão única em sala de aula.
	
	Uma prática reflexiva e crítica, garante a unidade entre teoria e prática.
	
	As situações do contexto escolar são contempladas no processo de ensino e aprendizagem.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508393202)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aprendizagem significativa é aquela que parte do contexto sócio histórico do aluno, levando-o a: I - Desenvolver o raciocínio. II - Saber lidar com diferentes conceitos. III - Fazer relações entre um conceito e outro. IV - Saber argumentar. V - Saber aplicar o conhecimento construído em situações novas ou diferentes. MARQUE A ÚNICA RESPOSTA CORRETA:
		
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508361113)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os meios de comunicação têm causado impactos nos modos de pensar e nas práticas sociais da juventude que afetam os processos de ensino e aprendizagem. "É em razão dessas demandas que a didática precisa incorporar as investigações mais recentes sobre modos de aprender e ensinar e sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Mais precisamente, será fundamental entender que o conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar. Nesse caso, a característica mais destacada do trabalho de professor é a mediação docente pela qual ele se põe entre o aluno e o conhecimento para possibilitar as condições e os meios de aprendizagem, ou seja, as mediações cognitivas" (LIBÂNEO). Uma Didática a serviço da Pedagogia deverá contribuir para:
		
	 
	A formação de sujeitos pensantes e críticos com competências para lidar com a realidade.
	
	Um ensino que conforme o estudante para o respeito e a obediência em qualquer situação.
	
	Um ensino que privilegie a atividade do aluno e esteja centrado no professor.
	
	A formação do aluno para responder às solicitações do professor.
	
	A formação de um sujeito que depende sempre do professor para aprender.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508435931)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os processos educativos são suficientemente complexos para que se possa facilmente entender todas as variáveis que confirmam a prática educativa. Sobre este tema analise e julgue as afirmativas abaixo:
I. A intervenção pedagógica tem um antes e um depois que constituem peças substanciais em toda prática educativa.
II. A própria intervenção pedagógica não pode ser entendida sem uma análise que leve em conta as intenções, as expectativas e a avaliação dos resultados.
III. O que acontece na aula, não pode ser examinado na própria interação de todos os elementos que nela intervêm, mas em uma análise reflexiva a partir dos referenciais teóricos.
IV. A intervenção pedagógica não pode ser analisada sem que se observe dinamicamente o modelo de percepção da realidade da aula, onde estão vinculados o planejamento, a aplicação e a avaliação.
V. A estrutura da prática docente obedece a múltiplos determinantes e tem sua justificação emparâmetros institucionais, organizativos e metodológicos independente das possibilidades dos professores, dos meios e condições físicas existentes.
Estão corretas:
		
	 
	I, II e III apenas.
	 
	I, II e IV apenas.
	 
	II, IV e V apenas.
	 
	Todas estão corretas.
	 
	I, III, IV e V apenas.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508542026)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensar a escola no novo milênio, é pensar nas múltiplas possibilidades que esta tende a oferecer aos educandos. Para tanto, é papel da escola valorizar as diferenças, a singularidade, enfim, abraçar a diversidade na pluralidade. Nesta perspectiva, o professor está trabalhando a inclusão social com a turma em quais afirmativas abaixo?
		
	 
	O professor tomou partido de um aluno católico por também ser a sua religião.
	 
	O professor no final do período escolar disse aos alunos que eles não eram nem melhores nem piores, mas que eles eram apenas diferentes.
	 
	O professor afixa no mural as notas dos alunos da maior para a menor, bem como seus respectivos nomes, visando uma competição entre eles.
	 
	O professor não admitiu que o aluno falasse sobre o seu conhecimento de pescaria quando exemplicava o peixe como animal vertebrado.
	 
	O professor de Educação Física colocou o aluno que tem menos habilidade para observar os colegas jogando e apitar o jogo sentado.

Outros materiais