A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Simulado de CARDIO   MUITAS QUESTÕES

Pré-visualização | Página 2 de 9

(Ref.: 201101277204)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Sr. Antônio estava capinando o seu sítio quando sentiu uma intensa dor retroesternal.Imediatamente interrompeu a atividade e se encaminhou para o posto de saúde. Considerando que ele tem uma dieta rica em gordura, bulhas cardíacas normais e audíveis e é sedentário, este evento indica qual patologia?
		
	 
	Coronariopatia
	
	Parada Cardiorespiratória
	 
	Hipertensão Arterial
	
	Valvopatia
	
	Hipotensão Arterial
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101621428)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A febre reumática e a cardiopatia reumática crônica são complicações da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas. Assinale a opção correta.
		
	 
	No Brasil o controle e profilaxia da febre reumática é adequada e portanto a incidência é baixa
	
	É a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens nos países desenvolvidos
	
	As principais valvas acometidas na cardiopatia reumática é a pulmonar
	
	A cirurgia cardíaca e reabilitação cardíaca são utilizadas quando há comprometimento valvar grave
	 
	A principai valva acometida na cardiopatia reumática é a mitral
	 1a Questão (Ref.: 201201752610)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Como adaptação crônica a prática de exercício aeróbico e resistido, no paciente com doença arterial coronariana e obstrutiva periférica, pode-se observar: 
		
	
	Aumento da rede de circulação colateral e do aporte sanguíneo para extremidades; além da redução da pós carga, do DC e da FC. 
	
	O aumento do fluxo sanguíneo periférico, aumento da FC e da pressão arterial sistólica (PAS). 
	
	Redução da PAS e aumento da pós carga. 
	
	Redução da FC e aumento do volume sistólico final (VSF). 
	
	Aumento do VSF e redução da PAS e FC. 
		
	
		
		1a Questão (Ref.: 201001156104)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Pacientes com estenose mitral (sintomáticos) pioram os sintomas quando realizam atividade física. Assinale a opção correta.
		
	
	O exercício aumenta a frequência cardíaca e assim o tempo diastólico é maior aumentando a congestão pulmonar 
	
	Não existe nenhuma relação com a piora do quadro do paciente com exercícios físicos, pois, não ocorre alterações hemodinâmicas importantes. 
	
	A congestão aumenta porque aumenta a pós carga durante o exercício
	
	O tempo para passagem do sangue do átrio para o ventrículo é maior 
	
	O exercício aumenta a frequência cardíaca e assim o tempo diastólico diminui aumentando a congestão pulmonar
	
	 4a Questão (Ref.: 201101166979)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O enfoque abrangente justifica a denominação Reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM) e está em consonância com a Organização Mundial de Saúde, que caracteriza a reabilitação como a integração de intervenções, denominadas ¿ações não farmacológicas¿, para assegurar as melhores condições físicas, psicológicas e sociais para o paciente com doença cardiovascular, pulmonar e metabólica. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A indicação de reabilitação no paciente que evoluiu com descompensação decorrente de um quadro de insuficiência cardíaca deverá acontecer, no mínimo, após 15 dias do episódio agudo.
II - Dentre os benefícios obtidos com a RCPM pode-se destacar, como adaptação aguda ao exercício, a redução da frequência cardíaca e o aumento da pós carga, que aumentam o fluxo coronariano e o limiar de angina.
III - O ortostatismo e a deambulação precoce podem estar indicadas após 24 horas da cirurgia de revascularização do miocárdio, dependendo da estabilidade hemodinâmica do paciente.
IV - Em um indivíduo descondicionado, o consumo de oxigênio é menor em qualquer intensidade de exercício, contraindicando a realização de exercícios resistidos nas fases I e II da RCPM.
		
	
	Estão corretas as alternativas III e IV.
	 
	Estão corretas as alternativas II e III.
	 
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas a alternativa IV está correta.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e IV.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201201274236)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A Insuficiência Cardíaca (IC) pode ser considerada hoje um problema de saúde pública. Tem alta prevalência, alto custo, é freqüentemente incapacitante e tem elevada mortalidade. O diagnóstico precoce e o tratamento efetivo diminuem a morbimortalidade e os custos. Com relação à fisiopatologia da insuficiência cardíaca (IC) analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
I - O edema em membros inferiores quando presente no paciente com IC sugere a presença de insuficiência venosa crônica associada. 
II - Na classificação da progressão da IC no nível C o paciente não tem mais indicação para a realização de transplante cardíaco, pelo elevado risco de mortalidade durante o procedimento cirúrgico. 
III - A perda de tecido miocárdico pós infarto agudo do miocárdio pode comprometer o volume sistólico e evoluir para o quadro de IC. 
IV - A ativação exacerbada do sistema renina angiotensina aldosterona pode ser um mecanismo de compensação do paciente que evolui com IC. 
V - No remodelamento ventricular observam-se sinais de hipotrofia e fibrose intersticial. 
		
	
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa V está correta. 
	
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa IV está correta. 
	 4a Questão (Ref.: 201201719201)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em relação às técnicas de tratamento do edema, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) Mata-borrão: O movimento começa pela borda radial ou cubital da mão >, quando a palma estiver inicialmente posicionada em direção à montante da corrente venolinfátiva, a manobra é chamada de demanda. Quando segue em direção à jusante, a manobra é chamada de drenagem, ou de reabsorção. ( ) A pressoterapia pneumática intermitente ou compressão mecânica apresenta 4 gerações: a pressoterapia intermitente, a sequencial, a gravidade de pressão e a programável. ( ) A demanda, a depleção, o descongestionamento intersticial e o deslocamento são princípios da massagem. ( ) Na hipertensão arterial sistêmica, pode ser prescrita a pressoterapia desde que não se aplique uma pressão superior a 30 mmHg e que se limite a superfície de aplicação aos programas clássicos, que comprimem toda a extensão do membro. ( ) A massoterapia não produz efeito relevante à circulação periférica em membros inferiores.
		
	
	F, V, V, F, V.
	
	F, V, V, V, V.
	
	F, V, F, V, F.
	
	F, F, V, V, F.
	
	V, V, V, V, F.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201001623766)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A DAC (doença arterial coronariana) pertence a uma categoria de estado mórbido que mais mata indivíduos no mundo. Ela se estabelece por diversos motivos que estão ligados desde a patologias até os maus hábitos de vida. A vida contemporânea leva-nos a um limiar de gasto energético muito baixo devido aos confortos de dia a dia, além de um acesso a alimentos industrializados ricos em sódio, açucares e gorduras. Esse quadro faz com que tenhamos a incidência dessa doença cada vez mais precocemente. Nas crianças esse quadro é cada vez mais frequente. Tomando como exemplo o caso abaixo, aponte qual das alternativas responde melhor a proposta terapêutica do paciente: A.B. F. 30 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 150 x 90 mmHg, história familiar de diabetes e hipertensão. Relata ficar horas jogando videogame e deu entrada na emergência com um quadro de dispneia e desconforto torácico. Foi hospitalizado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.