Buscar

apol 02 Análise Conjuntural e Cenários e Gestão do Conhecimento

Prévia do material em texto

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/5
Nos cenários teóricos os fatores de produção são relativamente fixos ou dados pelo ambiente, entretanto no mundo real, os fatores de produção e as vantagens proporcionadas não são estáticos e podem apresentar mobilidade entre países. Com base nesse contexto faça a correlação entre as colunas. Com base nesse contexto escolha a alternativa, em relação a mobilidade dos fatores de produção, que corresponde ao conceito a mobilidade do fator trabalho.
	
	A
	Se refere às migrações de pessoas de um país para outro, considerando que a maioria delas vai atuar no outro país como trabalhadora.
	
	B
	É hoje em dia a forma mais comum de transferência de fatores entre países na medida em que um país pode financiar os investimentos e consumo de outro.
	
	C
	As firmas têm um papel importante na medida em que atuam em vários países e buscam diversificar a sua estrutura produtiva, dadas as condições de competitividade de cada país e estratégia de negócios.
	
	D
	Onde um país que detém excesso de capitais pode direcioná-los para empréstimos a países que têm deficiência em capitais para financiar o seu investimento e consumo.
Questão 2/5
Leia o fragmento a seguir:
O processo de comunicação é de natureza relacional; uma parte é o emissor; a outra, o receptor. As relações sociais que ocorrem nesse processo envolvem transmissor e receptor e seus efeitos recíprocos, à medida que se comunicam. É importante enfatizar que as comunicações devem proporcionar informações precisas para todos os membros que precisam do conteúdo da comunicação.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 102-103
Considerando o texto acima, referente aos aspectos da comunicação e seu processo dentro da organização, analise as afirmativas apresentadas a seguir:
I. O principal requisito identificado, na comunicação organizacional, é a troca de dados.
II. A comunicação não interfere na expressão de sentimentos e satisfação dos funcionários.
III. Após revisão dos conceitos sobre a comunicação organizacional, identificam-se imperativos como: comunicação vertical, horizontal, formal e informal.
IV. A comunicação organizacional pode fluir de forma vertical e essa direção pode ser dividida em decrescente e ascendente.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, III e IV, apenas. 
	
	B
	b) ( ) I e II, apenas.
	
	C
	c) ( ) II e IV, apenas.
	
	D
	d) ( ) I e III, apenas.
	
	E
	e) ( ) IV, apenas.
Questão 3/5
Nos cenários teóricos os fatores de produção são relativamente fixos ou dados pelo ambiente, entretanto no mundo real, os fatores de produção e as vantagens proporcionadas não são estáticos e podem apresentar mobilidade entre países. Com base nesse contexto faça a correlação entre as colunas A (forma de mobilidade de fatores de produção) e a coluna B  (descrição)abaixo e escolha a alternativa correta:
	
	A
	A,B,C,B
	
	B
	B,C,A,B
	
	C
	B,A,C,A
	
	D
	C,A,C,B
Questão 4/5
Leia o texto:
No âmbito organizacional, segundo Hayes e Allinson, a cognição está relacionada à forma como as pessoas adquirem, armazenam e utilizam o conhecimento, e isso se caracteriza pela busca, coleta, processamento, análise e síntese das informações. Dessa forma, a cognição tem suas funções-base na utilização de informações, para gerar significados efetivos nas organizações.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 86-88
Considerando o texto dado e os processos desenvolvidos pela organização, analise as afirmativas a seguir, referente ao tema da cognição organizacional.
I. A cognição é um processo desenvolvido pela organização no tocante à identificação de padrões, à captação de dados, ao processamento e à organização de informações em bancos de memória.
II. Dentro do processo de cognição, o conhecimento é um fluido misto de experiências, valores, informação contextual e conhecimento que fornece uma estrutura para avaliar e incorporar novas experiências e informação.
III. A cognição se refere aos sistemas de informação destinados a ajudar os tomadores de decisão da forma certa, no momento certo e com a informação certa.
IV. A cognição refere-se à preocupação relativa à intensidade do nível de comprometimento das condições ambientais.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I e III, apenas.
	
	B
	b) ( ) I, III e IV, apenas.
	
	C
	c) ( ) II e IV, apenas.
	
	D
	d) ( ) II e III, apenas.
	
	E
	e) ( ) I e II, apenas.
Questão 5/5
Leia o texto:
O processo de aprendizado se dá por meio da experiência a partir da ação, um dos imperativos mapeados para o aprendizado organizacional. É necessário o estabelecimento de medições e a troca de experiências entre os participantes do processo (incluindo a governança corporativa, que surge para auxiliar no fenômeno da separação entre a propriedade e a gestão empresarial).
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 100-102
Considerando o texto dado, para que ocorra todo esse processo de aprendizado, são destacados alguns aspectos como a transparência, a ética e a prestação de contas. Sobre esses aspectos, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(   ) Toda empresa deve ter um código de ética que comprometa sua administração e os funcionários, elaborado pela diretoria e aprovado pelo conselho de administração.
(   ) O relatoria anual da empresa deve conter uma declaração a respeito de quais práticas de governança corporativa são cumpridas.
(   ) As informações da empresa devem abordar sempre apenas os aspectos positivos, para que o leitor não emita um juízo negativo.
(   ) O executivo principal responde pelo desempenho e pela atuação da empresa.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	a) ( ) V, F, F, V
	
	B
	b) ( ) V, V, F, V 
	
	C
	c) ( ) F, F, V, V
	
	D
	d) ( ) F, F, V, F
	
	E
	e) ( ) V, V, V, F

Outros materiais