Buscar

historia do direito brasileiro bdq4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_1 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula:  1
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 04/06/2016 14:17:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602085244)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Explique as principais caracteristicas da derrocada da oligarquia cafeeira na década de 1920.
		
	
	Anulada4.
	
	Anulada2.
	
	Anulada5.
	
	Anulada3.
	 
	Anulada1.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602090883)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande frieza, seus partidários prepararam uma série de manifestações a favor do imperador no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias na cidade. Contudo, na noite de 11 de março, tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos como a Noite das Garrafadas, durante os quais os ¿brasileiros¿ apagavam as fogueiras ¿portuguesas¿ e atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com cacos de garrafas jogadas das janelas. (VAINFAS, R. (Org.). Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 ¿ Adaptado) Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro revela
		
	
	repúdio ao republicanismo.
	
	apoio ao xenofobismo.
	 
	autoritarismo de Dom Pedro I.
	
	estímulos ao racismo.
	
	críticas ao federalismo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601227854)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise os dados abaixo apresentados por Pandiá Calógeras (In: FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1995, p. 215) sobre a entrada de escravos no Brasil, a partir de 1845:
Ano                                                   Número de escravos que entraram
1845                                                                  19453
1846                                                                  56172
1847                                                                  50325
1848                                                                  60000
1849                                                                  54000
1850                                                                  23000
1851                                                                    3278
1852                                                                      700
Agora, relacionando o quadro estatístico acima, sobre a importação de escravos, com o contexto da época (principalmente no que se refere às leis que antecederam à Lei Áurea) podemos concluir que:
		
	
	A importação de escravos aumentou a partir de 1850, devido à expansão da lavoura cafeeira.
	
	A lei dos Sexagenários pode ser entendida como resultado imediato da suspensão da importação provocada pela Lei Eusébio de Queiroz.
	 
	A Lei Eusébio de Queiroz foi promulgada no ano em que houve elevação da importação de escravos.
	
	A Lei do Ventre Livre teve repercussão imediata na importação de escravos.
	 
	O tráfico de escravos do continente africano para o Brasil cresceu, apesar da pressão inglesa efetuada através do Bill Aberdeen
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601229723)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o art. 1º da Constituição de 1891, a Nação brasileira adotava como forma de governo, sob regime representativo, a República Federativa, corroborando o que estava fixado no art. 1º do Decreto nº 1 do Governo Provisório, de 15 de novembro de 1889. Assim, tomando como base a primeira Carta Constitucional Republicana brasileira, naquilo que se referia aos critérios definidores do exercício do direito de voto, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A substituição do regime monárquico pelo regime republicano representou a adoção do sufrágio universal para todos os brasileiros e brasileiras maiores de 18 anos, independentemente de sua condição socioeconômica e cultural.
	 
	A adoção da forma de governo republicana e federativa se fez acompanhar do fim do critério censitário (baseado em renda) para o exercício do voto.
	
	Extinguiu-se o critério censitário (baseado em renda) para o exercício do direito de voto quando da implantação do regime republicano, conservando-se, entretanto, o sistema de eleição em dois niveis, tanto para o Executivo, como para o Legislativo.
	 
	A implantação da forma de governo republicana e federativa, sob regime representativo, se deu sob a égide da permanência do voto censitário e das eleições em dois níveis, tanto para o Poder Executivo, como para o Poder Legislativo.
	
	A implantação do regime republicano no Brasil trouxe consigo o voto direto para a escolha do Presidente e do Vice-Presidente, mantendo-se, todavia, o critério censitário (baseado na renda) para o exercício efetivo do direito de voto, tanto para homens, como para mulheres.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601237680)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A divisão e o exercício dos poderes são temas de grande relevo de que deve tratar a constituição de um país, que é a Lei Maior de um sistema jurídico nacional. É também comum ouvirmos que um regime será tão mais democrático quanto maior for a participação da sociedade civil nas decisões da comunidade política. A Constituição de 1824, nossa primeira Carta Magna, como não poderia deixar de ser, tratou da divisão, do exercício (competência) e da correlação dos poderes do Estado em seu texto. Este é um tema que está sempre em destaque.. Em reportagem extraída em 04/10/2008, do endereçohttp://noticias.busca.uol.com.br/buscar.html, ,Garibaldi Alves (PMDB-RN), na oportunidade em que presidia o Congresso, criticou o excesso de poderes que a Constituição oferece ao Poder Executivo - principalmente no que diz respeito ao excesso de medidas provisórias editadas pelo Presidente da República. Segundo o texto da reportagem, afirmou o Senador: "Eu diria que ela, a despeito de ser uma Constituição que nasceu com vocação para o Parlamentarismo, terminou permitindo o Presidencialismo imperial. Com o enfraquecimento do Poder Legislativo, ela deu a oportunidade do Executivo legislar, gerando uma certa hipertrofia entre os Poderes".
Assim, no que se refere aos poderes do Estado brasileiro e à sua organização previstos na Constituição de 1824, é CORRETO afirmar que:
 
		
	 
	O Poder Moderador, previsto nesta constituição, se constituía como a chave de toda a organização política do Império e cabia privativamente ao Imperador.
	 
	O Poder Judicial se organizava em dois níveis, o central e o das províncias, revelando o caráter federativo do Estado monárquico brasileiro.
	
	Havia a previsão, no texto constitucional, de que o Poder Executivo era exercido por um Presidente de Gabinete, com ministros eleitos por voto direto da população e referendados pelo Imperador.
	
	Neste texto constitucional, foi mantida a indiferenciação dos poderes do Estado, tal como ocorria no período colonial.
	
	O Poder Legislativo se organizava em uma única Câmara, cujos membros eram vitalícios.

Outros materiais