Buscar

prova discursiva libras e pratica 13 06 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Nota: 16.0
	Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 39 e 40.
A questão multicultural surda
Skliar (1998) explica que falar em Cultura Surda como um grupo de pessoas localizado no tempo e no espaço é fácil, mas refletir sobre o fato de que nessa comunidade surgem processos culturais específicos é uma visão rejeitada por muitos, sob o argumento da concepção da cultura universal, monolítica. Para Wrigley (1996), a surdez é um 'país' sem um 'lugar próprio'; é uma cidadania sem uma origem geográfica.
Todavia, pelo fato de surdos e ouvintes encontrarem-se imersos, normalmente, no mesmo espaço físico e partilharem de uma cultura ditada pela maioria ouvinte, no caso do Brasil, a cultura brasileira, surdos e ouvintes compartilham uma série de hábitos e costumes, ou seja, aspectos próprios da Cultura Surda, mesclados a aspectos próprios da Cultura Ouvinte, fato que torna os surdos indivíduos multiculturais. Poresse motivo, Skliar (1998: 28) defende que 'é possível aceitar o conceito de Cultura Surda por meio de uma leitura multicultural, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções, pois a Cultura Surda não é uma imagem velada de uma hipotética Cultura Ouvinte, não é seu revés, nem uma cultura patológica.'
Em suma, caracterizar a Cultura Surda como multicultural é o primeiro passo para admitir que a Comunidade Surda partilha com a comunidade ouvinte do espaço físico e geográfico, da alimentação e do vestuário, entre outros hábitos e costumes, mas que sustenta em seu cerne aspectos peculiares, além de tecnologias particulares, desconhecidas ou ausentes do mundo ouvinte cotidiano.
Cultura Surda e identidade
É por meio da cultura que uma comunidade se constitui, integra e identifica as pessoas e lhes dá o carimbo de pertinência, de identidade.
Resposta:Acultura surda são os costumes , crenças ,normas e características praticado por eles perante a sociedade . o jeito do surdo entender o mundo e de modifica- ló e torna-ló acessível e habitável para as suas percepções visuais . Indivíduos multiculturais : Na vida Social e constituída do jeito de ser , fazer , compreender, e de explicar, essa nova marca cultural transporta para uma sensação a cultura grupal.
�
Questão 2/5
 
O professor é um dos atores que propiciam aos alunos o desenvolvimento, promovendo o saber científico.  De acordo com os conteúdos abordados nas teleaulas e no livro base da disciplina, discorra sobre o trabalho do professor.
 
Nota: 20.0
	A tarefa principal do professor é o ensino. Assim, o professor é um profissional cuja formação lhe permite promover o ensino-aprendizagem por meio do conhecimento. Para que o professor tenha um bom desempenho profissional, é necessário que: tenha formação inicial e esteja vinculado a iniciativas de formação continuada, receba remuneração que lhe permita ascensão, em especial , intelectual, tenha boas condições de trabalho, possua comportamento ético, político e responsável, domine a matéria e os métodos de ensino, participe da construção do PPP da instituição de que faz parte, respeite a cultura dos seus alunos, seja assíduo, tenha disciplina na organização de suas aulas (p. 27).
Resposta:É o sujeito que tem uma relação diretamente com o alunado, onde tem o papel no espaço escolar de planejar e elaborar todo o conteúdo para ser passado na sala de aula de uma maneira que incentive os alunos a serem críticos em suas opiniões, de uma maneira que cause espanto e curiosidade nos alunos . Que não seja aquela aula mecânica só de memorização .... O professor também tem que tá interligado com o coordenador e ter uma postura amigável e compreensiva com os pais dos alunos. 
�
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
 
“A língua de sinais e a língua falada exibem também diferenças interessantes em relação à maneira como são produzidas e percebidas. Enquanto os articuladores manuais movem-se em um espaço tridimensional transparente, os articuladores da fala são invisíveis[...] A articulação diferenciada e as características perceptuais das modalidades gesto-visual e oral-auditiva levantam a possibilidade de que as duas modalidades de língua podem apresentar restrições diferentes a aprendizes, e podem oferecer estratégias diferentes para os mesmos.”
QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de; (Org.). Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. Pg. 219.
 
Os textos estudados nos mostram que não há diferença em relação a parte cognitiva do aprendizado da língua por crianças surdas ou ouvintes, mas devido a serem de modalidades distintas o input linguístico ocorre também por vias diferentes. Descreva as diferenças nas interações emocionais da criança/bebê que ouve e da criança/bebê surdo destacando a importância desta relação no desenvolvimento destes.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno descreva as relações e destaque que sem estes ocorre uma defasagem tanto na parte da aprendizagem quanto na interação e socialização destes.
Texto 1: As primeiras aprendizagens da criança surda
Páginas 54.
Acredita-se, assim, que as primeiras interações da criança surda com o adulto conduzem às mesmas aprendizagens desde que ocorram em outras modalidades que não a auditiva, apenas. Ao fazer um paralelo entre a criança ouvinte e a criança surda, Couto (s.d., p. 14) diz que não ouvir os sons, principalmente os da voz humana “demonstra as principais limitações a que a última está sujeita”. Segundo ela, as crianças ouvintes compreendem “situações e sinais que antecedem a compreensão da linguagem.”; “ouvem a voz da mãe” e mesmo não a vendo “ouve-lhe a voz, os passos e ruídos que marcam sua presença pela casa”, (idem, p. 15). Todavia, essa autora diz que a criança surda “compreende os mesmos sinais, exceto os sonoros”; “não ouve a voz materna, percebendo, apenas, sua expressão fisionômica”; “não vendo a mãe, sente-se só, pois também não a ouve” (ibidem, p. 16).
Resposta:Os bebês que ouve: percebe os sentimentos das pessoas que o rodeiam através das inflexões da voz de quem lhe fala. apre dendo a conhecer expressões de carinho , alegria, tristeza , decepção sempre ligadas a entoação com que são pronunciadas. Os bebês surdos : recebe a informação através de um conjunto de sinais visuais como o sorriso e a expressão dos olhos e do rosto esses movimentos é de uma importância igual a voz para o bebê surdo .
�
Questão 4/5
A escola como organização humana, também apresenta sintomas de resistência as mudanças, porém, por ser um espaço de desenvolvimento individual, social e planetário, precisa se conter em um ambiente em que: Investigue, adeque e disponibilize os espaços físicos para a concretização da sua função social: educar.
PALMA, Marcia Silva di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba:Intersaberes, 2012 p.92.
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados durante as teleaulas e no livro da disciplina, descreva a função do professor no contexto escolar.
Nota: 20.0
	O professor é o responsável pelo trabalho pedagógico, abrangendo todas as formas de atividade científica, visando o pleno desenvolvimento do aluno (p. 45)
Resposta:É o sujeito que tem uma relação diretamente com o alunado, onde tem o papel no espaço escolar de planejar e elaborar todo o conteúdo para ser passado na sala de aula de uma maneira que incentive os alunos a serem críticos em suas opiniões de uma maneira que cause espanto e curiosidade nos alunos . Que não seja aquela aula mecânica sé de memorização .... O professor também tem que tá interligado com o coordenador, e ter uma postura amigável e compreensiva com os pais dos alunos.
�
Questão 5/5
Na gestão escolar interpretativa a escola é uma realidade social subjetivamente construída, não dada nem objetiva. Privilegia menos o ato de organizar e mais a “ação organizadora” com valores e práticas compartilhados. A ação organizadora valoriza muito as interpretações,os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano, e preterindo o caráter formal, estrutural normativo.
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.75)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a gestão interpretativa.
Nota: 20.0
	Esse estilo tem como prioridade a compreensão dos processos de organização e gestão da escola e o entendimento e a análise da subjetividade. Dispensa-se qualquer tipo de estudo mais aprofundado sobre normas, regras, organização e funcionamento. (p. 92).
Resposta:neste tipo de Gestão : não necessita de qualquer tipo de estudo aprofundado sobre funcionamentos, organização, regras, normas etc. Foca na interpretação das situações e ignoram- se os aspectos objetivos, valoriza o aspecto humano e não a estrutura formal da escola. O contexto escolar se constrói a partir das relações e dos acontecimentos diários e não sendo uma realidade pronta e acabada.
�
Conheça o novo AVA
 
��

Outros materiais