Buscar

Comportamento Organizacional e Técnicas de Negociação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
JOSY ABADIO DOS SANTOS BUENO
RA: EAD3276400090
DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR À DISTÂNCIA: PROFA. ANDRELIZA MILA ROSA E OLIVEIRA
APARECIDA DE GOIANIA
MAIO DE 2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo identificar o comportamento organizacional da Empresa Virtu@ Cyber, a capacidade de empreender de sua gestora e o grau de competitividade da empresa por ela administrada. 
Além de apontar as razões que determinaram a escolha da atividade escolhida pela gestora, o tipo organizacional implantado na empresa, mostrar as técnicas de gestão do conhecimento, como se desenvolve a capacidade operacional do capital humano nela inserida e a maneira como ela desenvolve o trabalho de negociação no mercado em que atua.
MAPEAMENTO DO PERFIL DA EMPRESA 
Nome da empresa (fictício): Virtu@ Cyber
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços Administrativos
Localização: Av. Vereador Geraldo Padeiro Qd.85 Lt.04
Estado: Goiás
Cidade: Aparecida de Goiânia
Número de funcionários: 01
Data de fundação: Dezembro de 2015
Faturamento médio mensal: R$ 8.000,00
A Empresa Virtua Cyber nasceu da oportunidade vislumbrada na necessidade de prestar apoio a serviços de cunho administrativo, no que tange a elaboração de contratos, de mais serviços realizados pela internet tais como via de contas, negociações, cadastros e inscrições. Seu plano de negócios foi elaborado de forma simples, por sua proprietária, que é muito curiosa e criativa, e está sempre em busca de novos serviços para oferecer.
O plano de negócios é uma ferramenta essencial, pois proporciona segurança para quem quer iniciar uma empresa, uma vez que presta informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, corroborando para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.
A empresa em questão foi contemplada de forma democrática, no plano de negocio onde os gestores pensam em oferecer melhor qualidade de vida aos moradores da região, oferecendo soluções práticas e úteis de forma acessível.
	Após conhecer a trajetória desta empresa, constata-se que o empreendedor foi criativo e conseguiu enxergar uma oportunidade em meio a disseminação dos serviços tecnlogicos. Inovou buscando agregar serviços que trouxeram soluções a comunidade da região.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Observando o comportamento organizacional desta empresa, conclui-se que ela está atuando conforme o mercado em que está inserida, pois a empresa está empenhada em atender bem seus clientes, oferecendo serviços de qualidade, com preços acessíveis e atendimento humanizado.
No que diz respeito à negociação, esta é feita de forma evolutiva, uma vez que a empresaria atua através da comunicação direta com os envolvidos no negocio. Possuia uma boa conduta com seu colaborador, de forma simples e direta, sem deixar margens para outras interpretaçõe.
Como a empresa possui apenas um colaborador e de ligação familiar, basicamente não existem conflitos entre a empreendedora e o colaborador, por outro lado os conflitos que venham a existir são resolvidos através do diálogo, utilizando se as variaveis básicas das negociação: o tempo, o poder e a imformação. Consegue ouvir, falar, entender e possui a flexibilidade de ceder e recuar quando necessário.
Há cumplicidade nas decições, principalmente porque a gestora possui poder de persuasão e consegue concessões que são satisfatórias a ambas as partes e pelo que foi relatado, é notorio que a gestora poussui habilidades de um bom negociador.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO
As negociações são realizadas diretamente com a gestora, que procura utilizar as tecnicas de negociação; tempo, poder e informação, pois ela entende que são fundamentais para o processo de negociação, uma vez que determinam as tecnicas, ferramentas e práticas no momento da negociação e garantirá uma negociação tranquila e segura.
A empresa possui uma relação sempre atualizada de fornecedores e procura os melhores produtos e serviços, levando em conta, qualidade e valores. Seu estoque é bem pequeno tendo em vista que a maioria do serviço demanda apenas de documentos impressos e para prestar tais serviços, são necessários maquinários como impressoras, computadores, scanner e os insumos: papeis, toners e tintas. O valor do estoque corresponde a 1% do faturamento da loja que é resposto mensalmente ou conforme a necessidade do estoque.
Quanto as vendas, a loja trabalha apenas a vista. Os preços são expostos em uma tabela de serviços visiveis aos clientes, caso haja algum desconto é negociado com o cliente e depende da quantidade. Não existe preparo para entrega ou transporte da empresa para o cliente, pois o próprio cliente faz a retirada dos produtos/serviços adquiridos, porém é realizada a conferencia no balcão juntamente com o proprio cliente. Por se tratar de papeis são oferecidos envelopes para que sejam melhor transportados.
Weltanschauungen significa percepção ou visão de mundo e refere-se a orientação cognitiva fundamental de um indivíduo ou de toda uma sociedade. Um individuo pode estar envolvido a um grande número de informações, mas serão os seus valores que ditarão o que ela perceberá e para o que ela se esforçará para entender.
Segundo Ghisi e Martinelli (2012), “o processo de aprendizagem sobre as W deve ser contínuo e seria muito útil que se empregasse uma parte do tempo disponível para se conhecer as diferentes W”.
A gestora entende a necessidade de se ter uma visão sistêmica na negociação, por isto incentiva a capacitação de todos os envolvidos nesse processo, para poder lidar com as diferenças em suas visões de mundo, e consequentemente obter resultados mais efetivos.
DINÂMICA DA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA
O ramo de atividade desta empresa que está paltado na utilização da tecnologia “internet”, por si só, exige que a gestora esteja sempre informada e por isto, mesmo que de forma informal, foi possivel perceber que há sempre uma busca por aprendizado, inovação, atualização e idéias novas, pois a gestora tem o conhecimento de que a empresa viva é aquela que aprende e se transforma com o que aprende.
	Embora a empresa em questão não tenha nenhum plano efetivo de educação corporativa, está em constante atualização, através de cursos e palestras a fim de prestar um serviço de qualidade.
	Como forma de aprimorar a qualidade dos serviços prestados a Virtu@ Cyber utiliza um programa de controle, que compartiilha conhecimentos e possui atualizações mensais com melhorias sugeridas por outras empresas no ramo, o que proporciona um serviço de execelencia e atendimento de qualidade aos usuários. 
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL 
Verificou-se que a gestora possui um bom conhecimento sobre o mundo do trabalho e suas mudanças. Pois procura atender as necessidades educativas de seu funcionário, incentivando melhorias e outros tipos de atualizações que os capacite para o mundo do trabalho.
A empresa se coloca a disposição do funcionário para que o mesmo realize seus projetos de vida. Concessão de horários, indicações de curso e capacitações. 
O sistema de recrutamento da empresa é por análise de currículo seguida de entrevista realizada pela propria gestora, que consideraa disposição para o aprendizado, conhecimentos gerais sobre o serviço a ser prestado e outras características do candidato como desenvoltura, empatia, educação, etc.
CONCLUSÃO
Após a elaboração deste desafio conclui-se que a gestora desta empresa é criativa e motivada pois conseguiu identificaroportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Por mais que não tenha uma formação profissional consegue adminstrar bem e esta sempre em busca de atualizações que coraboram com sua existencia, sendo destaque na prestação de serviços na região em que atua.
REFERENCIAS
DANTE, Pinheiro Martinelli; GHISI, Flavia Angeli. NEGOCIAÇÃO: Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica. Editora Saraiva, 2006. Pág. 259
MARTINELLI, D. P.; GHISI, F. A. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica. São Paulo: Saraiva, 2012.

Continue navegando