Buscar

PROVA DE JURISDICIONAL 2012

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DE JURISDICIONAL 2012
PROVA DE JURISDICIONAL 2012
1) A partir da emenda constitucional n º 45, de 8 de dezembro de 2004, é incorreto afirmar:
          a) Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, as ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público;
          b) Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida julgar válida lei local contestada em face de lei federal; .  ( Earthur)
          c) O ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa;
          d) As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto de dois terços de seus membros.
2) Assinale a afirmação correta em relação o poder judiciário, segundo o capitulo III do título IV da constituição da republica federativa do Brasil.
          a) O Conselho Nacional de Justiça é composto por 15 (quinze) membros com mais de 35 (trinta e cinco) e menos de 66 (sessenta e seis) anos de idade, com mandato de 2 (dois) anos.
          b) O Supremo Tribunal Federal é competente para processar e julgar originariamente ações em que todos os membros da magistratura sejam diretamente interessados.
          c) A Mesa do Senado Federal e o Advogado Geral da União são legitimados para a proposição de ação direta de inconstitucionalidade e de ação declaratória de constitucionalidade.
          d) A composição do Conselho Nacional de Justiça contempla, entre outros, dois membros do Ministério Público da União e dois cidadãos de notável saber jurídico.
          e) O Supremo Tribunal Federal poderá, mediante decisão de dois terços dos seus membros, aprovar súmula que, a partir de sua votação, terá efeito vinculante.
3) Dentre os órgãos do poder judiciários não se incluem:
b) os tribunais de contas e os tribunais arbitrais.
4) A respeito do conselho nacional de justiça é correto afirmar que:
	a)
	é órgão integrante do Poder Judiciário com competência administrativa e jurisdicional.
	b)
	pode rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de Tribunais julgados há menos de um ano. 
	c)
	seus atos sujeitam-se ao controle do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.
	d)
	a presidência é exercida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal que o integra e que exerce o direito de voto em todas as deliberações submetidas àquele órgão.
Leia com atenção a afirmação a seguir, que apresenta uma INCORREÇÃO. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem competência, entre outras, para rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais (se tiverem sido julgados há menos de um ano), zelar pela observância dos princípios que regem a administração pública e julgar os magistrados em caso de crime de abuso de autoridade.       
Assinale a alternativa em que se indique o ERRO na afirmação acima.
	a)
	O CNJ, sendo órgão do Poder Judiciário, atua apenas mediante provocação, não podendo atuar de ofício.
	b)
	Não cabe ao CNJ, órgão que integra o Poder Judiciário, zelar por princípios relativos à Administração Pública. .  ( Earthur)
	c)
	O CNJ não pode julgar magistrados por crime de abuso de autoridade.
	d)
	O CNJ pode rever processos disciplinares de juízes julgados a qualquer tempo.
 6) um juiz federal proferiu uma sentença em processo relativo a crime politico e outra sentença em processo movido por estado estrangeiro contra pessoa residente no brasil. Os recursos interpostos contra essas duas sentenças serão julgados pelo
	a)
	STF, no primeiro caso, e pelo TRF, no segundo caso.
	b)
	TRF em ambos os casos.
	c)
	STF, no primeiro caso, e pelo STJ, no segundo caso.
	d)
	TRF, no primeiro caso, e pelo STF, no segundo caso.
	
	
7) Sabendo-se que flamarion já ocupava o cargo de juiz de direito há cinco anos quando de sua prisão, responda, justificadamente , às questões abaixo
b) tribunal de justiça do rio de janeiro
8) A responsabilidade jurídico- administrativa de flamarion será de competência do:
c) tribunal de justiça do rio de janeiro ou conselho nacional de justiça.  ( Earthur)
CASO CONCRETO
Ronald Andrade ingressou no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro mediante concurso público para exercer o cargo de técnico judiciário em 1999, logo após ter concluído o segundo grau. Em 2006, Ronald concluiu o curso superior em Direito e continuou exercendo sua função no TJ/RJ. Em 2010, ele teve sua inscrição no concurso para a magistratura estadual indeferida, sob a alegação de que não teria comprovado os “três anos de atividade jurídica” exigidos pelo art. 93, I, CF/88. Na qualidade de advogado(a), você é procurado(a) por Ronald, que pretende saber quais suas chances de obter um provimento jurisdicional favorável à sua inscrição em sede de mandado de segurança. Qual resposta você daria a Ronald?
Resp. Na dicção da jurisprudência do STF, deve ser computado como tempo de atividade jurídica apenas o exercício de funções para quais seja exigido o diploma de bacharel de direito. Neste caso, como Ronaldo exercia função cujo grau de exigência é de nível médio ( independentemente do trabalho exercido no TJ/RJ ), não haveria como comprovar o atendimento à exigência constitucionalmente estabelecida, sendo remotas as suas chances com a ação pretendida. .  ( Earthur)
10) no julgamento preliminar dos recursos AI 730127...neste casa imagine que Adinan seja autor de uma ação que esteja atualmente em fase recursal tramitando no tribunal regional do trabalho da 1º região...
a) enquanto o STF não tiver julgado o mérito da questão constitucional ali discutida¿
resp. devera selecionar um ou mais recursos representativos de controvérsia e encaminha-los  ao STF suspendendo os demais ate o pronunciamento definitivo da corte, em conformidade com o art. 543-b, §1ºdo CPC
b) Depois que houve o referido julgamento pelo STF¿
resp. Os recursos sobrestados serão apreciados pelos tribunais, termos de uniformização ou turmas recursais que poderão declara-los prejudicadas ou retratar-se, em conformidade com o art. 543, B, §3º CPC.  ( Earthur)
_1527273890.unknown
_1527273892.unknown
_1527273893.unknown
_1527273891.unknown
_1527273888.unknown
_1527273889.unknown
_1527273886.unknown
_1527273887.unknown
_1527273885.unknown

Outros materiais