Buscar

Responsabilidade Civil

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302455325)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Messias motorista não profissional, colidiu seu veículo com o de Ana Selma, que o acionou judicialmente. A responsabilidade de Messias é
		
	 
	subjetiva, dependendo da comprovação de culpa, além de nexo de causalidade e dano.
	
	objetiva, dependendo apenas da comprovação de nexo de causalidade e dano.
	
	subjetiva, dependendo apenas da comprovação de nexo de causalidade e dano.
	
	objetiva, dependendo da comprovação de culpa, além de nexo de causalidade e dano.
	
	objetiva, dependendo apenas da comprovação do dano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301971747)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ação indenizatória por danos materiais e morais movida por Antonio em face de José, fundada no seguinte fato: o veículo do réu (José) colidiu com a porta do veículo do autor (Antonio) no momento em que este desembarcava do mesmo, decepando-lhe três dedos da mão esquerda. Em contestação, o réu alega e prova que o autor, além de estar parado em fila dupla, abriu a porta do veículo inadvertidamente no momento em que passava o veículo do réu. Dando os fatos como provados, assinale a afirmativa correta, justificadamente:
		
	 
	O réu terá que indenizar porque o caso é de responsabilidade objetiva, pelo que irrelevante a ocorrência de culpa.
	 
	O réu (José) não terá que indenizar porque houve culpa exclusiva da vítima.
	
	O réu terá que indenizar porque violou o dever de cuidado ¿ era previsível que alguém poderia saltar de um veículo parado em fila dupla.
	
	A indenização deverá ser reduzida porque houve na espécie culpa concorrente (art. 945 do C.Civil).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302411349)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a responsabilidade civil do empregador, analise os itens abaixo: I- Consoante jurisprudência uniforme do STJ, é lícita a cumulação das indenizações por dano moral e por dano estético decorrentes de um mesmo fato, desde que passíveis de identificação autônoma. II- A teoria da perda de uma chance pode ser aplicada às relações de trabalho. III - Para que reste caracterizada culpa exclusiva da vítima, é preciso que não haja culpa do empregador em nenhum grau.
		
	 
	todas as assertivas estão corretas;
	
	apenas as assertivas I e III estão corretas;
	
	apenas as assertivas II e III estão corretas;
	
	apenas a assertiva I está correta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302411357)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ricardo, buscando evitar um atropelamento, realiza uma manobra e atinge o muro de uma casa, causando um grave prejuízo. Em relação à situação acima, é correto afirmar que Ricardo
		
	 
	praticou um ato ilícito e deverá reparar o dano.
	
	responderá pela reparação do dano, apesar de ter agido em legítima defesa.
	 
	responderá pela reparação do dano, apesar de ter agido em estado de necessidade.
	
	não responderá pela reparação do dano, pois agiu em estado de necessidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302411356)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB) No dia 23 de junho de 2012, Alfredo, produtor rural, contratou a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda., com a finalidade de pulverizar, por via aérea, sua plantação de soja. Ocorre que a pulverização se deu de forma incorreta, ocasionando a perda integral da safra de abóbora pertencente a Nilson, vizinho lindeiro de Alfredo. Considerando a situação hipotética e as regras de responsabilidade civil, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Alfredo e a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda. responderão objetiva e solidariamente pelos danos causados a Nilson.
	
	Trata-se de responsabilidade civil objetiva, em que a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda. é o responsável principal pela reparação dos danos, enquanto Alfredo é responsável subsidiário.
	
	Com base no direito brasileiro, Alfredo responderá subjetivamente pelos danos causados a Nilson e a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda. será responsabilizada de forma subsidiária.
	
	Não há lugar para a responsabilidade civil solidária entre Alfredo e a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda. pelos danos causados a Nilson, dada a inexistência da relação de preposição.
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201302411355)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João trafegava com seu veículo com velocidade incompatível para o local e avançou o sinal vermelho. José, que atravessava normalmente na faixa de pedestre, foi atropelado por João, sofrendo vários ferimentos. Para se recuperar, José, trabalhador autônomo, teve que ficar internado por 10 dias, sem possibilidade de trabalhar, além de ter ficado com várias cicatrizes no corpo. Em virtude do ocorrido, José ajuizou ação, pleiteando danos morais, estéticos e materiais. Com base na situação acima, assinale a alternativa correta.
		
	 
	José terá direito a receber a indenização na forma pleiteada: o dano moral em razão das lesões e do sofrimento por ele sentido, o dano material em virtude do tempo que ficou sem trabalhar e o dano estético em razão das cicatrizes com que ficou.
	 
	José terá direito apenas ao dano moral, já que o tempo que ficou sem trabalhar é considerado lucros cessantes, os quais não foram expressamente requeridos, e não podem ser concedidos. Quanto ao dano estético, esse é inacumulável com o dano moral, já estando incluído neste, conforme entendimento do STJ.
	
	José terá direito apenas ao dano moral, em razão do sofrimento, e ao trabalhar, isso se traduz em lucros cessantes, que não foram pedidos, não podendo ser concedidos.
	
	José não poderá receber a indenização na forma pleiteada, já que o dano moral e o dano estético são inacumuláveis, de acordo com entendimento do STJ. Assim, terá direito apenas ao dano moral, em razão do sofrimento e das cicatrizes, e ao dano material, em razão do tempo que ficou sem trabalhar.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302677690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE - 2006 - OAB - Exame da Ordem) A respeito da responsabilidade civil, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, desaparece a responsabilidade do agente causador, deixando de existir a relação de causa e efeito entre o ato e o prejuízo experimentado pela vítima.
	 
	Contratada a realização de uma cirurgia estética embelezadora, o cirurgião assume uma obrigação de resultado, sujeitando-se à obrigação de indenizar pelo não-cumprimento do resultado pretendido pela outra parte contratante, ou decorrente de eventual deformidade ou de alguma irregularidade, de modo que o insucesso importa em responsabilidade civil pelos danos materiais e morais que acarretar.
	
	A fixação judicial do valor da indenização a título de danos morais está vinculada estritamente ao valor do prejuízo efetivamente experimentado e demonstrado pela vítima. Para a adequada fixação do dano moral, há de se levar em conta o poder econômico das partes e o caráter educativo da sanção.
	
	Em razão da inexistência de relação de preposição, empresa locadora de veículos não possui responsabilidade sobre danos que o locatário cause a terceiros no uso do carro locado.
	
	Não se admite a cumulação de indenização por danos morais e estéticos, em parcelas quantificáveis autonomamente, decorrentes do mesmo fato, por configurar um indevido bis in idem (duas vezes sobre a mesma coisa), porque no dano estético está compreendido o dano moral.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302593400)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Ano: 2015; Banca: FCC; Órgão: DPE-MA; Prova: Defensor Público). A respeito da responsabilidade civil, é CORRETO afirmar:
		
	
	A cláusula penal compensatória tem a finalidade de compensar os prejuízos causados pelo atraso no cumprimento da obrigação avençada, ao passo que a cláusula penal moratória serve como forma de pré-fixar o valor mínimoda indenização no caso de descumprimento da obrigação.
	 
	A responsabilidade extracontratual objetiva se caracteriza pela responsabilidade independentemente de ter o causador do dano agido com dolo ou culpa, razão pela qual não pode ser afastada em razão de caso fortuito ou de força maior.
	
	O incapaz responde subsidiariamente pelos prejuízos que causar, somente caso seus responsáveis não tenham obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes, mas a indenização deve ser fixada por equidade e não poderá privar o incapaz do necessário para a sua manutenção.
	 
	Nas hipóteses em que o ato ilícito retira da vítima a oportunidade de obter uma situação futura melhor, como por exemplo quando em razão do ato ilícito a vítima foi impedida de participar de um concurso público, está diante de lucros cessantes, fazendo jus a indenização no valor dos salários que a vítima receberia caso fosse aprovada no concurso.
	
	No contrato de transporte oneroso de pessoas, o transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas, mas não responde por eventuais danos causados às bagagens transportadas caso haja cláusula excludente da responsabilidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302455328)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A atriz Maria, ao atravessar a rua, em local proibido, foi atropelada por um carro, cujo motorista não tinha habilitação para dirigir e que trafegava em velocidade incompatível com aquele local. Do acidente resultaram cicatrizes que lhe comprometeram a formosura, tendo perdido trabalhos durante alguns meses. Neste caso, poderá pleitear
		
	
	indenização por danos materiais, morais e estéticos, cumulativamente, mas o juiz não poderá levar em conta a culpa da vítima, porque o motorista não possuía habilitação para dirigir.
	 
	somente metade da indenização dos dias em que ficou sem trabalhar e que, comprovadamente, não lhe tiverem sido ressarcidos pelo empregador, por seguro privado ou pela previdência social, já levando em consideração a culpa recíproca.
	
	apenas indenização por danos materiais, porque de acidentes de veículo não se podem extrair danos morais, e os estéticos só serão indenizáveis quando, também, se reconhecerem danos morais.
	
	apenas indenização por danos materiais e morais ou, alternativamente, por danos materiais e estéticos, mas o juiz deverá, ao fixar a indenização, ter em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.
	 
	indenização por danos materiais, morais e estéticos cumulativamente, mas o juiz deverá, ao fixar a indenização, ter em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302455340)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em tema de Responsabilidade Civil, considere asserções abaixo. I. Atos lícitos não podem engendrar responsabilidade civil contratual nem aquiliana. II. A prática de bullying entre crianças e adolescentes, em ambiente escolar, pode ocasionar a responsabilização de estabelecimento de ensino, quando caracterizada a omissão no cumprimento no dever de vigilância. III. Nos termos de reiteradas decisões do Superior Tribunal de Justiça, a cláusula de incolumidade, inerente ao contrato de transporte, não pode ser invocada nos casos de fortuito interno. IV. A responsabilidade do dono ou detentor de animal pelos danos por este causado é objetiva. V. O consentimento informado constitui excludente de responsabilidade dos profissionais liberais em caso de erro médico. Dentre as asserções acima APENAS estão corretas
		
	
	I e III.
	 
	III e V.
	
	II e V.
	
	I e IV.
	 
	II e IV.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201301970351)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analisando as afirmativas abaixo, é correto afirmar:
		
	 
	O empregador responde pelo ato de seus empregados, desde que o ato seja praticado no exercício da tarefa destes;
	
	O dono do animal responde, em qualquer hipótese, pelos danos provocados por ele.
	
	O incapaz, em hipótese alguma, responde pelos danos que causar;
	 
	A responsabilidade civil do incapaz é subsidiária;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302420196)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Juiz do Trabalho Substituto - TRT/1ª Região - FCC - 2012) João, servidor público, conduzia veículo oficial a serviço da Administração federal e envolveu-se em acidente de trânsito do qual resultou prejuízo de grande monta a particular. O particular acionou a União e esta foi condenada a indenizá-lo. De acordo com os dispositivos constitucionais e legais que regem a matéria, o direito de regresso da Administração em face do servidor:
		
	 
	Independe de comprovação de dolo ou culpa, dada a sua natureza objetiva.
	 
	Depende da comprovação de conduta dolosa ou culposa, dada a natureza subjetiva da responsabilidade do agente.
	
	É sempre possível, em razão da responsabilidade objetiva do agente, salvo quando comprovada culpa exclusiva da vítima ou causas excludentes da ilicitude.
	
	Depende da comprovação de dolo e é afastado no caso de culpa, salvo se configurada inobservância de dever legal.
	
	É afastado se configurada responsabilidade objetiva do Estado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301900231)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(OAB/MG-Agosto /2008) Sobre a OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR assinale a opção INCORRETA:
		
	 
	A cobrança de dívida já paga gera o direito de indenização equivalente ao dobro do valor exigido, salvo se houve prescrição
	 
	O detentor de animal ressarcirá o dano por este causado mesmo que a vítima tenha culpa exclusiva no evento
	
	O direito de exigir reparação pelo dano causado transmite-se com a herança.
	
	A responsabilidade civil é independente da criminal
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301970927)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João foi almoçar na casa de Renato e, ao colocar o copo apoiado na janela caiu na rua causando dano a Joana. Segundo o Código Civil responderá:
		
	 
	João porque foi ele quem gerou o dano.
	
	Renato só responde se for proprietário do imóvel.
	
	Renato e João são responsáveis solidários.
	 
	Renato porque ele habita o imóvel.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301970347)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quando tratamos dos danos causados por animais é CORRETO afirmar:
		
	 
	Os proprietários dos animais somente respondem se provar a culpa.
	
	Nesses casos trabalha-se com a culpa presumida.
	 
	Os proprietários ou detentores respondem de forma objetiva, salvo se comprovarem força maior ou culpa exclusiva da vítima.
	
	Os proprietários dos animais sempre irão responder.
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301900233)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB Nacional 2009-II) De acordo com o que dispõe o Código Civil a respeito da responsabilidade civil, assinale a opção correta.
		
	 
	O Código Civil consagra a responsabilidade civil objetiva das empresas pelos danos causados pelos produtos postos em circulação.
	
	No caso de responsabilidade civil em virtude de ofensa à saúde, o ofendido não tem direito de ser indenizado das despesas dos lucros cessantes.
	
	Somente há responsabilidade do empregador pelos danos que seus empregados, no exercício de suas funções, causarem a terceiros, se ficar demonstrado que o empregador infringiu o dever de vigilância.
	
	O dono de edifício responderá pelos danos causados pela ruína do predito, estando o lesado dispensado de provar que a ruína decorreu de falta de reparos e que a necessidade dessas reparações é manifesta
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302586319)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO) Um homem foi submetido a cirurgia para remoção de cálculos renais em hospital privado. A intervenção foi realizada por equipe médica não integrante dos quadros de funcionários do referido hospital,apesar de ter sido indicada por esse mesmo hospital. Durante o procedimento, houve perfuração do fígado do paciente, verificada somente três dias após a cirurgia, motivo pelo qual o homem teve que se submeter a novo procedimento cirúrgico, que lhe deixou uma grande cicatriz na região abdominal. O paciente ingressou com ação judicial em face do hospital, visando a indenização por danos morais e estéticos. Partindo dessa narrativa, assinale a opção CORRETA:
		
	 
	O hospital responderá pelos danos, mas de forma alternativa, não se acumulando os danos morais e estéticos, sob pena de enriquecimento ilícito do autor.
	
	O hospital não responderá pelos danos, tendo em vista que não se aplica a norma consumerista à relação entre médico e paciente, mas, sim, o Código Civil, embora a responsabilidade civil dos profissionais liberais seja objetiva
	
	O hospital não responderá pelos danos, uma vez que se trata de responsabilidade objetiva da equipe médica, sendo o hospital parte ilegítima na ação porque apenas prestou serviço de instalações e hospedagem do paciente.
	 
	O hospital responde objetivamente pelos danos morais e estéticos decorrentes do erro médico, tendo em vista que ele indicou a equipe médica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302525172)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	CESPE - TJDF - Titular de Serviços de Notas e Registros. Em relação à responsabilidade civil contratual e extracontratual, assinale a opção correta.
		
	 
	O ato praticado em legítima defesa, estado de necessidade e no exercício regular de direito, reconhecido em sentença penal excludente de ilicitude, não exime o agente da responsabilidade civil de reparação do dano.
	
	Em se tratando de evento danoso pelo fato da coisa, comprovada a existência de culpa concorrente de ambos, lesado e agente causador do dano, ou de culpa presumida do proprietário ou possuidor, haverá divisão de responsabilidade, mesmo que privado da guarda, por transferência da posse jurídica ou furto da coisa.
	
	Tem responsabilidade subjetiva perante terceiros o tutor em relação ao ato ilícito praticado pelo tutelado que estiver sob sua autoridade e em sua companhia, fazendo-se necessária a comprovação de culpa in vigilando, ou negligência, por encerrar a tutela munus público.
	 
	Há presunção de responsabilidade civil pelo fato da coisa inanimada contra o titular do domínio ou possuidor, pelos danos que a coisa causar a terceiros, o que somente poderá eximir-se se demonstrados culpa exclusiva da vítima, caso fortuito ou força maior.
	
	A decisão que julga extinta a punibilidade pela prescrição, decadência, perempção e pelo perdão aceito pelo ofendido elide a pretensão indenizatória no juízo cível.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302525156)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	CESPE - TRF 1ª Região - Juiz Federal. Considerando a responsabilidade civil pelo fato da coisa, assinale a opção correta.
		
	 
	Ainda que locado o imóvel, ao proprietário caberá a guarda jurídica da coisa.
	
	Conforme entendimento do STJ, em nenhuma hipótese deve-se responsabilizar o detentor de animal que cause dano a terceiro.
	
	Será responsável por reparar dano causado a veículo de terceiro, caso não seja encontrado o motorista causador do dano, a pessoa em cujo nome o veículo envolvido no acidente estiver registrado no órgão competente.
	
	Dono de veículo emprestado somente será responsabilizado por fato culposo do comodatário se ficar provada a negligência ao confiar a coisa a terceiro, conforme entendimento do STJ.
	 
	Após aceitação de obra de pequeno porte, não haverá responsabilidade solidária entre o dono do prédio e o empreiteiro na reparação de danos causados por sua ruína.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302455336)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante partida de futebol, Filipe envolveu-se em uma briga e passou, abruptamente, a desferir pontapés em todos a seu redor, atingindo inclusive o árbitro, Mário, que tentava separar a contenda. Muito ferido, Mário ajuizou ação de indenização contra Filipe. Por sua vez, este fez prova de que não teve a intenção de acertar Mário. O pedido deverá ser julgado
		
	 
	improcedente, pois Filipe provou não existir um dos elementos para a responsabilização civil.
	
	procedente, pois Filipe agiu com culpa, devendo ser responsabilizado objetivamente.
	
	procedente, pois Filipe agiu em abuso do direito, devendo ser responsabilizado objetivamente.
	
	e procedente, pois Filipe agiu em abuso do direito, devendo ser responsabilizado subjetivamente.
	 
	procedente, pois Filipe agiu com culpa, devendo ser responsabilizado subjetivamente.

Outros materiais

Perguntas Recentes