Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PORTFÓLIO ACADÊMICO

Pré-visualização | Página 1 de 2

PORTFÓLIO ACADÊMICO
Disciplina de Seminários contábeis
Fernanda, Ianara, Meire, Thereza Cristyna,Waldenia
 Portfólio Acadêmico apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Seminários contábeis 
Fortaleza/CE
2016
1 INTRODUÇÃO 
 Com o intuito de poder reunir e explanar sobre a execução do nosso trabalho durante esse semestre na disciplina de seminários contábeis que criamos esse portfólio, que é um pequeno e sintetizado apanhado do passo a passo da divisão e das etapas e os proventos que conseguimos perceber em nossa vida acadêmica.
 Desde a primeira aula da disciplina podemos perceber que a mesma nos tiraria da zona de conforto, onde estávamos acostumados a sermos ensinados no ambiente sala de aula, por professores extremamente competentes, porém nesse semestre, com a proximidade do trabalho de conclusão de curso – TCC a instituição de ensino em que fazemos parte, Centro Universitário Estácio do Ceará, sabiamente nos convidou a estarmos mais a frente da disciplina, a fazermos do conhecimento o movimento de troca, um via de mão dupla. 
 Sair de si e ir ao encontro dos limites que por vezes nos impedem de crescer e amadurecer academicamente, a timidez, as inseguranças a falta de tempo e até o comodismo, foram alguns dos nossos obstáculos para o sucesso desse trabalho, contudo sempre estivemos buscando forças uma nas outras para que o nosso objetivo fosse alcançado.
 Por isso, no desenvolvimento desse portfólio descreveremos um pouco da rotina da equipe responsável pela disciplina de Contabilidade de Custos e gerencial, uma disciplina importantíssima e que contém um grande peso no exame de suficiência.
2. DIÁRIO DE PESQUISA 
 Ao saber da oportunidade de apresentar a disciplinas que forma primordiais ao nosso curso foi sendo formadas equipes para que pudessem juntos conseguirem concluir com êxito o desafio de mergulhar com propriedade na disciplina que fosse sorteado.
 A nossa equipe foi formada e aos poucos nos juntamos, as integrantes são as seguintes: Fernanda, Ianara, Meire, Thereza Cristyna,Waldenia. Não nos conhecíamos muito bem, porém a vontade que o seminário desse certo falou mais alto. 
 Então a nossa primeira medida foi nos reunir, a primeira reunião aconteceu no dia 16 de Março de 2016 e vimos que para não esquecermos nada da disciplina de contabilidade de custos e gerencial decidimos no deter a ementa da disciplina, onde cada uma ficaria com a sua parte e desenvolveria e pesquisaria separadamente sobre os tópicos que lhe foram confiados e logo em seguida nos reuniríamos novamente para discutirmos nossas e idéias e uma auxiliar a outra na pratica das mesma, importante salientar que na nossa primeira reunião foi acordado que todas deverião elaborar questões de múltipla escolha, inerentes ao seu assunto, para que nos próximos encontros fizéssemos uma compilação que resultará em uma única questão, que será repassada aos demais alunos. Ao final da apresentação os alunos que responderam corretamente participarão de sorteio de brinde.
 Segue abaixo ementa que nos guiou
1 - Contextualização da Contabilidade de Custos 
1.1 Da contabilidade de custos a contabilidade financeira 
1.3 O papel das informações de custos nas decisões estratégicas 
2. Terminologia e Propósitos de Custos 
2.1 Conceitos básicos em Custos 
2.1.1 Gastos: custos, despesas e investimentos
2.1.2 Desembolso e perdas 
2.1.3 Gastos do produto e gastos do período 
2.2 Categorização dos custos 
2.2.1 Material, Mão-de-obra e Custos indiretos 
2.2.2 Custo primário, de conversão e fabril
3. Classificação e Comportamento dos Custos 
3.1 Quanto à forma de alocação 
3.1.1 Custos diretos 
3.1.2 Custos indiretos 
3.2 Quanto ao volume de atividades 
3.2.1 Custos variáveis 
3.2.2 Custos fixos. 
4. Fluxo dos custos: estruturação e registro contábil 
4.1 Custos nas empresas comerciais, industriais e de serviços
4.2 Processo industrial 
4.2.1 Representação do fluxo operacional do processo produtivo 
4.2.2 Os estoques de materiais, de produtos em processamento e produtos acabados
4.2.2.1 Apuração do custo das requisições de matéria-prima 
4.2.2.2 Apuração do custo dos produtos fabricados 
4.2.2.3 Apuração do custo dos produtos vendidos 
4.2.2.4 Apuração dos custos unitários e dos custos totais 
4.3 A demonstração do resultado do exercício
5.1.1 Rateio dos custos indiretos e apuração do custo do produto 
6. Custeio Baseado em Atividades ABC 
6.1 Emprego de atividades para distribuir e gerenciar custos 
6.1.1 Direcionadores de custos 
6.2 Implantação do custeio baseado em atividades: vantagens e limitações 
6.3 Etapas do custeio por atividades
	
1 - Contextualização Gerencial – Conceitos centrais
2- Mark-up
 2.1 - Divisor
 2.2- Multiplicador
3-Margem de contribuição
4-Ponto de equilíbrio
5-Margem de segurança
6 - Grau de Alavancagem Operacional - Gao
 De acordo com a ementa e com a nossa necessidade de abordar com afinco alguns temas e outros não dividimos de forma justa levando em consideração abrangência e a profundidade que daríamos a cada conteúdo.
Então ficou da seguinte forma: 4 de nós ficaram com a parte de Contabilidade de Custos e 2 de nós ficou com a disciplina de Contabilidade Gerencial.
3. DIÁRIOS DE LEITURA E REFERENCIAS 
 Nós fomos felizardos por pegar temas que possuíam tantas referencias, e melhor referencias de cunho extremamente competentes, a principio nos aprofundou nas pesquisas brilhantes de Clóvis Luis Padoveze, que enriqueceram e esclareceram muitos questionamentos, que por conseqüências ainda era incertos em nossa vida acadêmica.
Nos guiamos também pelo livro de Rodrigo Simão da Costa, chamado contabilidade gerencial que de forma simplória, mas não menos competente vem nos guiar sobre o universo que é o gerenciamento da contabilidade e por vezes do conhecimento dela e das formas que a mesma possa vim a ser utilizadado.
 
4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Nossa apresentação aconteceu no dia 24 de Abril de 2016 e contou com o auxilio de alguns slides que fizemos no Power point. Demos o máximo dentro de nossas limitações, tanto de conhecimento e aprendizado, quando de emocional, o nervorsismo e insegurança deixam um pouco o psicológico um pouco balançado, porém conseguimos apresentar com êxito.
Abaixo, segue os slides que nortearam a nossa apresentação.
(adicionar os slides)
5. AUTO-AVALIAÇÃO 
 A auto-avaliação que procuramos fazer como estudante do 7º período do curso de Ciencias contábeis foi a seguinte: estavamos sentindo a necessidade de persquisar e levar um pouco mais a fundo a carreira acadêmica e essa disciplina veio em tempo hábil nos despertar isso, por motivos de realizações profissionais.
 A equipe se manteve unida e teve muitas dificuldades para encontros, devido aos horários e muitas de nós estarem fazendo disciplinas que exigiam muito, além do fato de já trabalharmos e possuirmos muitas funções em nossa vida pessoal.
 Poderíamos ter nos encontrado mais vezes e discutido um pouco mais, poderíamos ter revisado os slides mais de uma vez, pois a equipe debatedora levantou alguns pontos como o fato de termos pequenos erros ortográficos.
6. AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA 
 Essa disciplina é extemamente importante para a propagação do conhecimento, ou seja extremamente construtiva, tanto para o aluno que apresenta, quanto para a equipe debatedora, quanto para os alunos ouvintes e acredito que também seja para o professor que orienta, no nosso caso a professora Alexandra Siebra, uma excelente profissional.
 Demos o nosso máximo e conseguimos extrair conhecimento e releituras de gerencial e custos de forma que jamais pensamos.
Outro ponto construtivo é que adicionamos uma questão do último exame de sufiencia no nosso trabalho e fizemos uma espécie de dinâmica para que fosse dado um certo dinamismo na aprentação,conseguimos nos manter calmas e atentas e transmitir o conteúdo e conhecimento adquirido durante
Página12