Buscar

AV2 2011 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS
AV2
Uma empresa trabalha com um formulário de movimentação (saída de estoque) de produtos. As movimentações apresentadas nessa questão não se tratam de vendas. São situações como produtos com defeito, utilização para consumo interno da empresa, etc. Há, portanto, um caso de uso apresentado a partir do seguinte formulário:
MOVIMENTAÇÃO (SAÍDA) DE PRODUTOS
Numero: ___________ Data: ___/___/___
Funcionário Responsável: _________________
Quantidade 
Código de Barras
Descrição do Produto
Preço
 
========
===============
================
========
_________
_________________
__________________
_________
_________
_________________
__________________
_________
_________
_________________
__________________
_________
_________
_________________
__________________
_________
_________
_________________
__________________
_________
Valor Total: _____________
Novo
Finalizar
Nesse caso de uso, o ator preenche o número da movimentação, a data e o seu nome (campo funcionário responsável pela movimentação) e, a partir daí, entrará com os dados de todos os produtos que estarão saindo do estoque. Para isso, para cada produto:
o ator preencherá a quantidade e o código de barras do mesmo e, ao finalizar esse preenchimento, o sistema irá preencher automaticamente os dados de descrição do produto e respectivo preço (a partir do código de barras digitado) e registrar no sistema a saída do item para aquela movimentação; 
o ator passa então a preencher os dados do próximo produto, procedendo de modo semelhante ao item anterior.
		Ao concluir o preenchimento dos dados dos produtos que serão retirados do estoque, o ator clica no botão Finalizar. O sistema, então, exibe o valor total dos produtos que estão sendo retirados do estoque (somatório do Preço X Quantidade) e conclui a movimentação. Se o ator quiser limpar a tela e incluir uma nova movimentação ele pode clicar no botão Novo, que somente estará habilitado se a movimentação estiver finalizada. (Obs: não se preocupe com o armazenamento em tabelas de banco de dados, imagine que está tudo sendo armazenado na memória do computador – pense nas classes e nos objetos instanciados)
(2,5 PONTOS) Faça o diagrama de classes (conceitual) referente à situação acima 
(2,5 PONTOS) Especifique o caso de uso 
(2,5 PONTOS) Faça o Diagrama de Sequência para o caso de uso acima 
(2,5 PONTOS) Construa um diagrama de estados para a classe professor universitário. Considere a carreira de um professor universitário de uma instituição federal de ensino. Existem quatro categorias possíveis: auxiliar, assistente, adjunto e titular, onde cada categoria corresponde a qualificação do professor. Auxiliares possuem graduação e/ou especialização, Assistentes possuem mestrado e Adjuntos possuem doutorado. Professores titulares possuem doutorado e devem trabalhar na mesma instituição a mais de 8 anos mas também tem de comprovar excelência acadêmica. Esta classificação é inicialmente válida durante o processo de contratação dos professores e /ou quando estes professores continuam se qualificando. Um professor também pode mudar sua classificação de acordo com o tempo de serviço na instituição: após 8 anos como professor auxiliar, ele se torna professor assistente e da mesma forma após 8 anos como professor assistente um professor se torna professor adjunto.

Outros materiais