Buscar

AV1 2012 01 - Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) (2,5 pontos) Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). JUSTIFIQUE AS FALSAS. O erro está em vermelho.
a) (F ) Considere o mapa de uma cidade que mostra rodovias e prédios e que esconde a cor dos prédios. Este mapa não pode ser considerado um modelo pois não representa aspectos essenciais da cidade, abstraindo as características relevantes ao entendimento do esquema rodoviário desta cidade.
b) ( F ) O ciclo de vida em cascata, também chamado clássico ou linear, se caracteriza por possuir uma tendência na progressão seqüencial entre uma fase e a seguinte. Este aspecto é considerado como uma vantagem neste esquema de projeto de software, já que garante que uma fase somente se inicie após o término da anterior.
c) (V) No ciclo de vida incremental, cada iteração pode ser vista como uma mini-cascata.
d) (V) No modelo de ciclo de vida incremental e iterativo, um sistema de software é desenvolvido em vários passos similares (iterativo). Em cada passo, o sistema é estendido com mais funcionalidades (incremental)
e) (F) Em um modelo de ciclo de vida iterativo e incremental, os artefatos de software construídos através da UML permanecem inalterados a medida que o as iterações do processo são realizadas.
2) (ENADE 2011) (1,0 ponto) (No desenvolvimento de um software para um sistema de venda de produtos nacionais e importados, o analista gerou o diagrama de casos de uso a seguir.
Da análise do diagrama, conclui-se que:
(F) A execução de uso “Consultar estoque” incorpora opcionalmente o caso de uso “Liberar desconto”.
(V) A execução do caso de uso “Liberar desconto” incorpora opcionalmente o caso de uso “Realizar venda”.
(V) A execução do caso de uso “Realizar venda” incorpora obrigatoriamente o caso de so “Consultar estoque”.
(F) A execução do caso de “Realizar venda de produto nacional” incorpora obrigatoriamente o caso de uso “Liberar desconto”.
(F) Um gerente pode interagir com o caso de “Realizar venda”, pois ele é um Usuário.
3) (2,0 pontos) “Em uma empresa vários projetos são realizados. Os cinqüenta empregados da empresa trabalham em pelo menos um projeto. Há um sistema implantado na empresa que permite aos participantes de um determinado projeto marcarem suas horas de trabalho. Esse sistema também permite que outra pessoa, ao fim do mês, gere os relatórios com os totais de horas trabalhadas de cada participante” . Desenhe o diagrama de casos de uso para as atividades descritas no texto.
4) (1,5 pontos) Considere um Sistema de Controle Acadêmico e a seguinte regra de negócio: “Para se inscrever na disciplina Projeto Final de Curso o aluno precisa ter, no mínimo, 100 créditos concluídos”. Desenhe o diagrama de casos de uso que modele esta regra de negócio.
5) (3,0 pontos) Construa o modelo de classes de domínio para o sistema descrito a seguir. 
“A Roliud possui diversos estúdios cinematográficos, cada um caracterizado por um nome único, um dono, data de fundação, e o faturamento do ano anterior. Estes estúdios produzem filmes que possuem um nome, e o número de meses que levou sendo feito, o ano de lançamento, o número do "copyright" e o custo total do filme. Em cada filme atuam atores, que possuem um nome artístico, um número de seguro social, uma nacionalidade, idade, sexo, e um conjunto de tipos de papéis para o qual seu tipo físico é aconselhável (ex: avó, mocinha jovem, galã com idade avançada, adolescente). Estes tipos de papéis não são pré-definidos, constituindo uma lista preenchida a critério de cada ator. Em cada filme onde atua, um ator ganha um cachê, e desempenha um personagem que possui um nome. Os atores também podem ser diretores de filmes nos quais não atuem e cada filme pode ter mais de um diretor. Estúdios podem existir mesmo que ainda não tiverem produzido um filme, mas só são considerados atores aquelas pessoas que já atuaram em pelo menos um filme.” 
  
MODELAGEM DE SISTEMAS – AV1
NOME: _______________________________
MATRÍCULA: _________________________

Outros materiais