Buscar

Casos de Uso - Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Modelagem de Sistemas
Casos de Uso - Exercícios
João confecciona placas por encomenda. Como o volume dos pedidos tem aumentado, ele está solicitando o desenvolvimento de uma aplicação que controle o cadastro de clientes e as encomendas. 
Quando recebe uma encomenda, João anota em um caderninho o nome do cliente o seu telefone. Para a encomenda, ele registra: o tamanho da placa (altura e largura), a frase a ser escrita, cor da placa (branca ou cinza), cor da frase (azul, vermelho, amarelo, preto ou verde), data da entrega, valor do serviço e valor do sinal. A aplicação deve obrigar que o valor do sinal seja de, no mínimo, 50%. Para calcular o valor da placa, as seguintes fórmulas são usadas: 
Área = altura X largura
Custo do material = área X R$ 147,30
Custo do desenho = número de letras X R$ 0,32
Valor da placa = custo do material + custo do desenho
João deseja que o sistema controle os pedidos, calcule o preço final das peças e o prazo de entrega. Para cada encomenda cadastrada, deve ser emitido um recibo em duas vias (cliente e empresa), contendo os dados da encomenda e do pagamento.
Marcão é um treinador de vôlei e deseja levar um NoteBook para os jogos a fim de obter:
O controle do placar;
O controle dos pontos de cada partida, identificando-os como: ponto de saque, ponto de ataque (quando a vantagem estiver com o time adversário), ponto de contra-ataque (quando a vantagem estiver com o próprio time), ponto de bloqueio, erro do adversário. No caso do bloqueio, é necessário cadastrar de foi individual, duplo ou triplo. 
São requisitos para a implantação desta aplicação:
Cadastrar o nome de todos os jogadores do time e número de suas camisas. (responsabilidade do setor de apoio técnico);
Para cada jogo agendado, cadastrar: a data e a hora do jogo, o local, o nome do time adversário, os nomes do juiz e do seu auxiliar (responsabilidade do setor de apoio técnico);
A aplicação deve exibir para controle de cada set o placar que pode ser alterado pelo auxiliar técnico, informando quem fez o último ponto e o tipo do ponto. No caso do ponto ser do adversário, basta identificar o tipo do ponto;
Ao final do jogo, o sistema deve exibir a lista dos maiores pontuadores e o somatório de pontos, por tipo, no jogo. 
A Livraria ABC atua no mercado de livros há mais de 20 anos. Sua estratégia de atuação não prevê a manutenção de livros em estoque. Todos os livros solicitados por seus clientes são, semanalmente, encomendados às editoras. As editoras e os livros oferecidos são selecionados pela Direção da Livraria.
Os clientes enviam seus pedidos pelo correio, fax ou mail. O pedido é aceito se o cliente e o livro estiverem previamente cadastrados. Caso contrário, o pedido é rejeitado e devolvido ao cliente. Ao final da semana, a livraria emite requisições de livros para as editoras, com base nos pedidos recebidos.
Os livros fornecidos pelas editoras, são conferidos com a requisição através da nota de entrega da editora. As notas com erros são devolvidas e os pedidos dos clientes são enviados com as respectivas faturas. Uma cópia da fatura é encaminhada à Tesouraria, onde é feito o controle de pagamentos.
A direção da livraria ABC para aumentar a eficiência dos seus serviços está desenvolvendo um sistema de informação que deverá controlar os pedidos dos clientes e encomendas às editoras. Além desses serviços, o sistema deverá enviar mensalmente um catálogo com os livros para os clientes por estilo de preferência e informar os pedidos pendentes e o total semanal e mensal de vendas de livros e encomendas às editoras.
A fábrica Pé Grande Ltda. possui um departamento de compras que funciona da seguinte maneira: 
O setor de compras recebe pedidos do setor técnico. Estes pedidos são verificados para constatar possíveis incoerências. Caso o pedido seja aprovado ele é imediatamente cadastrado. Caso contrário, é enviada uma nota de rejeição para o setor técnico. Com base nos pedidos, o gerente solicita a emissão de uma ordem de compra ( O.C. ( aos fornecedores. Os fornecedores, por sua vez, são selecionados segundo seus preços, e são escolhidos aqueles que oferecem os menores preços. Os fornecedores enviam as faturas de compras. Estas são checadas para verificar se correspondem às O.C.s. Caso não correspondam, são rejeitadas e enviadas ao fornecedor. Senão são cadastradas e uma nota de pedido atendido é enviada ao Setor Técnico. Semanalmente o setor de compras envia à gerência um relatório das compras efetuadas na semana. Mensalmente o setor de compras envia ao setor contábil um relatório com os dados das faturas recebidas no mês.
O Núcleo de Novelas da Rede Bobo de Televisão contratou você para fazer um sistema para controlar suas novelas. O sistema deve permitir que um operador cadastre, em separado, novelas, atores e diretores. Os atores podem ser contratados ou horistas. Os atores e diretores só podem trabalhar em uma novela, mas uma novela pode ter vários atores e apenas um diretor. Quando um ator passa a trabalhar em uma novela, isso deve ser registrado no sistema. Se ele for ator contratado, deve ser impresso um aviso para o departamento de pessoal, dizendo que ele está alocado na novela. Quando um autor envia um capítulo (com resumo), o sistema deve cadastrar esse capítulo e produzir uma cópia para cada ator e diretor da novela. Toda segunda feira, o sistema deve emitir cópias, para a imprensa, dos 6 resumos dos capítulos da semana. No final do mês (dia 25), o sistema deve gerar, para a pagadoria, uma listagem dos atores horistas que devem ser pagos. Para isso, dia 15 deve ser enviado um formulário aos diretores, com o nome de todos os atores horistas associados à novela com um espaço para marcar. Os diretores devem devolver esses relatórios preenchidos, com o registro de horas trabalhadas por ator horista, que são registrados no sistema. Se dia 23 existir um diretor que não devolveu o relatório, deve ser enviada uma carta de notificação ao diretor.
A empresa Rádio Táxi Mar&Sol precisa de uma aplicação que controle o cadastro de clientes, o cadastro dos cooperados e o cadastro das corridas programadas. 
Para cada cliente são cadastrados os seguintes dados: código (que deve ser gerado pelo sistema), nome, endereço completo (logradouro, número, complemento, bairro, município, estado) e dois telefones de contato. O cliente pode se cadastrar apenas com o nome para agilizar o processo. Quando fizer sua primeira chamada por telefone, seus dados serão atualizados. 
Para o cooperado (taxista) cadastram-se: nome, CPF, número da carteira de motorista, categoria, data de validade da carteira, número do táxi na cooperativa (conhecido como número da VR), número da placa, modelo do veículo, fabricante, cor do veículo, endereço residencial completo, telefone residencial e celular e data de entrega na Cooperativa. Quando o cooperado de desliga, deve ser cadastrada a data do desligamento. Este controle é responsabilidade da área administrativa da empresa.
Quando o cliente solicitar uma corrida programada (pedidos com antecedência maior que meia hora), cadastra-se no controle de corridas: o endereço de saída do carro, o bairro de destino, a data e a hora de saída, telefone de contato (se local de saída diferente do cadastro). Se o cliente não for cadastrado, seu cadastro vai ser feito no momento da solicitação do carro. O status desta corrida deve ser definido com “aguardando VR”.
Um hora antes da corrida programada, a operadora questiona, pelo rádio, aos cooperados que estejam em trânsito, qual deles deseja pegar a corrida programada. Deve ser cadastrado na aplicação o número da VR do taxista que se candidatou para à corrida. Meia hora antes do horário, o cliente deve ser avisado a respeito do número da VR. Antes de avisar ao cliente, o status deve ser assinalado como “aguardando aviso”. Após o aviso, o status muda para “aviso efetuado”. Após ser atendido, o status deve ser alterado para “tripulado”. Em qualquer momento a corrida podeser cancelada pelo passageiro. 	
Se for uma solicitação de carro imediato, a operadora deve retornar à tela, informando o status dentre as opções “aguardando aviso”, “aviso efetuado”, “cancelado pelo passageiro” ou “cancelado pela cooperativa” Se um logradouro não estiver na lista, a solicitação não será atendida. Quando o cliente for atendido, o status deve ser alterado para “tripulado”.

Outros materiais