Buscar

PSICOFISIOLOGIA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

��1a Questão (Ref.: 201402137123)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através das descobertas da psicóloga pioneira em Neuropsicologia Brenda Milner, com seu trabalho com o paciente H.M. em 1962, foi demonstrado o que antes apenas havia sido sugerido com bases em observações comportamentais por Bruner na década de 1950: Milner demonstrou que as duas formas de memória (explicitas e implícitas) requerem sistemas anatômicos diferentes. Desta forma o paciente H.M. não era capaz de consolidar na memória de longo prazo, por exemplo, novos lugares, objetos, fatos e eventos após ter sido submetido a uma cirurgia em que o hipocampo foi retirado. No entanto outra memória esta preservada, aquela que não depende da evocação consciente da informação, ou seja, a memória implícita. Responda: Sabendo que H.M. havia preservado sua memória implícita cite dois exemplos de atividades onde ele ainda poderia ser capaz de consolidar novas memórias de longo prazo.
	
	
Resposta: Andar de bicicleta e Cozinhar.
	
Gabarito: Os exemplos devem contemplar as memórias de representação perceptual, procedimentos, associativa e não associativa.
	
	
	 ��2a Questão (Ref.: 201402138649)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Maria e Beatriz estavam passeando pelo campo, sem perceber, se aproximaram de flores onde abelhas estavam colhendo pólen. Ambas foram picadas e nenhuma delas desenvolveu nenhum tipo de processo alérgico, no entanto, Maria sentiu muita dor enquanto que, para Beatriz, a picada nada significou. Considerando esta descrição, e simplesmente o momento da picada da abelha, comente sobre o tema percepção de dor. Que receptor foi ativado? Descreva o tipo de fibra que transmitiu a informação dolorosa e comente, objetivamente, o caminho que ela percorre. Quais as características fisiológicas principais deste tipo de dor?
	
	
Resposta: 
	
Gabarito: O aluno deve demonstrar que a percepção dolorosa é variável de indivíduo para indivíduo. Os receptores da dor são os nociceptores. A dor rápida ou aguda consiste na ativação de fibras do tipo A-delta. A sensação corresponde à ação imediata da picada, é a dor rápida. O estímulo doloroso é conduzido ao longo das fibras Ad até a medula, através dos nervos espinais, ou até o troco encefálico, através do nervo trigêmeo. Sendo estimulados, os nociceptores, produzem potenciais receptores, e esses são codificados em salvas de potenciais de ação na membrana vizinha à extremidade especializada na transdução. As fibras do tipo Ad são finas e com pouca mielina. Os impulsos da dor rápida são veiculados diretamente a dois núcleos talâmicos (posterior e ventral posterior), de onde partem para o córtex somestésico primário. As características fisiológicas, principais, da dor rápida são a estrita correlação com o estímulo e a localização espacial precisa. São explicadas, pelo fato de sua via ser direta (apenas três neurônios e duas sinapses antes do córtex).
	
	
	 ��3a Questão (Ref.: 201402325023)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que com o preenchimento do estômago, os alimentos parcialmente digeridos são encaminhados para o intestino e inicia-se a absorção dos nutrientes, o que os levará à corrente sanguínea. Considerando seus estudos sobre a regulação a curto prazo do comportamento alimentar podemos afirmar que a citação acima reporta:
	
	
	Fase gástrica.
	
	Fase anal.
	
	Fase cefálica.
	 
	Fase de substrato.
	
	Fase oral.
	
	
	 ��4a Questão (Ref.: 201402171627)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao escutar as histórias de seu bisavô sobre os tempos que ele passou servido ao Exército na Segunda Guerra Mundial, você percebe que ele só consegue lembrar apenas de algumas cenas quando reporta a um dado momento onde o combate se tornou violento. Considerando seus estudos sobre a amnésia dissociativa, podemos afirmar que ele apresenta um caso típico de amnésia:
	
	
	generalizada.
	
	localizada.
	 
	seletiva.
	
	sistematizada.
	
	contínua.
	
	
	 ��5a Questão (Ref.: 201402271338)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expressão emocional da raiva é comum em várias espécies. Lucas é um estudante de psicologia e está observando a expressão facial da raiva em crianças e animais e vendo as similaridades. O primeiro a estudar o assunto foi:
	
	
	Platão
	
	Wilhelm Wundt
	 
	Charles Darwin
	
	Carl Rogers
	
	Sócrates
	
	
	 ��6a Questão (Ref.: 201402669892)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leio o trecho da música Pensamento, do grupo Cidade Negra: "Você precisa saber o que passa aqui dentro, eu vou falar pra você. Você vai entender a força de um pensamento pra nunca mais esquecer. Pensamento é um momento que nos leva a emoção, pensamento positivo que faz bem ao coração". Ela reporta a uma relação direta entre pensamentos e emoções. Considerando seus estudos sobre o pensamento humano responda: Será que estas associações apresentadas na música se revelam no nosso cotidiano?
	
	
	Pensamento, linguagem e até mesmo atenção estão correlacionados, mas em nosso cotidiano selecionamos eventos e, assim, as emoções costumam não influenciar nossa fisiologia.
	
	Eventualmente pode até acontecer, mas como seres racionais tendemos a usar a lógica todo o tempo, ignorando na maior parte das vezes os sentimentos.
	 
	Sim, afinal quando estamos felizes tendemos a trazer imagens mentais e pensar em outros momentos também felizes.
	
	Não existe qualquer correlação entre pensamento positivo e bem-estar cardiovascular. Pelo contrário, emoções fortes levam a graves problemas neste sistema.
	
	Como revelado na letra da música apenas as emoções positivas permitem essas associações diretas com os pensamentos.
	
	
	 ��7a Questão (Ref.: 201402844242)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a definição a seguir com atenção: "Nesta afasia o portador apresenta grande dificuldade em falar, mesmo que tenha capacidade de entender o que escuta ou lê. Ou seja, a inteligência geralmente está preservada, mas a habilidade de se expressar pela linguagem falada não." É correto afirmar que esse trecho aborda a afasia:
	
	
	em surdos.
	
	de Wernickie.
	
	Anômica.
	
	Sensorial.
	 
	de Broca.
	
	
	 ��8a Questão (Ref.: 201402138247)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Definir o fenômeno da atenção não é tarefa fácil. A atenção não atinge certa homogeneidade de definições como ocorre com a memória, por exemplo. Neurocientistas e Neuropsicólogos podem discordar quando o assunto é estabelecer uma taxonomia da atenção e nas formas de estudo deste fenômeno. De acordo com seus estudos em atenção podemos afirmar que: A atenção...
	
	 
	está relacionada a seletividade do processamento de informações.
	
	implícita é aquela onde temos claramente identificado no campo visual o objeto de desejo.
	
	não está relacionada com a memória, o raciocínio e a emoção.
	
	explícita está relacionada as buscas que realizamos sem estar com o objeto de desejo focado.
	
	é o que explica a hiperatividade dos portadores de TDAH.
	
	
	 ��9a Questão (Ref.: 201402138701)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre as substâncias citas abaixo, qual delas representa um exemplo de opióde endógeno?
	
	
	codeína.
	
	ópio.
	 
	morfina.
	 
	endorfina.
	
	heroína.
	
	
	 ��10a Questão (Ref.: 201402139276)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	João procura por um psicólogo, sua queixa principal é nervosismo. Relata estresse elevado no trabalho e pouca paciência com os filhos. Durante o exame clínico psicológico (anamnese) ao ser questionado da qualidade do seu sono, João relata: Tenho sentido que meu sono está insuficiente e sinto muito desconforto com isso, me sinto cansado durante o dia, inúmeras vezes tenho dificuldade em dormir e acordo facilmente, parece que o meu sono não é suficiente. Levando em consideração o relato de João, que tipo de sintoma ele está descrevendo?Insônia
	 
	Sono paradoxal
	
	Hipersonia
	
	Narcolepsia
	
	Apnéia obstrutiva do sono

Outros materiais