Buscar

PCO RESUMO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Etapas construtivas:
Projeto e aprovação
Serviços preliminares
Fundações
Estruturas
Alvenarias
Coberturas
Instalações hidráulicas
Instalações elétricas
Impermeabilização e isolamentos
Esquadrias
Revestimentos e acabamentos
Serviços complementares
Projeto: é um empreendimento temporário (porque todo projeto em início e fim definidos), com o objetivo de criar um produto ou serviço único (porque os fins são sempre diferentes, ainda que da mesma área e semelhantes), executados por pessoas, com recursos limitados e que necessitam de planejamento, execução e controle. Um projeto é temporário, único, executado por pessoas, possui limitações de recursos, é planejado, executado e controlado, possui um propósito, é interdependente.
Gerenciamento de projetos: é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto com a finalidade de se atingir seus objetivos e atender às necessidades e expectativa dos seus vários stakeholders.
Conceito de sucesso de um projeto: dentro do custo (orçamento), do tempo (cronograma) e do escopo.
Áreas de conhecimento da gerência de projetos PMBOK: escopo, custo, tempo, qualidade, recursos humanos, comunicação, risco, aquisições, integração e stakeholders.
PMBOK
Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: É um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI. Não se trata de uma metodologia de gerenciamento de projetos e, sim, de uma padronização, identificando e nomeando processos, áreas de conhecimento, técnicas, regras e métodos. Procura comtemplar os principais aspectos que podem ser abordados no gerenciamento de um projeto genérico.
Possui 9 áreas de conhecimento e 47 sub processos dentro dos principais 9 processos.
Benefícios do uso: atividades padronizadas, comunicação padronizada, reduz número de atividades que poderiam ser esquecidas, garante melhor uso dos recursos, reduz a ocorrência de surpresas negativas, redução de custos, aumenta probabilidade de sucesso do projeto.
Seus principais processos são: processo de iniciação, processo de planejamento, processo de execução, processo de monitoramento e controle e processo de encerramento.
Áreas de Conhecimento: Gerenciamento da Integração do Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto, Gerenciamento da Comunicação do Projeto, Gerenciamento dos Riscos do Projeto e Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
Um processo é um conjunto de aços e atividades inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pré-específico de produtos, resultados ou serviços.
PDCA
Plan: definir meta e método
Levantamento quantitativo dos materiais e serviços
Memória de cálculo
Quadro de distribuição das quantidades
Tabela de produtividade e estimativas de duração
Sequenciamento das atividades
Histograma de recursos
Orçamentação
Cronograma físico e financeiro
Do: educar e treinar, executar coleta de dados
Check: checar, metas x resultados
Act: ação corretiva, preventiva e melhoria
Características de um projeto bem elaborado
Início lento
Planejamento demorado
Execução rápida
Encerramento curto
Acompanhamento e controle em todas as fases
Fundamentos de gerenciamento de empreendimentos (planejamento)
Declaração de escopo: o que fazer?
Plano de gerenciamento de projeto: como fazer?
EAP – Estrutura analítica de projeto: Quais entregas?
Desenvolver cronograma (definir atividades, sequencias, estimar durações, recursos e custos): Quanto e quanto?
EAP (Planejamento)
Estrutura analítica de projeto: realiza decomposição hierárquica dos pacotes de entrega do projeto. Sua confecção depende da declaração de escopo e precede a elaboração do cronograma. Composta de projeto, sub-divisão do projeto, pacote de trabalho e atividades.
Definição de atividades: envolve identificar e documentar as atividades que devem ser executadas com a finalidade de produzir os diversos pacotes de trabalho identificados na EAP.
A Linha de base deve ser salva quando da consolidação do planejamento e também no replanejamento.
Tipos de atividades
Atividades executivas (tasks)
Marcos (milestones): eventos que marcam a execução de um grupo de atividade ou término de uma fase do empreendimento. Dur. 0 dias.
Atividades resumo (summary tasks): representam grupos de atividades, totalizando durações, datas e custos de outras atividades.
Estimativa de Recursos: este processo consiste em determinar os tipos e as quantidades dos recursos (pessoas, equipamentos e materiais) que serão utilizados e quando estarão disponíveis para a execução das atividades do empreendimento.
Estimativa da duração das atividades: significa definir a quantidade de períodos de trabalho requeridos para completa-lá.
Sequenciamento de atividades: devem ser sequenciadas corretamente com a finalidade de desenvolver um cronograma realista. Existem três tipos de dependências, sendo elas, obrigatórias (mandatórias), arbitrarias (preferenciais) e externas.
Relações de dependência: fim-início, início-início, fim-fim, início-fim
Defasagem entre atividades (lag): folga
Adiantamento de atividades (lead)
Ferramentas e técnicas utilizadas: opinião especializada (baseada na experiência), estimativa análoga (baseada em atividades semelhantes executadas anteriormente), estimativa paramétrica (baseada em parâmetros de quantidade de trabalho e produtividade). Podem ser mais provável, otimista, pessimista.
Estratégias para redução no prazo:
Compactação (crashing): acréscimo de recursos adicionais às atividades para reduzir sua duração, aumento de horas-extra de trabalho, transferir recursos de atividades com folgas para atividades críticas ou terceirizar partes do trabalho.
Superposição (fast traking): requer alterar a lógica do sequenciamento para realizar atividades em paralelo, requer aumento na alocação de recursos, pode ocasionar retrabalho.
Análise de rede do cronograma
Cálculo das datas mais cedo e mais tarde de início e fim de todas as atividades do projeto, sem levar em consideração as limitações de recursos (CPM, PERT, GERT). Abaixo de acordo com rede PERT CPM.
Data mais cedo de início da atividade (ES)
Data mais cedo de término da atividade (EF)
Data mais tarde de término da atividade (LF)
Data mais tarde de início da atividade (LS)
Folga livre ou Free Float (FF): quantidade de tempo que uma atividade pode atrasar sem atrasar o ES das atividades sucessoras
Folga total ou Total Float (TF): quantidade de tempo que uma atividade pode atrasar seu ES sem atrasar a data de término do projeto como um todo
Ferramentas de análise 5W 2H: What? Why? Where? Who? When? How? how much?
Gráfico de pareto
Gráfico de controle
Diagrama de causa e efeito
Folhas de verificação
Fluxograma de processos
Histograma
Controle
Reprogramação: significa alterar a sequência de execução das atividades, sem alterar os baselines, de modo a recuperar os desvios ocorridos na execução do plano.
Replanejamento: significa alterar as baselines para reproduzir uma nova condição de futuro, tendo em vista mudanças nas expectativas e/ou nas premissas sobre as quais o projeto foi planejado. A ação de replanejar não deve acontecer rotineiramente. Se ocorrer, deverá ser em número limitado de vezes, sob adequado controle integrado de mudanças.

Outros materiais