Buscar

CASO CONCRETO 14. SEMANA 14. DIREITO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I - CCJ0006
Título 
SEMANA 14		
Descrição 
Caso concreto
Juliano descobriu em janeiro deste ano que em janeiro de 2010 foi constituída uma sociedade limitada em que consta como sócio-gerente. Ocorre que Juliano nunca foi sócio desta empresa e, tão pouco conhece as pessoas que dela fazem parte. Pergunta-se: Juliano pode propor ação anulatória da constituição da sociedade? O prazo para a propositura dessa ação é prescricional ou decadencial? Explique sua resposta em no máximo cinco linhas.
RESPOSTA – Sim. Prazo decadencial em 3 anos segundo o artigo 45, §ú
Questão objetiva 1 
(V EXAME DE ORDEM) O decurso do tempo exerce efeitos sobre as relações jurídicas. Com o propósito de suprir uma deficiência apontada pela doutrina em relação ao Código velho, o novo Código Civil, a exemplo do Código Civil italiano e português, define o que é prescrição e institui disciplina específica para a decadência. Tendo em vista os preceitos do Código Civil a respeito da matéria, assinale a alternativa correta: 
RESPOSTA – A – Se a decadência resultar de convenção entre as partes, o interessado poderá alegá-la, em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não poderá suprir a alegação de quem a aproveite.
a. Se a decadência resultar de convenção entre as partes, o interessado poderá alegá-la, em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não poderá suprir a alegação de quem a aproveite. b. Se um dos credores solidários constituir judicialmente o devedor em mora, tal iniciativa não aproveitará aos demais quanto à interrupção da prescrição, nem a interrupção produzida em face do principal devedor prejudica o fiador dele 
c. O novo Código Civil optou por conceituar o instituto da prescrição como a extinção da pretensão e estabelece que a prescrição, em razão da sua relevância, pode ser arguida, mesmo entre os cônjuges enquanto casados pelo regime de separação obrigatória de bens. d. Quando uma ação se originar de fato que deva ser apurado no juízo criminal, não correrá a prescrição até o despacho do juiz que tenha recebido ou rejeitado a denúncia ou a queixa-crime.
Questão objetiva 2 
(TJGO 2009) O empresário X é locatário de dois imóveis, sendo o contrato de um deles por prazo determinado de seis (06) anos e o de outro, também por prazo determinado, mas de um (01) ano, com cláusula estabelecendo que o locatário poderá renová-lo por igual prazo desde que notifique o locador até sessenta (60) dias antes do término, sob pena de a locação prorrogar-se por prazo indeterminado. Os prazos que o empresário X tem para mover ação renovatória do primeiro contrato de locação e para renovar anualmente o segundo contrato de locação classificam-se: 
RESPOSTA – B – Ambos como decadenciais, sendo apenas o primeiro passível de reconhecimento de ofício pelo Juiz.
a. Ambos como decadenciais e passíveis de reconhecimento de ofício pelo Juiz. 
b. Ambos como decadenciais, sendo apenas o primeiro passível de reconhecimento de ofício pelo Juiz. 
c. Ambos como prescricionais, sendo o primeiro passível de reconhecimento de ofício pelo Juiz. 
d. O primeiro, como prescricional e o segundo como decadencial, nenhum deles podendo ser reconhecido de ofício pelo Juiz. 
e. O primeiro como decadencial e o segundo como prescricional, sendo ambos passíveis de recebimento de ofício pelo Juiz
Desenvolvimento

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes