Buscar

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Coração de Jesus, fonte da Misericórdia
Seminarista Everton Vieira da Silva
Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater
Brasília (DF)
	Depois de vivermos com intensa e devota piedade o mês mariano, na qual pudemos cantar louvores à Maria e a Ela nos recomendarmos a nossa vida, suplicando favores e copiosas graças do céu, iniciamos o mês de junho. Iremos celebrar com jubilo no dia 3, inseridos no Ano Santo da Misericórdia, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Com esta solenidade a Mãe Igreja, em todo o orbe católico, é convidada a abandonar-se na infinita misericórdia do Sagrado e Imaculado Coração de Jesus. Junho é todo dedicado e confiado ao Coração de Jesus.
	Devoção muito antiga no seio da Igreja, tem as suas raízes na devoção popular e, sem dúvida, é uma das piedades mais difundidas e mais apreciada pelos fiéis. Esta popular piedade tem a sua fundamentação na Sagrada Escritura. Atrevo-me a dizer que é a primeira devoção do povo crente, pois a devoção ao Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, desde que se contemplava, aos pés da cruz no Calvário, o Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue e água. Desse Coração nasceu a Igreja e por esse Coração foram inauguradas as portas do Céu. O culto litúrgico ao Sagrado Coração de Jesus, sempre celebrado na primeira sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi, teve início no século XVII com São João Eudes e Santa Margarida Alacoque, embora tenhamos relatos das suas primeiras práticas já no séculos XIII e XIV. Em 1856, o Papa Pio IX estendeu a festa a toda a Igreja, e em 1928 o Papa Pio XI lhe deu a máxima categoria litúrgica. Em 1899 o Papa reinante Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus.
	Mas qual é o sentido dessa Solenidade em nossas vidas, na vida da comunidade paroquial e na sociedade? Essa prática devocional, não é apenas um momento em que nos reunimos para homenagear o Sagrado Coração de Jesus, mas essa devoção tem um objetivo central. Ela nos anuncia algo que vêm da revelação: o amor misericordioso de Deus anunciado e concretizado em Jesus Cristo, que entregou a sua vida e derramou sangue e água por toda a humanidade. Muitos Papas falaram que o Sagrado Coração de Cristo é um sinal maior do amor de Deus por nós, baseando-se na Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração...quando saiu sangue e água" (cf. Jo 7,37; 19,35). Diz o Papa Francisco que “o Rosto da misericórdia do Pai é Jesus Cristo…”. Esta festa tem sentido nas nossas vidas, pois nos permite interiorizar o mistério de Cristo e ao mesmo tempo nos faz sentir o Seu amor infinito por nós revelando sua ternura e compaixão misericordiosa. 
	O Sagrado Coração de Jesus anima e edifica a Igreja na sua missão: ser um sinal da misericórdia de Deus. Isso faz com que se transpareça a alegria, bondade e doçura do Coração do Bom Pastor.	O Papa Emérito Bento XVI nos diz que o culto ao Sagrado Coração de Jesus confunde-se com a história do Cristianismo, ou seja, com as nossas origens. Diz o Papa Emérito: “... esse mistério do amor de Deus por nós não constitui só o conteúdo do culto e da devoção ao Coração de Jesus: é, ao mesmo tempo, o conteúdo de toda verdadeira espiritualidade e devoção cristã. Portanto, é importante sublinhar que o fundamento dessa devoção é tão antigo como o próprio cristianismo. De fato, só se pode ser cristão dirigindo o olhar à Cruz de nosso Redentor, “a quem transpassaram” (João 19, 37; cf. Zacarias 12, 10)”. O Papa Pio XII ensinou, com propriedade, que, também a Igreja e os sacramentos são dons do sagrado coração de Jesus.
	A Igreja estima muito a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e, particularmente o Apostolado da Oração. É a maior instituição devocional no seio da Igreja atualmente. Quem de nós nunca vimos as senhoras e senhores com a tradicional fita vermelha nas missas em nossas comunidades paroquiais?
	Portanto a devoção ao Sagrado Coração de Jesus dá-se não só pelo mero cumprimento devocional, mas como um profundo mergulhar na vivência radical do Evangelho. Prestar culto ao Sagrado Coração de Cristo significa adorar aquele Coração que, depois de nos ter amado até o fim, foi trespassado por uma lança e do alto da Cruz derramou sangue e água, fonte inexaurível de vida nova. 
	“A festa do Sagrado Coração é também o Dia Mundial pela Santificação dos Sacerdotes, ocasião propícia para rezar a fim de que os presbíteros nada anteponham ao amor de Cristo. Que nossos sacerdotes possam, a exemplo do que representa a imagem do Sagrado Coração de Jesus, lançar a sua mão direita, aberta para o infinito, convocando todos os que estão à margem para procurarem o Coração de Cristo, que é a Igreja.” (Cardeal Orani João Tempesta).

Outros materiais