Buscar

Intelectual

Prévia do material em texto

*
*
*
Inúmeras causas endógenas e exógenas, bem como alguns fatores de risco podem levar à Deficiência / às Condutas Típicas. Mas é muito importante ressaltar que muitas vezes não se chega a estabelecer com clareza se essas causas são de origem no período 
 pré natal, peri natal ou pós natal.
Causas e Fatores de Risco
*
*
*
 São os fatores que incidirão desde a concepção até o início do trabalho de parto. Citamos alguns:
Desnutrição materna;
Má assistência à gestante;
Doenças infecciosas tais como sífilis, rubéola;
Fatores tóxicos na mãe tais como alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de medicamentos, poluição ambiental, tabagismo;
Fatores genéticos tais como alterações cromossômicas (numéricas ou estruturais), alterações gênicas como erros inatos do metabolismo (fenilcetonúria), esclerose tuberosa. 
Causas Pré Natais
*
*
*
São os fatores que incidirão do início do trabalho de parto até o 30º dia de vida do bebê. Dentre eles podemos citar:
 Má assistência ao parto e traumas de parto;
 Hipóxia ou anóxia (oxigenação cerebral insuficiente);
 Prematuridade e baixo peso (PIG - Pequeno para Idade Gestacional);
 Pós maturidade;
Causas Peri Natais
Icterícia grave do recém nascido. 
*
*
*
Aqueles que incidirão após o 30º dia de vida, em qualquer etapa do desenvolvimento. Podemos citar:
Desnutrição;
Desidratação grave; 
Carência de estimulação global;
Infecções: meningoencefalites, sarampo;
Intoxicações exógenas (envenenamento): remédios, inseticidas, produtos químicos;
Acidentes: trânsito, afogamento, choque elétrico, asfixia, quedas.
Causas Pós Natais
*
*
*
Síndrome 
de Down
*
*
*
O que é a Síndrome de Down?
 
A Síndrome de Down é a forma mais freqüente de retardo intelectual causada por uma aberração cromossômica microscopicamente demonstrável. É caracterizada por história natural e aspectos fenotípicos bem definidos. É causada pela ocorrência de três cromossomos 21 (trissomia) na sua totalidade ou de uma porção 
fundamental dele.
*
*
*
 
 
 
*
*
*
Trissomia Simples: a mais comum, quando são observados três cromossomos no par 21 em todas as células do indivíduo, ou seja, a pessoa tem de fato 47 cromossomos, ao invés de 46 que é normal.
 
Translocação: observa-se a trissomia, mas nem todos os cromossomos trissômicos estão no par 21. Às vezes, o cromossomo extra se apresenta em outros pares, no 22 ou no 14.
Mosaicismo: na divisão do óvulo fecundado algumas células ficam com 47 outras com 46 cromossomos.
 
*
*
*
 Etiologia da Síndrome de Down 
 -Trissomia livre em todas as células do indivíduo
 Representação de
 cromossomos 21
 
*
*
*
- Translocação cromossômica 
 
 Par de cromossomos 14
 com translocação 
*
*
*
Devido a um atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo e das funções mentais o bebê é pouco ativo e molinho, fato que foi denominado de hipotonia. A hipotonia vai diminuindo com o tempo, permitindo que o bebê Down, mais lentamente que os outros, alcance as diversas etapas do desenvolvimento.
*
*
*
Características
     As pessoas com Síndrome de Down podem ser identificados por alguns dos diversos atributos físicos, associados ao cromossomo extra. 
Algumas destas características são: 
*
*
*
 
*
*
*
*
*
*
Fig. 3. Pessoas com SD: raça negra
e amarela. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Saúde da Criança com SD 
Principais problemas e doenças:  mal-formação cardíaca, em metade dos casos 
 mal-formação do intestino
deficiência imunológica  problemas respiratórios  problemas de visão e audição  problemas odontológicos É conveniente, em qualquer dos casos, procurar a orientação médica para o tratamento adequado.
 
*
*
*
Quais os riscos de um casal ter uma criança com SD?
 O risco depende da síndrome ser causada por trissomia simples ou por translocação. No caso da trissomia simples, o risco depende da idade da mãe, isso porque a chance de acontecer um erro na formação do ovo é maior com o aumento da idade da gestante. Para a translocação, se não existe outro caso na família, o risco é muito pequeno
*
*
*
A Escola Mais Adequada
 
A escola comum, de caráter regular (particular ou pública) deve ser escolhida pelos pais, os quais podem ser orientados pelos terapeutas de seus filhos. Vale lembrar que a última decisão é dos pais. Nossa legislação atual assegura o direito à escolarização para todos, não importando raça, credo, sexo, ou se a pessoa tem necessidades especiais. Todos são iguais perante a lei e têm os mesmos direitos. Todas as escolas, particulares ou públicas, são obrigadas a matricular em seu estabelecimento pessoas com necessidades especiais caso sejam procuradas, e se não o fizerem, podem sofrer as conseqüências legais desta negação.
 
*
*
*
Instituições Especializadas
	
 Uma instituição não tem condições de suprir todas as necessidades do desenvolvimento da criança, pois a família pode lhe dar mais atenção e carinho. Mas é importante que ela conviva com outras pessoas e freqüente ambientes diferentes. Assim, freqüentar uma escola comum onde passe parte do dia, pode dar-lhe melhores condições de desenvolvimento, sem privá-la da convivência com a família.
*
*
*
Uma Pessoa com SD Pode ter Filhos?
Não se conhecem casos de homens com SD que tenham se reproduzido. As mulheres podem menstruar e engravidar. Entretanto, a gravidez é desaconselhada, porque a mãe terá dificuldade em cuidar da criança adequadamente. Além disso, o risco de nascer uma criança também com SD é alto (cerca de 50%). Convém que os pais procurem a orientação de um ginecologista quando a menina com SD chega à adolescência e tem a sua primeira menstruação. 
*
*
*
Nutrição 
 
Sabemos que os indivíduos com Síndrome de Down tem tendência a engordar.
   Isso geralmente ocorre, entre outras razões, devido à hipotonia geral de seus músculos, incluindo aqueles envolvidos na digestão. Por serem flácidos, tais músculos não dão a sensação de saciedade após uma refeição e as pessoas com a Síndrome tendem a comer sem saber quando parar.
     O excesso de peso contribui para o agravamento de problemas cardíacos e dificulta o desenvolvimento motor (andar, correr, saltar). Por isso, a educação alimentar das pessoas com Síndrome de Down é essencial para um desenvolvimento harmonioso.
 
*
*
*
Vida da Pessoa com SD
	
A pessoa com SD quando adolescente e adulta tem uma vida semi-independente. Embora possa não atingir níveis avançados de escolaridade, pode trabalhar em diversas outras funções, de acordo com seu nível intelectual. Ela pode ter sua vida social como qualquer outra pessoa, trabalhar, praticar QUASE TODOS os esportes (desde que adaptados), viajar, freqüentar festas.
 
*
*
*
Estatísticas
 Atualmente, a incidência é de 1 a 3% da população mundial, 1 em cada 700 a 800 nascimentos, tem a Síndrome de Down. Em relação à expectativa de vida de pessoas com a síndrome, da década de 20 aos dias de hoje houve um aumento considerável. 
*
*
*

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes