Buscar

EJA EXERCÍCIO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR	
Exercício: CEL0359_EX_A2_201402055145 		Data: 27/04/2016 21:54:59 (Finalizada)
.1a Questão (Ref.: 201402683822)Assinale a alternativa INCORRETA sobre as primeiras Campanhas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil:
 Certo	A maior parte dos professores que atuavam na EJA possuíam formação superior.
2a Questão (Ref.: 201402184730)O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), criado em 1967 pelo governo federal perdurou durante todo o período da ditadura militar com significativa força política e financeira. Nas colocações MARQUE a ÚNICA que NÃO que não corresponde ao MOBRAL.
 Certo	Trabalhava com os conceitos de autonomia e conscientização.
 3a Questão (Ref.: 201402773918)Em 1934, a Constituição em seu artigo 150 determinava que a União tinha a competência para fixar o plano nacional de educação, coordenar e fiscalizar sua execução em todo o país, além de "exercer ação supletiva, onde se faça necessário por deficiência de iniciativa ou de recursos (PAIVA, 2003, p.124). A educação passou a ser um direito de todos e o ensino primário deveria ser integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensiva aos adultos. Portanto diante desse cenário, foi expandida a educação para Jovens e Adultos.
Das colocações abaixo, sinalize A OPÇÃO CORRETA sobre as necessidades que levaram a essa politica oficial de educação de Jovens e Adultos.
I Devido à necessidade de ter mão de obra para atender ao novo modelo econômico
II. A necessidade de ser alfabetizado para ter direito a votar
III. Necessidade de formação/instrução para atender aos novos postos de trabalhos nas indústrias.
IV. Em 1937, com o golpe e a implantação do Estado Novo, Getúlio Vargas pretendeu alfabetizar o "maior número possível, mas também (...) difundir princípios uniformes de disciplina cívica e moral"
 Certo	Todas estão corretas
4a Questão (Ref.: 201402683879)Sabemos que durante a ditadura militar, varrem-se do país todas as experiências inovadoras que estavam em curso e, consequentemente, perdem-se os avanços conquistados na década de 1960 através dos estudos de Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos. Uma das principais idéias deste educador, é que os conteúdos escolares deveriam ser trabalhados:
 Certo	Como Temas Geradores.
5a Questão (Ref.: 201402778124)Podemos afirmar que nos anos 40/50 houveram determinantes políticos e pedagógicos de âmbitos Internacionais e Nacionais que apontaram para a necessidade social do ensino da EJA. Neste sentido, temos no cenário Internacional a atuação da UNESCO e como determinante no cenário Nacional temos a questão:
 Certo	Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
 6a Questão (Ref.: 201402184726) A expansão da educação pós-64 esteve pautada pela transferência de verbas públicas para o empresariado da educação e seguiram orientação que assegurou a adequação do sistema escolar brasileiro aos preceitos da teoria do capital humano. Identifique nas colocações abaixo a UNICA ALTERNATIVA que NÃO contempla a Teoria do capital humano.
 Certo	Educação voltada para a cidadania plena, autônoma e transformadora.

Outros materiais