Buscar

AV2 civil1

Prévia do material em texto

LESÃO E ESTADO DE PERIGO (DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO)
LESÃO: ART.157 CC, É A PREMENTE NECESSIDADE OU INEXPERIÊNCIA, NÃO CONHECIDA PELA OUTRA PARTE, EM QUE SE ASSUME UMA PRESTAÇÃO EXCESSIVAMENTE ONEROSA. 
ESTADO DE PERIGO: É A PREMENTE NECESSIDADE, CONHECIDA PELA OUTRA PARTE EM QUE SE ASSUME UMA PRESTAÇÃO EXCESSIVAMENTE ONEROSA. ESTADO DE NECESSIDADE DA VÍTIMA E CONHECIMENTO DO AGENTE.
OBS: AMBOS TEM ESTADO DE NECESSIADE, DESPROPORCIONALIDADENAS PRESTAÇÕES, ONEROSIDADE EXCESSIVA. A DIFERENÇA É QUE NO ESTADO DE PERIGO HÁ UM DECLARANTE MANIFESTA UMA VONTADE PARA SALVAR SUA VIDA OU DE ALGUM ENTE QUERIDO E O CONTRATANTE SABENDO DE SUA NECESSIDADE, APROVEITA PARA SE BENEFICIAR
BENFEITORIAS ÚTEIS – SÃO OBRAS.ÚTEIS: AUMENTA A UTILIDADE DA COISA OU DO BEM. CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM SUA DESTINAÇÃO: UTEIS (PISCINA DE UMA ACADEMIA DE GINASTICA), NECESSÁRIA (PISCINA EM UMA NATAÇÃO) E VOLUPTUÁRIA (PISCINA EM UMA CASA, QUE É APENAS PARA O CONFORTO).
CLASSIFICAÇÃO DE BENS: DOMINICAIS, ACESSÓRIOS E INFUNGÍVEIS: DOMINICAIS SÃO BENS PUBLICOS. O ESTADO PODE DISPOR. ACESSÓRIOS: DEPENDEM DO PRINCIPAL EX: A ÁRVORE EM RELAÇÃO AO SOLO. INFUNGÍVEIS: NÃO PODE SER SUBTITUIDO POR OUTRO DO MESMO GENERO, QUANTIDADE, QUALIDADE OU ESPÉCIE. EX: LIVRO AUTOGRAFADO
SIMULAÇÃO: VÍCIO SOCIAL E GERA NULIDADE.É UMA DECLARAÇÃO ENGANOSA COM OBJETIVO DE FRAUDAR A LEI OU PREJUDICAR ERCEIROS.
CAUSAS QUE SUSPENDEM, IMPEDEM OU INTERROMPEM A PRESCRIÇÃO. INTERRUPÇÃO: INUTILIZAÇÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL EM CURSO. SUSPENSÃO:GERA A PARALIZAÇÃO DO PRAZO FLUENTE NO EXATO MOMENTO DA OCORRÊNCIA DA CAUSA.IMPEDITIVA:EVITA QUE A PRESCRIÇÃO DE INICIE.
AQUISIÇÃO DE PERSONALIDADE JURÍDICA: PELO CC UMA PESSOA ADQUIRE PERSONA JURIDICA A PARTIR DO NASCIMENTO COM VIDA. CC ADOTOU TEORIA NATALISTA. ADQUIRE CAPACIDADE DE DIREITO OU DE GOSO JUNTO COM A PERSONA JURIDICA. CAPACIDADE DE FATO OU DE EXERCICIO SE ADQUIRE COM 18 ANOS. HAVENDO EMANCIPAÇÃO HÁ A ANTECIPAÇÃO DA CAPACIDADE CIVIL.
DIREITOS DA PERSONALIDADE APÓS A MORTE:CONJUGUE,DESCENDENTE E ASCENDENTE PODEM DEFENDER A PERSONA APÓS A MORTE.PODE EXIGIR INDENIZAÇÃO E QUE CESSE A DIFAMAÇÃO.
PRESCRIÇÃO:PERDA UMA PRETENSÃO RELACIONADO AO DIREITO SUBJETIVO.NÃO PERDE DIREITO DE AÇÃO É A PERDA APENAS DE UMA PRETENSÃO.DIREITOS SUBJETIVOS EXTRAPATRIMONIAIS SÃO IMPRESCRITIVEIS.O PRAZO NÃO SE INICIA DA VIOLAÇÃO DO DIREITO SUBJETIVO,MAS SIM DO CONHECIMENTO DA VIOLAÇAO OU LESAO AO DIREITO SUBJETIVO PELO SEU RESPECTIVO TITULAR.PAZO ESTA SEMPRE NA LEI,NÃO PODE SER ALTERADA.NÃO CORRE PRESCRICAO CONTRA ABSOLUTAMENTE INCAPAZ.PODE SER DECLARADA DE OFICO PELO JUIZ OU PELAS PARTES.DECADÊNCIA:OCORRE QUANDO O DIREITO POTESTATIVO NÃO É EXERCIDO DENTRO DO PRAZO.NAO SE INTERROMPE E NÃO SE SUSPENDE.NAO SE APLICA A DECADENCIA AS CAUSAS SUSPENSIVAS,IMPEDITIVAS OU INTERRUPTIVAS,EXCETO ART 207 1 PARTE,QUE O PRAZO DECADENCIAL NÃO CORRE CONTRA OS ABSOLUTAMENTE INCAPAZES ATR 208 CC.PRAZO PODE SER LEGAL(NÃO PODE SER RENUNCIADA E PODE SER DECLARADA DE OFICIO PELO JUIZ.NAO PODE ALTERAR SEU PRAZO) OU CONVENCIONAL(NÃO PODE SER DECLARADA DE OFICIO PELO JUIZ.APENAS PELAS PARTES.PODE SER RENUNCIADA.PODE SER ALTERADO SEU PRAZO).
PERSONALIDADE JURÍDICA DA PESSOA JURÍDICA:PESSOA JURIDICA ADQUIRE A PERSONA COM O REGISTRO DE SEU ESTATUTO.O QUE TORNA OS SOCIOS COM UMA PERSONA DIVERSA DA SOCIEDADE.O PATRIMONIO DOS SOCIOS TAMBEM FICA DIVERSO DO PATRIMONIO DA SOCIEDADE.
CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE:INTRASMISSIVEIS,IRRENUNCIAVEIS,ILIMITADO,ABOSLUTOS,EXTRAPATRIMONIAIS,INDISPONIVEIS,IMPRESCRITIVEIS,IMPENHORAVEIS,VITALICIOS
COMORIÊNCIA:QUANDO DUAS PESSOAS FALECEM AO MESMO TEMPO E NÃO TEMOS COMO PROVAR QUEM FALECEU PRIMEIRO.EFEITO:DIREITO SUCESSORIO PARA SABER SE HAVERA A TRANSMISSAO DE BENS PELO VINCULO DE PARENTESCO
DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA:CC ADOTOU A TEORIA MAIOR(EXIGE O ABUSO DA PERSONALIDADE).OCORRE QUANDO O JUIZ DETERMINA QUE OS BENS DOS SOCIOS OU DOS ADMINISTRADORES,RESPONDERAO PELAS DIVIDAS DA PESSOA JURIDICA
EMANCIPAÇÃO: É IRREVOGAVEL E IRRETRATAVEL. É A ANTECIPAÇÃO DA CAPACIDADE CIVIL.VOLUNTARIA:DOS PAIS E POR ESCRITURA PUBLICA.LEGAL:ATRAVES DE SENTENÇA.JUDICIAL:EMPREGO PUBLICO,CASAMENTO,INDEPENDENCIA FINANCEIRA,COLAÇÃO DE GRAU SUPERIOR.
BENS MÓVEIS E IMÓVEIS, PRINCIPAL, PERTENÇAS E FRUTOS:BENS MOVEIS:PODEM SER REMOVIDOS SEM QUE AFETE SUA ESTRUTURA.BENS IMOVEIS:NÃO PODEM SER REMOVIDOS PORQUE VAO AFETAR SUA ESTRUTURA.BEM PRINCIPAL:É AQUELE QUE EXISTE INDEPENDENTE DE OUTRO(SOLO).PERTENÇAS:SÃO BENS NÃO INTEGRANTE DE OUTRO MAS QUE MELHORAM O USO DAQUELE BEM (AR PARA A CASA).FRUTOS:O QUE PODE TIRARA DA COISA SEM QUE ELA SE DESTRUA(MAÇA DA MACIEIRA).
MORTE PRESUMIDA E AUSÊNCIA:QUANDO NÃO SE TEM NOTICIA DA PESSOA E A PESSOA ESTAVA EM ESTADO DE PERIGO EX:JOAO VAI A GUERRA E NÃO VOLTA NO PRAZO DE DOIS ANOS É CONSIDERADO MORTE PRESUMIDA.PROCEDIMENTO:JUSTIFICAÇÃO DE ÓBITO(MORTE PRESUMIDA).COM DECLARAÇÃO DE AUSENCIA:MORTE PRESUMIDA.SEM DECLARAÇÃO:AUSENCIA.AUSENCIA:É QUANDO A PESSOA DESAPARECE DE SEU DOMICILIO SEM DEIAR NOTICIA.NAO TEM CORPO.3FASES:ARRECADAÇÃO DE BENS ONDE É NOMEADO UM CURADO/ABRE A SUCESSAO PROVISORIA PRAZO DE 10 ANOSAONDE O AUSENTE RETOMANDO ELE RETOMA OS BENS, INCLUSIVE OS SUBRROGADOS/AUSENCIA DEFINITIVA:A SENTENÇA PARA DECLARAR A MORTE DO AUSENTE MAIS 10 ANOS.O AUSENTE RETOMANDO NESSE CASO NÃO RETOMA NECESSARIAMENTE TODOS SEUS BENS.
TEORIAS DA PERSONALIDADE JURÍDICA:TEORIA NATALISTA E TEORIA CONCEPCIONISTA (ADQUIRE PERSONA A PARTIR DAA CONCEPÇÃO)
DIREITOS DA PERSONALIDADE:É UM DIREITO SUBJETIVO,CONFERIDO A PESSOA NATURAL E JURIDICA DE SUA INTEGRIDADE FISICA,MORAL E INTELECTUAL NÃO SERAO VIOLADAS. AULA 5 TODA
CASO 10:SIM,O NOSSO DIREITO VETA O ESTABELECIMENTO DAS CONDIÇOES POTESTATIVAS,PORTANTO,ITUANO TERA DIREITO A REPARTIÇÃO DOS LUCROS.ART 123 CC
CASO 11 ANTIGO: A) INEXPERIENCIA,ONEROSIDADE,COBRANÇA ABUSIVA DO ADVOGADO SE VALENDO DA INEXPERIENCIA DO CLIENTE. B) SIM,HOUVE A LESAO POIS O RISCO FOI MINIMO EM RELAÇ~ÇAO A ONEROSIDADE ASSUMIDA PELA PARTE.
CASO 11 NOVO:PODE HAVER A ANULAÇÃO DO NEGOCIO JURIDICO, POIS O ATO FOI DOLOSO POR PARTE DE CECILIO QUE DESEJOU SE BENEFICIAR, JÁ QUE MARIA ERA ANALFABETA.MARIA FOI INDUZIDA A SE EQUIVOCAR,JÁ QUE,CECILIO PREPAROU OS DOCUMENTOS E NO MOMENTO DA ASSINATURA DE MARIA INFORMOU A MESMA DE FORMA MALDOSA QUE O DOCUMENTO ERA DE ALUGUEL QUANDO NA VDD ERA UMA PROCURAÇÃO.
CASO 12 ANTIGO:SIM,O BANCO PODERA DECLARAR A NULIDADE DO NEGOCIO JURIDICO REALIZADO DE JOAO E SUA MAE,SOBRE O FUNDAMENTO DA SIMULAÇÃO,NÃO HAVENDO PRAZO PARA PREPOSITURA DA AÇÃO POR SER IMPRESCRITIVEL.
CASO 12 NOVO: A) NÃO. JOSE SE ENCONTRAVA EM ESTADO NECESSIDADE E A COBRANÇA DE CAUÇÃO PARA O CASO É ILEGAL. É ANULÁVEL, POIS O DEVIDO ESTADO DE NECESSIDADE DE JOSE A FAMILIA IRIA PAGAR PARA SALVAR A VIDA DO ENTI QUERIDO. B) NÃO. JOSE IRÁ PAGAR AS CUSTAS DE ACORDO COM O SERVIÇO PRESTADO PELO HOSTITAL.
CASO 13: SIM.HOUVE UMA INVALIDADE DE NEGOCIO JURIDICO POR NÃO PREDUZIR O EFEITO DESEJADO PELAS PARTES PODE HAVER A ANULABILIDADE PELA VENDA TER SIDO EFETUDA DE FORMA ILICITA PARA EVITAR QUE OCORRA A LARISSA ADQUIRIR O IMOVEL.
CASO 14: NÃO, POR RENUNCIA TÁCITA, A PRESCRIÇÃO FOI INTERROMPIDA PELO PAGAMENTO ESPONTANEO.ART 202 P.6 CC
CASO 15: NÃO, NÃO OCORRE A PRESCRIÇÃO ENTRE ASCENDENTE E DESCENDENTE DURANTE PODER FAMILIAR ART 197 P.2 CC

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes