Buscar

Princípios Direito Econômico 2016 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Princípios de Direito Econômico
No caput do artigo 170 da Constituição Federal constam os fundamentos do valor social do trabalho e da livre iniciativa.
Princípios positivados no artigo 170:
Soberania nacional (igualmente prevista no artigo 1º, inciso I, porém, com significados distintos);
Propriedade privada. Ver Lei Nº 9.279/1.996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, em especial os artigos 68 e seguintes, que disciplinam a licença compulsória. Pode ocorrer situações de conflito entre a propriedade privada e o interesse social ou público. A questão dos medicamentos: Decreto 3.201 de 06/10/1.999.
*
Função social da propriedade: trata-se de um desdobramento em razão do modelo liberal adotado pelo Estado e pela própria economia brasileiros.
Livre concorrência: disciplinada pela Lei Nº 12.529/2.011, que estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (CADE). Ver artigo 3º. Baseia-se no pressuposto de que a concorrência não pode ser restringida por agentes econômicos com poder de mercado. 
Súmula Vinculante Nº 49: Ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.
*
Defesa do Consumidor: vide artigos 5º, XXXII, e 170, V, ambos da Constituição Federal;
Defesa do meio ambiente: pressupõe um desenvolvimento qualitativo, não apenas quantitativo.
Redução das desigualdades regionais e sociais: estabelecimento de políticas públicas para o atendimento de determinadas regiões;
Busca do pleno emprego;
Tratamento favorecido para as EPP: Lei Complementar Nº 123/2006. Lei Estadual Nº 13.706/2011, em seu artigo 5º e §§ estabelecem critérios de preferências em favor das microempresas e empresas de pequeno porte.
*
Existem outros princípios que decorrem do próprio texto constitucional, de construção doutrinária e pretoriana.
Segurança e estabilidade das relações jurídicas: por exemplo, existem limitações para a edição de MP em matéria tributária, conforme artigo 62, § 2º, da Constituição Federal.
Razoabilidade: vide artigos 37 e incisos, 38, 39, 40, 41, 42 e 45, dentre outros, da Lei Nº 12.527/2011.
Proporcionalidade
Igualdade
Etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais