Buscar

AV2 EAD-1.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: GST0009_AV2_201301219398 » FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	SILVIO MONTES PEREIRA DIAS
	
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 0 Data: 02/06/2016 21:09:42 
	
	1a Questão (Ref.: 201301477834)
	sem. N/A: DOUTRINA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO
	Pontos:0,0 / 1,0
	Quais são os principais objetivos da OMC ¿ Organização mundial do Comércio?
		
	
Resposta: É uma organização criada para supervisionar e liberar o comercio internacional. Lida com a regulametação do comercio e exterior
	
Gabarito: Administrar e aplicar os acordos comerciais multilaterais e plurilaterais, que em conjunto configuram o novo sistema de comércio. Servir de foro para as negociações multilaterais entre os membros. Administrar o entendimento relativo às normas e procedimentos que regulam os desacordos com as regras negociadas. Cooperar com as demais instituições internacionais que participam do fomento soluções de controvérsias. Supervisionar as políticas comerciais nacionais, apontando os temas em de políticas econômicas a nível mundial, a exemplo do Fundo Monetário Internacional ¿ FMI e do Banco Mundial ¿ BIRD.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Administrar e aplicar os acordos comerciais multilaterais e plurilaterais, que em conjunto configuram o novo sistema de comércio. Servir de foro para as negociações multilaterais entre os membros. Administrar o entendimento relativo às normas e procedimentos que regulam os desacordos com as regras negociadas. Cooperar com as demais instituições internacionais que participam do fomento soluções de controvérsias. Supervisionar as políticas comerciais nacionais, apontando os temas em de políticas econômicas a nível mundial, a exemplo do Fundo Monetário Internacional ¿ FMI e do Banco Mundial ¿ BIRD.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201302007783)
	sem. N/A: DUMPING
	Pontos:1,0 / 1,0
	Explique em que consiste o Dumping, como se dá essa prática e quais os seus principais objetivos?
		
	
Resposta: Ação de colocar o produto a um preço inferior ao do mercado internacional e consequentemente derrotar a concorrencia. Prática bastante utilizada no mercado internacional (importação e exportação).
	
Gabarito: DUMPING é uma prática comercial, considerado ilegal pela OMC, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, cujo objetivo é prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): DUMPING é uma prática comercial, considerado ilegal pela OMC, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, cujo objetivo é prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201301837771)
	4a sem.: AMBIENTE INTERNACIONAL DE COMÉRCIO
	Pontos:1,0 / 1,0
	A sigla da organização que substituiu o Acordo Geral de Tarifas (GATT) é: 
		
	
	OMC.
	
	FAO.
	
	UNCTAD.
	
	CCI.
	
	OMS.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201301860553)
	sem. N/A: Histórico e Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro
	Pontos:0,0 / 1,0
	A Europa do Séc. XV tinha por prática econômica o protecionismo que dava ao Estado um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, em particular, estabelecendo barreiras tarifárias, medidas de apoio à exportação e acúmulo dessas riquezas. Tal prática econômica era conhecida por:
		
	
	Mercantilismo;
	
	Capitalismo;
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Liberalismos Econômico;
	
	Neoliberalismo;
	
	
	5a Questão (Ref.: 201302000671)
	sem. N/A: Aula 5
	Pontos:1,0 / 1,0
	As feiras internacionais são as principais vitrines para o exportador brasileiro apresentar os seus produtos a potenciais compradores internacionais, bem como uma vasta oportunidade de encontrar o produto ideal e adequado para os nossos importadores. Em qual dos sítios abaixo os empresários poderão contatar missões empresariais de comércio na América, Ásia, Europa e Caribe?
		
	
	www.fieramil.it
	
	www.auma.de
	
	www.expocomer.com
	
	www.messe.de
	
	www.franchiseexpo.com
	
	
	6a Questão (Ref.: 201301509210)
	sem. N/A: Sistema Harmonizado
	Pontos:1,0 / 1,0
	O Brasil, como os demais países que praticam o comércio internacional, aderiu ao Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias constituindo uma nomenclatura própria. Após a sua entrada no Mercosul, esta nomenclatura passou a designar-se:
		
	
	NPM
	
	NVM
	
	NBM
	
	NCM
	
	NAM
	
	
	7a Questão (Ref.: 201302042050)
	sem. N/A: CLONE: INCOTERMS 2010
	Pontos:0,0 / 1,0
	CARRIAGE PAID TO - CPT estabelece as responsabilidades de contratar e pagar o frete internacional do país de origem ao país de destino. Quem é responsável por esTa obrigação logística, o exportador ou importador?
		
	
	A responsabilidade de pagar o frete internacional é de quem compra, portanto o importador deverá pagar o frete quando a carga chegar ao país de destino. 
	
	Neste termo, o exportador deverá pagar o frete interno antes do embarque da carga a bordo do navio e o frete internacional será pago pelo importador quando o produto chegar ao seu destino.
	
	O exportador deve entregar a carga na transportadora, no país de destino, com o frete internacional a pagar, portanto o frete será na condição "Freight Collect".
	
	O pagamento do frete internacional entre o país de origem e o país de destino será dividido entre o exportador e importador, assim, na primeira etapa será "Freight Collect" e no trecho final será "Freight Prepaid", conforme determina o CPT.
	
	A obrigação do exportador é entregar a carga na transportadora no país de origem, assumindo a responsabilidade de pagar o frete internacional até ao país de destino.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201301257546)
	8a sem.: 8 - Pagamentos e aspectos cambiais
	Pontos:0,0 / 1,0
	O importador escolhe um banco e negocia com ele a Carta de Crédito. Este banco assume todas as responsabilidades e riscos inerentes a esta modalidade de pagamento, inclusive o pagamento ao exportador caso o importador não o faça na data do vencimento. De que banco estamos falando?
		
	
	Banco Emitente.
	
	Banco Avisador.
	
	Banco Confirmador.
	
	Banco Reembolsador.
	
	Banco Designado.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201301990952)
	sem. N/A: Aula 9 - Despacho Aduaneiro de Exportação
	Pontos:1,0 / 1,0
	Na fase inicial do despacho aduaneiro de exportação, as mercadorias devem estar à disposição da ____________, normalmente em _________, acompanhadas da documentação exigida, conforme Art. 580 do Regulamento Aduaneiro. (Marque a única opção correta):
		
	
	Secretaria da Receita Estadual /Aeroportos
	
	Delegacia Portuária/Containers devidamente selados
	
	Secretaria de Comércio Exterior/Porto de Salvador
	
	Secretaria da Receita Federal/ Recinto Alfandegado
	
	Marinhado Brasil/Pallets prontos para o embarque
	
	
	10a Questão (Ref.: 201301326637)
	10a sem.: 10 - ROTEIRO DE IMPORTAÇÃO
	Pontos:1,0 / 1,0
	Quais os canais de parametrização usados no despacho aduaneiro de importação?
		
	
	Verde, amarelo e vermelho.
	
	Verde, laranja e cinza.
	
	Verde, amarelo, vermelho e cinza.
	
	Amarelo e vermelho.
	
	Amarelo, vermelho e cinza.
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais